TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estação de monta de bovinos de corte

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Duração e época

Segundo informações de Pacola et al. (1977), os estudos pioneiros sobre estação de monta para as condições típicas do Brasil Central foram feitos pelos pesquisadores João Barrisson Villares e Alfonso Giuseppi Tundisi, do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, respectivamente, em 1948 e 1972; e pelo Professor Geraldo Gonçalves Carneiro, da Escola de Veterinária de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1950. Com relação à duração da estação de monta um dos primeiros trabalhos realizados foi feito por Tundisi et al. (1974) enquanto que, com relação à época se destacam os trabalhos de Pacola et al. (1977), com estação de inverno (maio – junho); Pacola et al. (1985), envolvendo estações de verão (outubro – fevereiro) e de inverno (abril – agosto); Santiago et al., (1986), analisando estações de outubro-janeiro e abril-julho; e Leme et al. (1989), com avaliações de estações de novembro-janeiro e abril-junho.

 Nestes últimos trabalhos, os pesquisadores apresentam implicações e considerações práticas interessantes relativas às diferentes épocas de monta no que diz respeito ao desempenho das matrizes, em termos de eficiência reprodutiva e manutenção da condição corporal, e dos produtos, com relação às condições de aleitamento e taxas de crescimento. O passo inicial para a definição de uma estação de monta envolve a análise dos fatores de clima da região, procurando-se conciliar épocas do ano que possam proporcionar os maiores índices de prenhez das matrizes e as melhores condições para a criação das progênies. No Brasil Central, de um modo geral, com verão chuvoso e inverno seco, o período mais adequado para a estação de monta pode variar de outubro a março, inclusive. Ocorrem nesta época os maiores índices de precipitação pluviométrica, luminosidade e calor, fatores essenciais para o crescimento e a qualidade das pastagens. Por outro lado, os nascimentos decorrentes desta estação ocorrem de julho ao final de dezembro, com maior freqüência entre agosto e outubro, época com menor incidência de chuva, adequada tanto para a parição quanto para os cuidados com os bezerros ao nascimento, especialmente, corte e cura do umbigo, mamada do colostro e aleitamento. Tendo em vista as diferenças entre regiões quanto ao início da estação chuvosa recomenda-se que a estação de monta seja estabelecida logo após um acúmulo de precipitação pluviométrica de oitenta a cem milímetros, no início da estação chuvosa, o que permite uma expressiva recuperação das pastagens após o período seco.

Caso, no entanto, as matrizes estejam em boas condições corporais, este cuidado pode ser dispensado. A duração da estação de monta é outro aspecto que deve ser analisado cuidadosamente, em função das características ambientais, da natureza da exploração pecuária e da escala do empreendimento, considerando-se o total de matrizes e as dimensões das áreas de pastagens da propriedade. A duração recomendada é de três meses, podendo ser estendida, dependendo das condições de cada fazenda. Salienta-se, no entanto, que quanto mais próximo dos 90 dias de duração, maiores serão os benefícios da estação de monta decorrentes da maior concentração de nascimentos. Para isto, faz-se necessária uma gestão cuidadosa da propriedade, a fim de se proporcionar às matrizes as condições nutricionais adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com