TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bovino Cultura de Leite

Por:   •  21/11/2022  •  Resenha  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

Encontro 20

2ª semana

Avaliação final do Módulo 7.

Curso:

Bacharelado em Zootecnia

Módulo:

7

Professor

DISCIPLINA

Aluno:

Bovinocultura de leite

Atividade avaliativa- (Valor: 1,0 ponto)

1- Após ter assistido os vídeos do Módulo 7 (Encontros 17, 18 e 19), fazer um relatório e postar no Moodle.

Manejo de grupos de vacas

Vantagens de agrupar as fêmeas em lotes: promove a facilidade da alimentação, minimizando problemas de hierarquia e dominância que podem ocorrer dentro dos grupos, também ajuda no controle de custo com a alimentação e permite a formulação adequada de acordo com a exigência animal.

A divisão pode ser feita separando a vacas de primeira cria das vacas de duas crias ou mais, pois consistem em animais que ainda estão na fase de crescimento, menos experiente que acabam sendo dominadas. Os demais animais trabalham-se com uma variação mínima de produção de leite dentro dos lotes e de preferência vacas na mesma fase de lactação para se obter um lote mais homogêneo.

A dieta será específica para cada lote de modo a atender as exigências específicas de cada grupo. E o número de animais por lote não deve ser superior a quatro vezes e meio o número de animais que está sendo ordenhado por vez.

Para as vacas não primíparas, podem ser divididas em 3 grupos: vacas em início de lactação; meio de lactação e final de lactação. Para as vacas secas, dividi-las em dois lotes: lote em início do período seco que se estende até 21 dias antes do parto; vacas secas de 21 dias antes do parto até o momento do parto.

A divisão dos animais em lotes vai depender do tamanho da fazenda, do número de animais no rebanho. Em termos de agrupamento separar primíparas de multíparas e um terceiro lote com vacas de baixa produção. 1º Se a vaca tiver engordando muito ela deverá ser introduzida no grupo de baixa produção.2º produção de leite corrigida por gordura3ºcritério dias de prenhes. E o grupo pós parto (15 a 20 dias) monitorar melhor os animais ante de voltar a rotina normal.

Manejo alimentar de vacas secas, vacas em lactação e recria de novilhas

Na fase de recria a nutrição balanceada é de extrema importância, pois esses animais estão na fase de crescimento e a alimentação irá interferir na capacidade do animal entrar de forma rápida na fase reprodutiva.

O ganho de peso deve estar em harmonia com o crescimento, pois o baixo ganho de peso atrasa a maturidade sexual. O excesso de gordura na região de úbere diminui a circulação sanguínea e exerce uma pressão física nas glândulas mamárias afeta negativamente na de leite.

A pré-puberdade é o período em que o animal apresenta melhor ganho de peso diário, podendo a introdução da alimentação solida começar aos dez dias de vida para estimular o desenvolvimento ruminal. E o desaleitamento por volta dos sessenta dias.

O feno é uma rica fonte para aumentar a capacidade digestiva do animal, que por sua vez consegue comer mais e suprir a demanda de nutrientes. As vacas de alta produção podem comer até três vezes mais que uma vaca comum, devendo o produtor estar atento a qualidade do feno.

A boa condição corporal do animal e a oferta de boa pastagem é a base para produção leiteira de qualidade. E a ração usada apenas para complementar a carência de nutrientes, pois tem um custo elevado.

No início da lactação o animal apresenta balanço energético negativo, sendo importante a reserva de energia no corpo animal através de uma boa nutrição. A função reprodutiva é a primeira a ser afetada no balanço energético intenso, ocorrendo manifestação de cios fracos, cios curtos ou de cios sem ovulação e quando o animal emprenha, pode ser alta a incidência de aborto e mumificação de feto.

O ciclo ideal de uma vaca leiteira seria estar em lactação durante dez meses e ter um período seco de dois meses. O período de gestação médio dura em torno de 280 dias, a diferença para 365 dias do ano seria 85 dias do parto até a nova gestação.

Vacas secas se refere as vacas que não estão em lactação e dura em torno de dois meses ou sessenta dias, devendo essas vacas serem secas 2 meses ou 60 dias antes do parto previsto para permitir um bom crescimento do feto, ou seja, consiste no período de mobilização dos nutrientes para o crescimento fetal. Em torno de 70% do desenvolvimento do feto, ocorre no período final da gestação, tendo como vantagem o maior ganho de peso ao nascer do bezerro, produção de colostro de melhor qualidade.

Uma das importâncias de se secar a vaca e promover o descanso da glândula mamária, pois é preciso regenerar os tecidos secretores de leite, além de permitir a produção de colostro de alta qualidade, maior produção de leite na lactação seguinte, permite recuperar o escore corporal antes do parto.

A vaca deve parir com escore corporal em torno de 3,5, tendo reservas energéticas para mobilizar no início da lactação evitando a queda no consumo de alimento e problemas metabólicos.

Para secar a vaca existe o método abrupto que consiste em cortar todos os estímulos para a produção de leite de uma vaca em lactação. A vaca deve ser seca 60 dias antes do parto. Pode levar ela para a ordenha normalmente, ordenhar a vaca até esgotar completamente o úbere, aplicar o antibiótico (via intramamária) para período seco, levar a vaca para um pasto afastado longe do curral, observar por duas semanas, após duas semanas já pode soltar ela em um pasto bom e fornecer os alimentos normalmente (concentrado, silagem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com