TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - GESTÃO DO AGRONEGOCIO

Por:   •  18/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Projeto Integrado Multidisciplinar I

ACREÚNA – GO

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Alunos(as): CLEBER F. RIBEIRO NETO – 1810239

LUANA CIRIACO CINTRA – 1810212

        

ACREÚNA – GO

2018

Resumo

O presente trabalho é o resultado do levantamento de informações sobre a empresa Betânia Cabeleireira que tem como objetivo a área de estética, como em qualquer outra área, a melhor maneira de se obter sucesso profissional é estudando. Capacitar-se para saber realizar um bom trabalho, é essencial a todos aqueles que estão iniciando sua vida profissional e até mesmo para os que já atuam há algum tempo. Se portar como um empresário da beleza e encarar o empreendimento com a forma como quer ser alcançada no mercado. 

Sob essa responsabilidade esse projeto interdisciplinar visa elucidar aspectos dos Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática, desenvolvemos esse projeto considerando os aspectos propostos e colocando os resultados obtidos no decorrer do trabalho.

Palavras chave: Microempreendedor, Administração, Comunicação.


Sumário

1. Introdução         5

2. Fundamentos da Administração         6

     2.1 A empresa        6

     2.2 A profissionalização         6

     2.3 Fornecedores, produtos e serviços         7

     2.4 Clientes         7

     2.5 Concorrentes         7

     2.6 Gestão da organização         7

     2.7 Faixa salarial         8

3. Comunicação Empresarial         8

     3.1 Estrutura e importância da comunicação na empresa         8

     3.2 Comunicação com os clientes         9

     3.3 Métodos para atrair clientes         9

     3.4 Reconhecimento profissional         10

     3.5 Instrumentos, ferramentas e veículos de comunicação         10

4. Técnicas de Informática         11

     4.1 Utilização das ferramentas da Microsoft Office         11

     4.2 Planilha de Excel         11

5. Conclusão         13

6. Referências         14


1. Introdução

Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa da empresa de estética Betânia Cabeleireira, baseando-nos nas disciplinas aplicadas durante o primeiro bimestre do curso, para demonstrarmos o grau de aproveitamento que obtivemos e o conhecimento adquirido através de pesquisas de mercado, com o uso de artifícios como aplicações de métodos administrativos consegue-se projetar metas alcançáveis e dentro da realidade do negócio proposto, ao mesmo tempo, ampliarmos os conhecimentos através da pesquisa. Os dados obtidos foram coletados na própria empresa, para isso frequentamos o local e entramos em contato formal com a proprietária da empresa.

O empenho e a dedicação, entre outros fatores, determinam o reconhecimento e o sucesso profissional. Todo profissional cabeleireiro almeja o sucesso e luta pelo reconhecimento de seu trabalho. Só que, para atingir esse estágio há um longo caminho a ser percorrido, onde enfrentará momentos que irão exigir decisões e atitudes indispensáveis na conquista desse objetivo. Todo esse processo é contínuo e requer, a cada dia, novas posturas e várias etapas a serem vencidas.


2. Fundamentos da Administração

Em muitos casos, o cabeleireiro atua como autônomo, muitas vezes trabalhando em um espaço específico em suas próprias casas, ou mesmo atendendo os clientes à domicílio. Mas a grande parte desses profissionais atua em salões de beleza, seja abrindo seu próprio salão, ou trabalhando no salão de outros profissionais. Sendo assim, o mercado de trabalho é exclusivamente do setor privado. É uma área muito competitiva, em que se destaca o profissional com diferenciais de serviços e atendimento. Tanto por isso que cresce muito a oferta de salões de beleza que oferecem vários serviços estéticos em um só lugar: cabeleireiro, manicure, maquiador, esteticista, designer de sobrancelhas, etc. Tal tipo de empreendimento, se bem administrado e organizado, tende a atrair e fidelizar os clientes, pois fornece vários serviços em um só lugar.

2.1 A empresa

Betânia Cabeleireira, empresa de porte ME (Microempreendedor) situada na cidade de Acreúna/Go, desde 2014, como já se deixa claro pelo nome, é um estabelecimento dirigido ao público feminino, tem como serviços a oferecer tratamentos estéticos, como escova, cortes, penteados, etc. Sua proprietária, Betânia Aparecida Ciriaco Cintra, é também a única que presta serviço no local.

2.2 A profissionalização  

A primeira grande vantagem em se profissionalizar como cabeleireira é se valorizar como profissional da área da beleza e ver seus esforços reconhecidos, e ficar à frente de pessoas que apenas fizeram um curso básico e que, portanto, tem a sua atuação limitada. Outro ponto tão importante quanto ter reconhecimento no mercado é poder ter novas oportunidades. Quem realiza cursos, participa de feiras e congressos na área da beleza, está muito mais preparada para enfrentar desafios da profissão e colocar em prática seus conhecimentos fora do salão de beleza, nos mais variados tipos de eventos e produções de moda, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com