TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de sociologia

Por:   •  19/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 8

Aluno: Henrique Augusto dos Santos

Turma: 1 período AGRONOMIA

Prof: Me. Nívia Maria Borges

Disciplina: Biologia Celular

Questão 1-Primeiros compostos de carbono que se formaram nos mares e oceanos primitivos incluem moléculas simples como formaldeído, cianeto de hidrogênio, ácido cianídrico, ácido fórmico e compostos de ácido acético. Esses compostos serviram como blocos de construção para moléculas orgânicas mais complexas, que eventualmente levaram ao desenvolvimento de moléculas precursoras da vida, como aminoácidos, nucleotídeos e lipídeos.

Questão 2- De acordo com o livro a teoria mais aceita sobre a atmosfera primitiva da Terra, ela era composta principalmente por gases como vapor d'água (H2O), dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2) e traços de gases como metano (CH4), amônia (NH3) e sulfeto de hidrogênio (H2S). Essa atmosfera primitiva é frequentemente referida como redutora, devido à presença de gases como metano e amônia, que são redutores químicos. Essa composição atmosférica proporcionou as condições necessárias para a formação de compostos orgânicos simples através de reações químicas, como a síntese abiótica de moléculas orgânicas a partir de substâncias inorgânicas. Esses compostos orgânicos formaram os blocos de construção fundamentais para a origem da vida na Terra.

Questão 3- A atmosfera atual da Terra é significativamente diferente da atmosfera primitiva em vários aspectos, e essas diferenças podem torná-la menos favorável para o surgimento das primeiras formas de vida nos ambientes aquáticos. Algumas das razões pelas quais a atmosfera atual pode não ser tão favorável são:

Oxigenação: A atmosfera atual contém uma quantidade significativa de oxigênio molecular (O2), o que é resultado da fotossíntese realizada por organismos fotossintetizantes ao longo de bilhões de anos. No entanto, a presença de oxigênio molecular é prejudicial para muitas formas de vida primitivas, especialmente para as formas de vida anaeróbicas, que se desenvolveram em um ambiente sem oxigênio. O oxigênio pode ser tóxico para esses organismos, interferindo em seus processos metabólicos e causando danos celulares.

Radiação ultravioleta (UV): A camada de ozônio na atmosfera atual absorve uma quantidade significativa de radiação ultravioleta (UV) do sol, protegendo a superfície terrestre e os organismos que nela habitam. No entanto, na atmosfera primitiva, a camada de ozônio provavelmente era muito menos desenvolvida, permitindo que uma quantidade maior de radiação UV alcançasse a superfície da Terra. A radiação UV pode ser danosa para moléculas orgânicas, quebrando ligações químicas e prejudicando processos bioquímicos essenciais.

Condições de equilíbrio: A composição da atmosfera atual está em um estado de equilíbrio dinâmico, mantido por interações complexas entre a biosfera, a litosfera e a atmosfera. Esse equilíbrio resulta em níveis específicos de gases atmosféricos, como dióxido de carbono e oxigênio, que são adequados para os organismos que habitam o planeta hoje. No entanto, as condições atmosféricas na Terra primitiva eram muito diferentes, com níveis de gases e outras condições que não seriam adequadas para muitas formas de vida que existem atualmente

Questão 4- A síntese prebiótica refere-se à formação de moléculas orgânicas complexas a partir de substâncias inorgânicas simples, sem a necessidade de intervenção de organismos vivos. Essa síntese ocorre em condições que simulam o ambiente da Terra primitiva, antes do surgimento da vida onde vivemos.

Questão 5- Concentração de compostos orgânicos: Nos mares e oceanos primitivos, os compostos orgânicos poderiam acumular-se devido à ausência de vida consumidora desses compostos. Sem a presença de organismos que utilizassem esses compostos como alimento, eles poderiam se acumular nas águas.

Precipitação de compostos orgânicos: Além da concentração, a precipitação de compostos orgânicos dos oceanos primitivos para o fundo marinho também favoreceu o acúmulo desses compostos. Essa precipitação poderia ocorrer devido a processos químicos ou físicos, resultando na deposição desses compostos no fundo dos mares e oceanos.

Formação de coacervados: Coacervados são agregados de moléculas orgânicas que se formam espontaneamente em soluções aquosas. Eles possuem uma membrana semi-permeável e podem acumular compostos orgânicos em seu interior. Esses coacervados podem ter sido locais propícios para a concentração e interação de compostos de carbono, favorecendo assim a formação de moléculas mais complexas e o surgimento de sistemas químicos pré-bióticos.

Questão 6- Simplicidade estrutural: As células primordiais provavelmente eram muito pequenas e compostas por uma membrana lipídica que envolvia seu conteúdo interno. Essas membranas lipídicas teriam proporcionado uma barreira física entre o ambiente externo e o interior da célula, permitindo a separação das reações químicas necessárias para a vida.

Ausência de núcleo: As células primordiais provavelmente não possuíam um núcleo definido, como as células eucarióticas modernas. Em vez disso, o material genético provavelmente estava disperso no citoplasma da célula, onde interagia diretamente com outras moléculas celulares.

Metabolismo rudimentar: As células primordiais provavelmente tinham um metabolismo rudimentar, realizando reações químicas básicas para obter energia e sintetizar moléculas necessárias para sua sobrevivência. Essas células podem ter obtido energia de fontes como compostos orgânicos simples presentes no ambiente primitivo, como açúcares ou compostos inorgânicos, através de processos químicos primitivos.

RNA como material genético: Uma teoria conhecida como "mundo de RNA" sugere que as células primordiais podem ter utilizado o ácido ribonucleico (RNA) como seu material genético. O RNA é capaz de armazenar informações genéticas e também de catalisar reações químicas, sugerindo que pode ter desempenhado um papel central nas primeiras formas de vida.

Questão 7- Oxigênio (O2): O oxigênio na atmosfera da Terra é primariamente produzido por organismos fotossintetizantes, como plantas, algas e cianobactérias. Esses organismos convertem dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) em oxigênio molecular (O2) e carboidratos, utilizando a energia solar no processo de fotossíntese. Ao longo de bilhões de anos, a fotossíntese acumulou oxigênio na atmosfera, resultando nos níveis significativos de O2 que temos hoje.

Ozônio (O3): O ozônio na atmosfera é formado pela ação da radiação ultravioleta (UV) do Sol sobre as moléculas de oxigênio molecular (O2). A radiação UV divide as moléculas de O2 em dois átomos de oxigênio (O). Esses átomos de oxigênio então se recombinam com outras moléculas de O2, formando o gás ozônio (O3). Esse processo ocorre principalmente na camada de ozônio, uma região da estratosfera que contém concentrações mais elevadas de ozônio. A camada de ozônio atua como uma "capa protetora", absorvendo grande parte da radiação UV prejudicial antes que ela atinja a superfície da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (143.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com