TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  2/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.524 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JACKSON DA SILVA DAVID

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado à Disciplina de Qualidade de vida no trabalho, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), como parte das exigências do Curso de Tecnólogo em Recursos Humanos.

Prof. Keila Sachimbombo.

ALTA FLORESTA – MT 2021

1 Introdução e Justificativa

Um elemento muito importante para o bom funcionamento de uma empresa é a forma com que os colaboradores agem no ambiente de trabalho, pois a presença de conflitos internos, desmotivação e dificuldades no gerenciamento são características que demostram que o comportamento organizacional não está recebendo a atenção devida. Por isso os estudos desses comportamentos crescem cada vez mais, e os gestores percebem que é importante prestar atenção nesse quesito. Assim, PRADA (2015), nos demonstra dados sobre os benefícios no gerenciamento organizacional elencados pela Fundação Instituto de Administração (FIA):

  • Auxilia em vários aspectos da gestão de pessoas;
  • Ajuda na compreensão de todas as complexidades comuns às relações interpessoais;
  • Torna o gestor mais bem preparado para lidar com as individualidades e seus reflexos no grupo;
  • Permite a ele analisar a dinâmica de relacionamentos em grupos de diferentes tamanhos;
  • Atua em favor do desenvolvimento da inteligência emocional em escala individual e coletiva;
  • Possibilita melhor compreender e gerenciar as relações intergrupais entre diferentes departamentos de uma mesma empresa;
  • Torna a comunicação facilitada, independentemente do nível de hierarquia envolvido;
  • Permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível;
  • Possibilita trabalhar a resiliência do grupo de modo a se adaptar às mais variadas situações no cotidiano corporativo. (PRADA, 2015, p. 21).

Nesse processo, a empresa deve desenvolver uma estratégia para compartilhar e reforçar o bom comportamento organizacional para que todos possam entender e colaborar, e adotar uma postura adequada, responsável e envolvida. Assim sendo, a liderança deve ter uma gama de comportamentos que garantam que seus colaboradores o compreendam e acompanhem suas determinações.

Assim, para ser um bom líder é necessário que se demostre comportamentos como participação, transparência, comunicação, ser inspiração para o grupo, dentre outros, assim sendo, consegue-se que sua equipe trabalhe em consonância com seus objetivos, melhorando, assim, de forma drástica o comportamento organizacional da entidade.

2 Objetivo

O presente estudo tem como objetivo observar o comportamento dos colaboradores que há algum tempo vem demonstrando comportamentos incompatíveis com o ambiente laboral, mas, especificamente, em uma que, recentemente passou por sérios problemas de saúde, sendo diagnosticada com estresse e depressão, ainda em tratamento.

Ela trabalha como auxiliar contábil em um grande escritório de Contabilidade, sendo que a mesma além de sua carreira é dona de casa, mantendo, assim, dupla jornada de trabalho. Por conseguinte, vamos pormenorizar as causas da doença de T.A.S. demonstrando a influência do comportamento organizacional e o quadro de saúde clínica da mesma.

3 Apresentação Caso T.A.S

T.A.S é casada, possui 2 filhos e, é formada em Ciências Contábeis, atualmente trabalha no Escritório Contábil Lex, na área de análise contábil, onde preciso atuar em praticamente todas as áreas já que a empresa é de grande porte, esta preciso realizar todas as analises, que são muitas, entre várias outras tarefas, sem contar que tem cuidar de todas as redes sociais da empresa e todo marketing, que ela acha que é uma tarefa que não cabe a sua função, sendo que essa função toma muito do seu tempo, fazendo com que acabe tendo que fazer muitas dessas tarefas em casa, em seus domingos, principalmente.

Ela diz: “Além disso, sou mãe, e conciliar A vida profissional com a minha vida pessoal é uma luta diária, pois sou mamãe de duas lindas meninas e esposa. Muitos dizem que temos que saber separar e conciliar essas duas vidas, mas há dias que isso se torna uma tarefa não muito fácil, fazendo com que eu me sinta muitas vezes pressionada e desgastada fisicamente e emocionalmente”.

Esta iniciou seu primeiro estágio no 4º semestre da faculdade, sendo que, logo em seguida, mudou-se para um emprego que lhe oferecia maiores recursos, como por exemplo: um aumento simbólico no salário que me motivou a estar até hoje nessa mesma empresa, logo após essa experiência, no fim do curso fui promovida para ficar encarregada de todo departamento.

3.1 Relato Pessoal

Os meus primeiros anos atuando nessa empresa me fizeram crescer muito profissional e pessoalmente, também. Me lembro até hoje do meu primeiro dia. Eu estava tão feliz e muito empolgada, pelo fato de ser uma área que eu sempre quis atuar e também ter relação com a minha faculdade, e naquele momento o salário que eles me ofereciam me deixava bastante feliz. Todos os dias era um sonho. Como ainda estava na faculdade e trabalhando, aprendi demais. Queria colocar tudo que estava aprendendo em prática. Me lembro que na época eram poucos funcionários e a meu superior era o proprietário, qual sempre estava por lá auxiliando.

O senhor Jorge me ensinou muita coisa e como eu sempre me mostrei e, realmente sou, prestativa até hoje, ele nunca me poupou de tarefas sejam elas da minha área ou não. Às vezes, eu me sentia desmotivada, pois queria aprender tarefas que fossem servir para meu crescimento profissional, mas de tudo que ele me ensinou foi de bom proveito para minha vida.

Quando eu entrei nesta empresa eu era bem nova, tinha apenas 20 anos e tinha lá a Natália, que exercia a mesma função que eu, esta sempre me acolheu e, era o motivo da minha felicidade, no quesito amiga de serviço.

A Natalia tinha mais tempo de serviço do que eu, e era com ela que eu conversava e me dava bem de verdade naquele lugar, me sentia confortável e acolhida por ela.

Agora mudando de assunto, sou casada desde os meus 19 (dezenove) anos, meu marido se chama Leonel, sendo, com certeza, meu melhor amigo. Nos conhecemos na faculdade, sempre estávamos juntos e começamos nos relacionar, então engravidei. Assim, nos casamos e, hoje, temos um filho, João Roberto de 4 anos. Embora, Leonel, me ajude com o bebê, as tarefas mais difíceis e rotineiras eram minhas. Então pensa, cuidar de um bebê, estudar e ainda cuidar de casa e ser esposa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com