TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme intocáveis

Por:   •  7/12/2015  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha filme “Intocáveis”

O filme trata de dois personagens principais que são: Driss um malandro que acaba de sair da cadeia por furto e morador da periferia. E Philippe um rico tetraplégico com gosto sofisticado. Os dois se cruzam porque Driss vai se candidatar a vaga de enfermeiro, apenas para conseguir um benefício do governo, porém Philippe vê em Driss a oportunidade perfeita para as coisas mudarem, visto que está cansado dos olhares de piedade que todos os outros tem por ele. E a indiferença de Driss em relação à deficiência levou Philippe a perceber no candidato uma característica que fez com que se sentisse semelhante aos demais.

A relação entre os dois se torna algo simples e sem preconceito, mesmo com todas as diferenças entre os dois, mesmo Philippe sendo tetraplégico, Driss em nenhum momento deixa ele perder a sua autonomia, sempre lhe tratando como sempre deveria ter sido tratado.

A sociedade o impõe regras que por ser tetraplégico não pode fazer nada sem o auxílio de outra pessoa, que é um total invalido. Pessoas com as devidas formações, passaram pela vida de Philippe antes, porém, quem mostrou o olhar humano, foi o “ex presidiário”, malandro da periferia, que o ajudou fazê-lo repensar, enfrentar seus medos, encarar as dificuldades e superar seus limites.

O filme mostra o olhar para a forma do cuidado, e como ele é feito, porque antes de ser um profissional e um paciente, somos seres humanos. O cuidar é não é só necessário em conhecimentos técnicos e teóricos, mas na valorização do ser humano, das suas vontades e crenças.

Acredito que essa é a grande lição que devemos tomar com o filme, essa questão do cuidado na forma pura, que Driss mesmo não tendo o menor preparo cientifico para realizar qualquer procedimento que Philippe precisasse, ele tinha um olhar sensível para as necessidades emocionais, que nem ele assumia que precisava.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências da Saúde

Faculdade de Medicina

Departamento de Terapia Ocupacional

Curso de Graduação em Terapia Ocupacional

Disciplina: Disfunções Neurológicas

Resenha  

Loany Nepomuceno de Britto

Rio de Janeiro

2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com