TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Melhoramento Genético

Por:   •  28/9/2016  •  Seminário  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 3

Padrão físico: Passado, Presente e Futuro.

O Bull Terrier talvez seja um dos cães que mais sofreu mudanças com o passar do tempo. Seu antigo porte atlético foi sendo gradativamente substituído pelo privilégio a animais com:

• Cabeça comprida

• Abdômen maior e proeminente.

Origem


Por volta de 1835 foi
 cruzado o Bull Dog Inglês com o Velho Terrier Inglês, originando o  Bull e Terrier.
O Bull Dog Inglês trouxe ao Bull e Terrier um crânio oval, uma estrutura óssea e mandíbulas fortes, uma vez que era um cão usado em touradas, além de uma grande potência muscular. Já o Velho Terrier Inglês contribuiu com sua agilidade e agressividade, suas orelhas em pé e seus olhos pequenos, pretos foram características também partilhadas. Tornando o Bull e Terrier um cão especialmente habilidoso, com as costelas em forma de barril, ombros apertados, com a cauda de chicote e com uma expressão viva.

Em 1860, James Hinks cruzou o Bull e Terrier com o White English Terrier  e o Bull e Terrier com o Dálmata, ambos cruzamentos tiveram como objetivo trazer a raça linhagens brancas, com a pelagem densa, fina e curta, cauda curta e levemente levantada, desenvolvimento do crânio (estrutura ovalada), aumento do abdômen e do porte físico (pernas mais altas), herdando uma estrutura corporal assimétrica e orelhas levantadas.


No ano de 1900, foi cruzado o
 Staffordshire Bull Terrier com o Bull Terrier, este cruzamento realizou-se com um único e exclusivo objetivo; trazer a cor de volta raça, isto ocorreu, devido a pelagem manchada e colorida do Staffordshire Bull Terrier.

Surgiram menores exemplares do Bull Terrier, eram conhecidos desde o princípio do século 19, mas perderam a popularidade antes da Primeira Guerra Mundial e foram removidos dos registros do Kennel Club da raça em 1918.

Em 1938, uma recuperação da raça foi encabeçada pelo Coronel Richard Glyn e um grupo de amigos entusiastas que fundaram o “Miniature Bull Terrier Club”. O padrão é o mesmo do Bull Terrier, com exceção do limite de altura, a diferença é, o Bull Terrier mede em média 45 à 55cm já o mini Bull Terrier mede de 25 à 36cm.

Futuro


Vivemos em um país, cujo desenvolvimento urbano é constante, a tendência para aquisição de um cão esta cada vez mais exigente. Acreditamos que o padrão da raça de Bull Terriers deva passar por um melhoramento genético, onde o objetivo seja de beneficio à rotinas em apartamentos, por exemplo; para pessoas com a vida agitada, ou seja um cão com porte físico cada vez menor, independente, obediente, higiênico (faça suas necessidades em locais apropriados), um cão de fácil convívio, temperamento dócil e com menores problemas de saúde.


Crítica


Com relação aos dados coletados sobre a raça Bull Terrier identificamos que tais melhoramentos genéticos não fazem bem ao animal prejudicando a sua saúde e bem estar.

Um dos pontos que chamam mais atenção na raça hoje é a sua avantajada cabeça de tubarão a famosa “Down Face” que traz ao animal sérios problemas respiratórios. Alguns criadores têm selecionado, intencionalmente, características que resultam em doenças de todos os tipos além de se adaptarem a cruzas em família (endogamia).

Todos criadores de cães afirmam que estão melhorando a raça, mas na verdade, se preocupam apenas com uma aparência que agrade mais na hora das vendas não se preocupando com os problemas de saúde que estes animais podem desenvolver. Se a melhoria na aparência impõe um risco à saúde, não é uma melhoria da raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (947.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com