TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Agregados para o Clínico/especialista e Programa de teleodontologia da UFMG

Por:   •  23/5/2016  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

Teleondotologia

    Resumo artigo 1

           A teleodontologia é uma ferramenta nova criada para ajudar os profissionais na área da saúde, são dividos em duas áreas principais: a teleassistência e a teleducação. Através do uso da informática a teleassistência permite a um Dentista um fórum de duvidas onde ele pode se contatar com outros profissionais da área e resolver os seus problemas clínicos, já a teleducação permite ao dentista uma experiência agregando a novos recursos em uma aprendizagem de forma imediata por via da internet.

          Uma das principais informações a se entender é que a o recurso teleodontologico só pode ser utilizado de profissional para profissional como foi intitulado no Código Civil Brasileiro. As NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) passaram a ser mais utilizadas nas vidas dos dentistas a partir do momento em que não houvesse riscos de exposição dos quadros clínicos dos pacientes publicamente por motivo de ética no trabalho.

           As trocas de problemas clínicos por essa plataforma tecnológica podem ajudar e muito no processo de rapidez dos casos, entretanto os arquivos devem sempre serem realizados por um sistema de segurança pois o equipamento no qual armazena as informações pode ser roubado ou “hackeado”.

           A plataforma virtual em redes sociais ou clinicas virtuais podem ser compartilhados conteúdos educacionais sem um custo relativamente alto como propagandas e folders informativos, e desse modo o recurso da teleodontologia pode ser muito bem utilizado.

Analise critica

       Esse recurso novo pode muito bem ser viável na forma de estudos clínicos de formas mais rápida e frequente. No Brasil essa ferramenta pode demorar um pouco mais para ser popularmente utilizada por motivos culturais, entretanto espero que no futuro a teleodontologia seja melhor do que já é.

Resumo artigo 2

          Em 2005 a faculdade de odontologia  da UFMG organizou o projeto BH Telessaúde, que visava utilizar a ferramenta teleodontologica para aproximar os profissionais da área da saúde com seus alunos e também aprimorar a pratica de clinicas diminuindo o numero de pacientes encaminhados para centros especializados distante.

         O projeto conta com duas plataformas a de videoconferências e a de teleconsultoria. As videoconferências são usadas por mês e tem duas horas e meia de duração, já as teleconsultas são usadas tanto online quanto off-line, os compartilhamentos de casos clínicos são importantes para uma assistência segura e aprimora a capacitação profissional.

        A proposta da implantação da plataforma online se torna importante a partir do momento em que profissionais já habilitados na área do saúde não tem a disponibilidade de atualizar seu conhecimento por falta de tempo se juntam para discutir casos clínicos e dividir seus conhecimentos com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com