TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS E PREJUÍZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU

FACULDADE INTEGRADA DO VALE DO IGUAÇU

DOENÇAS E PREJUIZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE

Acadêmicos: Denis Ruan Correia

Guilherme Muller

Professora: Rosicler

Medicina Veterinária M1

UNIÃO DA VITÓRIA PR

16/03/2016

Acadêmicos: Denis Ruan Correia

Guilherme Muller

Professora: Rosicler

Medicina Veterinária M1

DOENÇAS E PREJUIZOS CAUSADOS POR CARRAPATOS NOS BOVINOS DE CORTE

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de conceito na disciplina de metodologia cientifica ministrado pelo professor (a) Rosicler

UNIÃO DA VITÓRIA PR

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

1.1. Tema 4

1.2. Titulo 4

1.3. Justificativa 4

1.4. Problema 5

1.5. Objetivos 5

1.5.1. Objetivo geral 5

1.5.2. Objetivos específicos 5

2. REFERENCIAL TEORICO 7

2.1. Prejuízos econômicos causado pelo carrapato. 7

2.2. Controle do carrapato 7

2.3. Tristezas parasitária causada pelo carrapato. 7

2.4. Resistencia do carrapato aos produtos químicos 8

2.5. 9

3. Referencial Teórico 9

3.1. Tipo de pesquisa 9

4. Referencial bibliográfico 10

1. INTRODUÇÃO

1.1. Tema

As doenças e os diversos prejuízos causados pelo carrapato no rebanho de bovinos de corte.

1.2. Titulo

Doenças e prejuízos causados por carrapato nos bovinos de corte

1.3. Justificativa

O Brasil é o 5° maior país do mundo, com território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão com cerca de 20% de área ocupada por paisagem, apesar de ser um país tropical possui uma grande variedade climática refletindo nos sistemas de produção pecuários, a tecnologia aplicada está cada dia mais presente nos rebanhos brasileiros. Os avanços são bastante visíveis de forma que ocupando exatamente a mesma área o rebanho brasileiro poderia dobrar com a implementação de ferramentas simples de manejo e tecnologias.

Já na sustentabilidade é importante ressaltar que o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina no mundo, mantendo 68% da área de seu território com florestas preservadas. (FURLONG & PRATA, 2004)

A exportação de couro cresce somente em maio de 2014 o Brasil exportou mais de 258 milhões de dólares em couro. Uma história de tradição em curtimento que levou o Brasil ao patamar de segundo maior produtor e quarto maior exportador do mundo. Processo de produção de couro de qualidade começa no campo é a principal danificação do couro são por ectoparasitas como carrapatos, vermes, mosca de chifre.

Segundo Marques (2003 p. 261), o carrapato BOOPHILUS MICROPLUS mais especificamente é o ectoparasita mais encontrado no Brasil.

É um causador de grande gastos para os pecuaristas, este prejuízo chega dois bilhões de dólares em todo o Brasil, e porque ocorre este prejuízo Por dois fatores; o primeiro é de forma direta ao rebanho pelo efeito da sua picada e suas consequências irritabilidades, perda de sangue ocasionado redução de peso e na produção de leite, e também trazendo doenças e danificando o couro do animal.

Já o segundo gasto do pecuarista é o controle químico deste parasita trazendo a mão de obra e os danos ambientais decorrente do uso dos produtos.

Como já foi dito, os carrapatos são parasitas, ou seja, aquele que vive à custa de outro no caso dos animais, os danos seja segando o sangue do hospedeiro, seja desviando nutrientes para o preceito próprio. (MONTEIRO, 2011 p. 20)

Carrapatos trazem danos consideráveis além de sugarem o sangue do hospedeiro devolvem a ele líquidos em grande quantidade para o organismo e nestes líquidos são transferidos serias doenças, se não tratadas podem levar a morte, e ainda na tentativa do produtor de solucionar o problema, acaba usando irregularmente os carrapaticidas deixando a população de carrapatos mais resistentes trazendo prejuízo ao animal e ao produtor.

Deve ficar bem claro que no Brasil existe mais de 50 espécies de carrapatos, porém grande parte são encontrados em animais silvestres, e os mais comuns são encontrados em animais domesticados, como por exemplo, os cães bovinos e equinos. (G.M. URQUHART etal, 1996 p. 160)

E será citado mais especificamente sobre os bovinos, orientando que cada espécie de carrapato tem um ciclo com suas características e tem formas de combate diferente.

E será que inimigo é tão forte e resistente a ponto de não conseguirmos combate-lo de roubar dois bilhões de dólares por ano? A resposta é não, são os produtores que dão a força a ele, usando de forma errada os métodos de combate.

1.4. Problema

Quais as doenças e prejuízos causado por carrapatos nos bovinos de corte?

1.5. Objetivos

1.5.1. Objetivo geral

Analisar as doenças e o grande gasto econômico causado pelo carrapato BOOPHILUS MICROPLUS nos bovinos de corte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com