TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acao de drogas antitumorais nos microtubulos

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 2
  • Os microtúbulos são estruturas (filamentos) presentes nas células dos seres eucariontes. São formados pelo processo de polimerização de duas proteínas globulares (alfa e beta tubulina) e um dímero. São importantes, pois estão envolvidos em diversos processos realizados pelas células, pois eles formam o citoesqueleto em conjunto com os filamentos intermediários e microfilamentos de actina, fazem parte da estrutura interna dos cílios e flagelos, atuam na movimentação de organelas celulares, participam no processo de transporte intracelular de substâncias,  participam do processo de manutenção da estrutura celular e atuam no deslocamento de cromossomos no processo de divisão celular (mitose).

[pic 1]

Nessa imagem temos a Metáfase, a segunda fase do fuso mitótico. Os microtúbulos agem deslocando os cromossomos do centro para os centrossomos.

  • Existem drogas que agem nos microtúbulos como a colchicina, o taxol, a vincristina e a vimblastina.

Colchicina: Um alcaloide que paralisa a mitose na metáfase. Se combina especificamente com os dímeros de tubulina e causa o desaparecimento dos microtúbulos menos estáveis, como os do fuso mitótico. Os microtúbulos dos cílios e flagelos são resistentes a colchicina, talvez devido as proteínas a eles associadas. A colchicina se combina com os dímeros de tubulina e, quando o complexo colchicinatubulina é integrado no microtúbulo, impede a adição de novas moléculas de tubulina na extremidade positiva do microtúbulo. Como a despolimerização não cessa na extremidade negativa, o microtúbulo se desintegra. A colchicina é usada em medicina para o tratamento de gota, desde a antiguidade ate os dias atuais, embora o mecanismo de ação, nesse caso, não seja bem esclarecido.

Taxol: Alcaloide que interfere nos microtúbulos porem seu efeito molecular é diferente do da colchicina. O taxol acelera a polimerização e os estabiliza os microtúbulos, impedindo a despolimerização. Toda a tubulina do citoplasma se polimeriza em microtúbulos muito estáveis. Desse modo, não ha tubulina livre no citoplasma para formar os microtúbulos do fuso e a mitose não se processa. O taxol é empregado no tratamento de tumores malignos, por sua capacidade de impedir a formação de fuso mitótico, atuando como poderoso antimitótico.

Vincristina e Vimblastina: agem de modo semelhante a colchicina, são drogas também usadas no tratamento de tumores malignos, pois impedem a formação dos microtúbulos do fuso mitótico, interrompendo a divisão celular.

 

  • Quimioterapia administrada em animais

Existem várias formas de apresentação dos quimioterápicos utilizados na oncologia veterinária. Algumas drogas devem ser administradas por via intravenosa (IV), outras podem ser administradas em baixo da pele ou no músculo, ou também por via oral. Em alguns casos, o medicamento pode ser injetado diretamente dentro do tumor.

 Drogas Intravenosas : em drogas como a vincristina ou doxorrubicina, deve ser colocado um cateter intravenoso para uma administração segura do medicamento. Após a administração, o cateter é removido e uma bandagem é colocada. O “band-aid” pode ser removido em uma ou duas horas após a administração da droga.

Medicamentos orais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Faculdade de Medicina Veterinária

AMANDA RIBEIRO CHAGAS

MICROTUBULOS: ação de drogas antitumorais nos microtúbulos

UBERLANDIA-MG

2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (104.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com