TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSICIONAMENTO NO PLANETA, DISPONIBILIDADE DE ENERGIA E COMPORTAMENTO DE ESPECIE VEGETAL

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ[pic 1]

[pic 2]

AGRONOMIA

LENNON RODRIGO DE NIGRO

POSICIONAMENTO NO PLANETA, DISPONIBILIDADE DE ENERGIA E COMPORTAMENTO DE ESPECIE VEGETAL

CAMPO MOURÃO

                                            2015

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ[pic 3]

AGRONOMIA

LENNON RODRIGO DE NIGRO

POSICIONAMENTO DO PLANETA, DISPONIBILIDADE DE ENERGIA E COMPORTAMENTO DE ESPECIE VEGETAL

TRABALHO INTEGRADOR

PROFESSORA: DANIELA

CAMPO MOURÃO

                                                            2015


1.0 Resumo

O planeta terra é o único planeta do sistema solar no qual encontra-se vida. Isso se deve a quantidade de oxigênio encontrado nele que mantem a vida superficial no planeta. Além disso o planeta terra possui uma grande variedade de espécies de seres vivos e ambientes, onde cada ser vivo se adapta e se desenvolve bem em um local especifico. Isso se deve pela disponibilidade de energia encontrada em cada ambiente especifico, onde animais e plantas de diversas espécies se desenvolvem apenas naquele ambiente, devido a fatores como, clima, temperatura, vegetação entre outros, cada local possui uma capacidade de absorção de energia, podendo alterar em diversas épocas do ano. Cada espécie, seja ela vegetal ou animal, tem tendências para diversas localidades no planeta, alguns como o caso do ser humano, consegue se adaptar a grandes variações de temperatura, por outro lado, outras espécies, não tem o mesmo potencial adaptativo, o que faz com que ela não consiga se desenvolver em qualquer local do planeta, se desenvolvendo apenas em locais específicos as suas exigências, hídricas, climáticas, ou morfológicas.

Palavras Chave: Temperatura, Oxigênio, Clima


  1. Introdução

Todo ser vivo existente no planeta depende da energia para sua sobrevivência, essa energia advém do próprio planeta, onde os recursos disponibilizados por ele são aproveitados pelos seres vivos, diferenciando-os a forma de utilização de individuo para individuo, dependendo de suas características.

O carbono e o oxigênio são os principais componentes responsáveis pela manutenção da vida na terra, o oxigênio inserido no organismo dos seres vivos através da água realizam no organismo uma serie de reações, físicas e químicas.

Um assunto que vem sendo debatido com  muita frequência nos últimos anos e que pode comprometer a disponibilidade de energia no planeta é o aquecimento global, isso ocorre devido a excessiva quantidade de carbono diária emitida para a atmosfera. Na atualidade, os países desenvolvidos são considerados os principais responsáveis pelo aumento da concentração do monóxido de carbono e outros gases do efeito estufa na atmosfera em decorrência do elevado consumo  de combustíveis fosseis necessário para a manutenção do padrão de vida de suas populações (Fiorin et.al, 2011). Essa quantidade excessiva de carbono encontrado na atmosfera pode comprometer o desenvolvimento dos seres vivos dependente da energia solar, devido ao aumento de temperatura como consequência do aquecimento global.

O milho é uma das culturas mais cultivadas no brasil e por ser considerado um pais continental o brasil apresenta diversas variações de clima, relevo e condições hídricas dependendo da região, por isso existe uma grande variabilidade na produção ao longo do território nacional. (Silva. et al, 2006).

Ainda segundo silva et al(2006), os elementos meteorológicos, são os fatores que podem apresentar variações mais bruscas de ano para ano no que diz respeito a produção agrícola, e assim como em todas as culturas o rendimento dos grãos na cultura do milho esta estreitamente ligada aos fatores meteorológicos.

3.0 Exigências Climáticas da Cultura do Milho

Considerada uma cultura de verão o milho (Zea mays), é uma das culturas agrícolas mais cultivadas no brasil, tendo apresentado um aumento relativo com relação as ultimas décadas.

O período de crescimento e desenvolvimento da cultura do milho restringe-se a exigências climáticas, térmicas e hídricas variando o potencial de produção de acordo com esses fatores climáticos. Essas exigências são atendidas de diferentes formas no território nacional devido a sua amplitude e variações significativas em diferentes regiões.

3.1 Temperatura

A temperatura tem uma relação muito estreita com a produção da cultura onde a condição ótima varia nos estágios de desenvolvimento, a temperatura da planta e a do ambiente em questão é basicamente a mesma, isso faz com que a temperatura acabe influenciando e maneira significativa os processos metabólicos que ocorrem no interior da planta.

A temperatura ideal para o desenvolvimento do milho da emergência a floração gira em torno de 24 a 30° C, porem observou-se que o milho teve maior índice de produção de matéria seca e um maior desenvolvimento de grãos na temperatura de 21°C. A temperatura mínima para o desenvolvimento da cultura do milho é de 10° C, e a máxima de 30° C, acima do índice máximo e abaixo do mínimo o desenvolvimento da planta é basicamente nulo. (Cruz et al, 2006).

3.2 Fotoperíodo

O fotoperíodo é um dos componentes climáticos fundamentais para o desenvolvimento de plantas, a duração de horas/dia determina nas mais diversas culturas as condições de luminosidade de cada planta, afetando seu desenvolvimento em varias etapas do processo evolutivo das plantas.

Na cultura do milho um aumento nas condições de luminosidade aumenta a duração da etapa vegetativa e proporcione um incremento no numero de folhas emergidas no pendão e produzidas pela planta. (Cruz et al, 2010).

O fotoperiodismo interfere nas condições de desenvolvimento de muitas espécies e no milho o numero de nós formados antes da iniciação do pendão irá depender do genótipo da planta, porém pode ser modificado pelas condições fotoperiódicas . (Duncan,1976).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (309.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com