TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  2/11/2022  •  Artigo  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso (http://www.uezo.rj.gov.br/tccs/capi/leticia-moura.pdf)

  1. Estudo de caso

O estudo de caso que vamos mostrar neste capitulo foi realizado por Leticia Moura Moraes, estudante de Engenharia de Produção no Centro universitário da Zona Oeste, apresentado como um trabalho de conclusão de curso no ano de 2013

Cenário e definição do problema

 O estudo de caso apresenta uma indústria química com ênfase na fabricação de defensivos agrícolas chamada dentro do estudo pelo nome fantasia de ALFA Indústria Química. O estudo em sí aconteceu no centro produtivo da empresa no Brasil, localizado em um Parque Industrial, na cidade do Rio de Janeiro, onde se fabricam inseticidas, fungicidas e herbicidas. Segundo Leticia, “O Parque Industrial é composto por três fábricas, as quais são abastecidas de matéria prima e embalagens que estão estocadas em dois depósitos agrupados da seguinte maneira: um depósito para produto acabado e matéria prima e outro para embalagens.”.

Como a empresa lida diretamente com produtos relacionados ao Agronegócio Brasileiro, a grande parte da decisão sobre a produção da empresa é baseada nas projeções e crescimento do mesmo. Como o agronegócio enfrenta uma crescente dentro do PIB do país, a empresa se preocupa com a capacidade de estocagem de produtos na empresa. Sendo assim foi definido como objetivo principal do estudo uma análise dos depósitos a respeito da sua capacidade de comportar a demanda de produção no período de Janeiro à Dezembro do ano que o estudo foi realizado. Para ajudar no objetivo foi utilizado um sistema de apoio a decisão, criado por funcionários do setor de Logística Industrial da ALFA.

Dados utilizados

O Sistema de Apoio à Decisão (SAD) utilizado pela ALFA, “tem por objetivo melhorar a eficiência e qualidade do processo de tomada de decisão a nível de planejamento e gerência”, e para facilitar de forma que todos os usuários utilizem o mesmo, foi utilizado o software Microsoft Excel.

Para verificar a análise de estocagem no ano de 2013, eram necessários os seguintes dados:

  • Plano de produção mensal referente ao ano que será realizada a análise, com todos os produtos oferecidos pela empresa;
  • Previsão mensal das vendas referente ao ano de análise, com todos os produtos oferecidos pela empresa;
  • Previsão do estoque inicial do mês anterior ao mês inicial da análise;
  • Paletização de todos os materiais oferecidos pela empresa;
  • Tempo de antecipação de chegada dos insumos;
  • Percentual que deve ser acrescido no número final de paletes para ser considerado a perda devido a despaletização.

Segundo o artigo, os dados foram coletados de duas fontes distintas: As informações  produção e previsão de vendas com a equipe de planejamento, e as informações de estoque através do relatório obtido junto ao ERP da ALFA.

Resultados

Após inserir os dados e explicar sobre como funciona o SAD, foi realizada uma análise e os resultados demostraram que a quantidade de material em estoque, não iria ultrapassar a capacidade máxima de armazenagem dos depósitos de produto acabado, matéria-prima e embalagem. Seguindo com a análise, Leticia demostra que os meses de Julho à Novembro possui um pico de estocagem de 89% chegando próximo ao limite determinado pela empresa de 90%, alertando para que caso o número cresça existem ações à serem tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com