TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TÉCNICOS RESPONSÁVEIS/AUTORES

Por:   •  24/11/2021  •  Monografia  •  4.617 Palavras (19 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUIÇÃO

ALVORADA PESQUISA E CONSULTORIA AGRICOLA LTDA

Rua U-005, S/N, Qd. 16, Lt. 06, Apartamento 1402 – Bloco A – Setor Universitário

alvoradapesquisa@gmail.com

CEP: 75.909-320, Rio Verde - GO

TÉCNICOS RESPONSÁVEIS/AUTORES

EDUARDO SOUZA FREIRE

Engenheiro Agrônomo – Doutor em Fitopatologia

E-mail: esfreire26@yahoo.com

CAMILA REBELATTO MUNIZ

Engenheira Agrônoma

E-mail: camila_rebelatto@hotmail.com

COMPANHIA REQUERENTE

GRUPO VITTIA

Avenida Marginal Esquerda, 2000 - Centro

CEP: 14.600-000, São Joaquim da Barra - SP

TÍTULO DO TRABALHO

Estudo de formas de pulverização de No-Nema® Bacillus amyloliquefaciens BV03 no controle de Pratylenchus brachyurus em casa de vegetação

LOCAL E DATA DE EMISSÃO DO LAUDO: Rio Verde,  de outubro de 2021.

  1. INTRODUÇÃO

        

        A indução de resistência em plantas compreende na ativação de um mecanismo de defesa latente na planta contra fitopatógenos em respostas à tratamentos bióticos ou abióticos, com o intuito de prevenir ou retardar o estabelecimento de microrganismos no tecido vegetal em um processo dinâmico, coordenado e dependente da existência de mecanismos pós formado (KIRALY et al., 1997; ALVES, 2007). As defesas dos pós-formados podem ser acionadas por exposição a agentes indutores que funcionam como eliciadores da resposta de defesa (CHOUDHARY et al., 2007). Entre os mecanismos bioquímicos pós-formados, dois tem destaque por apresentarem amplo espectro de ação, a resistência sistêmica adquirida (SAR) e a resistência sistêmica induzida (ISR) (PIETERSE & VAN LOON, 2004; CHOUDHARY et al., 2007).

        A ISR pode ser ativada por agentes de biocontrole ou por substâncias sintetizadas por eles (PIETERSE & VAN LOON, 2004; ROMEIRO, et al., 2005).  Algumas das moleculas de Bacillus subtilis podem atuar como eliciadoras de ISR e proporcionar resposta de defesa contra o patógeno (RYU et al., 2004; ONGENA et al., 2007).

        A síntese de lipopeptídeos da família das surfactinas e fingicinas realizada por isolado168 de B. subtilis por exemplo é responsável pela ativação da ISR em plantas de feijão e tomate (ONGENA et al., 2007).

        Em estudos utilizando isolado de B. amyloliquefaciens no tratamento de citros contra Phitophthora nicotianae ocorreu aumento na atividade enzimática de moléculas de polifenoxidase (PPO), fenilalanina ammonia-lyase (PAL) elucidando que o isolado atua como um indutor de resistência.

        Nesse contexto os estudos sobre a atuação ISR sobre fitonematoides ainda é limitado, principalmente no manejo de Pratylenchus brachyurus. Nesse sentido objetivou-se estudar uma nova forma de manejo induzindo resistência sistêmica em plantas de soja, por meio da aplicação do bionematicida No-Nema® (Bacillus amyloliquefaciens BV03) em três métodos diferentes.

 

  1. OBJETIVOS DO TRABALHO

Objetivou-se estudar uma nova forma de manejo para o P. brachyurus, induzindo resistência sistêmica em plantas de soja, por meio da aplicação do bionematicida No-Nema® (Bacillus amyloliquefaciens BV03) em três métodos diferentes.

[pic 1]

UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

CURSO DE AGRONOMIA  

 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 2

LEONARDO RODRIGUES LEITE

Rio Verde – GO

2021

UNIRV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

CURSO DE AGRONOMIA

Bacillus amyloliquefaciens BV03 CONTROLA Pratylenchus brachyurus NA SOJA

Leonardo Rodrigues Leite

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca examinadora do Curso de Agronomia da Universidade de Rio Verde, como um dos requisitos para obtenção do Bacharel em Agronomia.  

Orientador: Eduardo Souza Freire

        Rio Verde – GO

2021

AGRADECIMENTOS

 Primeiramente a Deus por esse trabalho e essa trajetória até aqui. A minha família por toda dedicação e paciência contribuindo diretamente para que eu pudesse ter um caminho mais fácil e prazeroso durante esses anos.

Aos professores que sempre estiveram dispostos a me ajudar e contribuir para melhor meu aprendizado. Em especial ao meu professor orientador Eduardo Souza Freire. Agradeço também a minha instituição por ter dado à chance de todas as ferramentas que me permitiram chegar hoje ao final desse ciclo de maneira satisfatória.

Aos meus colegas de trabalho que me auxiliaram e acompanharam para que esse sonho se tornasse realidade.

Aos amigos que adquiri durante essa vida acadêmica, que nunca mediram esforços para me ajudar em qualquer situação.


RESUMO

LEITE, Leonardo Rodrigues. Bacillus amyloliquefaciens BV03 CONTROLA Pratylenchus brachyurus NA SOJA. Projeto de Pesquisa (Graduação de Agronomia) – UniRV – Universidade de Rio Verde, Rio Verde, 2021.

A soja possui um papel importantíssimo na economia brasileira, como matéria prima ligada a produção de proteína animal, e considerado uma moeda de alto valor econômico. Contudo, os nematoides tem sido um grande entrave agrícola, com nenhuma medida de manejo após a instalação da lavoura. Neste contexto, objetivou-se estudar novas formas de aplicação do Bacillus amyloliquefaciens BV03 (No-Nema®) no manejo de Pratylenchus brachyurus. As aplicações foram na semente (TS), no estágio fenológico vegetativo 3 da soja (V3), V6, V3+V6, TS+V3 ou TS+V6. Foram realizadas três formas de aplicação: em toda planta, apenas na parte aérea protegendo o solo do contato com os tratamentos ou apenas no solo com air brush. O ensaio teve 14 tratamentos + três formas de aplicação, com oito repetições. O delineamento foi de blocos ao acaso e conduzido em casa de vegetação. Quinze dias após a última aplicação, foram feitas amostras das raízes para quantificação da população dos nematoides e avaliações morfométricas das plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (112.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com