TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Bovinos de Corte

Por:   •  9/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Sistema de produção de bovino de corte na região norte de Ituiutaba – Minas Gerais

Ituiutaba – Maio 2019

Sumário

Introdução        3

Metodologia        4

Resultados        4

Conclusões finais        5

Referências Bibliográficas        6

  1. Introdução

O atual destaque em produção, comércio e mercado da carne bovina é uma imagem completamente diferente do que se via 40 anos atrás no Brasil. Quando se tinha menos da metade do rebanho atual, cuja produção não atendia em muito nem a demanda da população brasileira. Desta forma, pode-se considerar que nas últimas quatro décadas, a pecuária bovina sofreu uma modernização revolucionária sustentada por avanços no nível tecnológico dos sistemas de produção e na organização da cadeia, com claro reflexo na qualidade da carne bovina.

O Brasil figura atualmente como um dos principais atores na produção e comércio de carne bovina no mundo, reflexo de um estruturado processo de desenvolvimento que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro e, consequentemente sua competitividade e abrangência de mercado. No ano de 2015 o Brasil se posicionou como o maior rebanho bovino (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas equivalente carcaça) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. Dono de forte mercado consumidor interno (cerca de 80% do consumo), é dotado de expressivo e moderno parque industrial para processamento com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia. A exportação de carne bovina já representa 3% das exportações brasileiras e um faturamento de 6 bilhões de reais e, em termos de produto interno bruto, representa 6% do PIB brasileiro ou 30% do PIB do Agronegócio, com um movimento superior a 400 bilhões de reais, que aumentou em quase 45% nos últimos 5 anos.

No Triângulo Mineiro, em especial no Pontal do Triângulo, área onde se localiza o município de Ituiutaba, a pecuária é uma atividade praticada por pequenos, médios e grandes produtores, atendendo à finalidade de corte e leite. Embora discussões argumentem que o preço praticado, tanto da carne quanto do leite, não corresponda ao custo de produção, a expansão dessa atividade, na região, é bastante grande. A criação de gado de corte é realizada em regime de pastagens com manejo extensivo durante todo ano embora se verifique outras formas de manejo sem a necessidade de altos investimentos, como o confinamento ou as pastagens rotacionadas em piquetes. No entanto, em todas elas o controle dos custos é essencial para a obtenção de rentabilidade. A pecuária de corte, no Brasil e de forma análoga no Pontal do Triângulo Mineiro é economicamente representativa embora apresente baixos índices de produtividade e, por isso as novas tecnologias acompanhadas de técnicas de produção e manejo tornam necessário o planejamento produtivo e o levantamento dos gastos gerado numa propriedade de forma a auxiliar a busca de resultados positivos.

  1. Metodologia

Realizou-se a pesquisa no período de maio de 2019, na região norte de Ituiutaba-Mg na Fazenda São Lourenço, propriedade de José Maria Franco onde a exploração principal é gado de corte confinado. O rebanho caracteriza-se por bovinos mestiço nelore. Aplicou-se questionário semi-estruturado composto por perguntas abertas e fechadas que foram abordados quesitos como: exploração principal, caracterização racial do rebanho, numero de animais totais, origem dos animais, sistema de criação, sistema de exploração, instalações, idade de abate, média de peso vivo dos animais, destino do abate, preço da arroba, alimentação e nutrição, adubação, perfil do solo, sanidade entre outras.

  1. Resultados

Na fazenda visitada que abriga em média cerca de 1200 cabeças de média no confinamento, sua exploração principal é o gado de corte com caracterização racial predominante mestiço de raça nelore. Os animais são adquiridos em sua grande maioria nos leilões da região e encaminhados até a propriedade. O sistema de exploração utilizado é o método semi-intensivo que é caracterizado pela suplementação alimentar a pasto. A época de confinamento dos animais está situada entre os meses de Agosto à Novembro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com