TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING PARA REDUÇÃO DE REFUGO E PERDA POR RETRABALHO: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  14/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.206 Palavras (29 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CCT – CENTRO DE CIENCIAS E TECNOLOGIA

CAMPUS CAMPINAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING PARA REDUÇÃO DE REFUGO E PERDA POR RETRABALHO: UM ESTUDO DE CASO

SANTO ANDRÉ

2019


A APLICAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING PARA REDUÇÃO DE REFUGO E PERDA POR RETRABALHO: UM ESTUDO DE CASO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade, a ser realizado como diretrizes para a manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

SANTO ANDRÉ

2019


Sumário

1.        Introdução        3

1.1.        Justificativa        3

1.2.        Objetivo        4

2.        Referencial Teórico        6

2.1.        Princípios do Sistema Toyota de Produção        6

2.2.        A busca pela eliminação de desperdícios e o aumento de produtividade na indústria        8

2.3.        Principais Ferramentas do Sistema Lean        11

2.3.1.        Programa de Gestão 5S        12

2.3.2.        Kaizen        14

2.3.3.        Padronização        15

2.3.4.        Poka Yoke        15

2.3.5.        Benchmarking        16

2.3.6.        Brainstorming        17

3.        Metodologia        18

4.        Cronograma        20

5.        Referências        22


  1. Introdução

        Diante de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas estão em constante atualização de suas estratégias de gestão em busca de se manterem na dianteira em relação aos seus concorrentes. Para isso as organizações buscam constantemente maior eficiência em seus sistemas produtivos influenciando positivamente os fatores de desempenho como redução de custos, melhoria dos processos, qualidade, flexibilidade, logística, inovação e desenvolvimento de novos produtos (ANTUNES 2008).

        Na incessante busca por melhores posições em um mercado altamente globalizado e competitivo junto com a escassez de recursos naturais e financeiros, as empresas se esforçam para produzir mais com menor custo, centralizando esforços na redução das perdas em seus processos. Estando em uma constante busca por técnicas e práticas para aumentar a lucratividade, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade.

        Os clientes, com suas crescentes demandas, obrigam as empresas a aperfeiçoar, ajustar e desenvolver maior competitividade por meio de inovações de suas operações. Na busca de promover essas alterações, muitas vezes, utilizam-se do uso de padrões e conceitos que, de modo geral, são geridos e mantidos de maneira desconjuntada, causando resultados indesejados, principalmente nos processos produtivos. Autores como Hines e Taylor (2000), defendem que as empresas empenham mais energia no estudo das oportunidades de melhoria nas atividades que geram algum valor para o cliente do que na busca pela eliminação ou redução dos desperdícios e das atividades que não geram valor, porém são necessárias para a geração de produtos e serviços.

  1. Justificativa        

Objetivando eliminar os desperdícios e as atividades que não agregam valor ao produto, muitos princípios e métodos são criados, implementados e adaptados aos sistemas atuais como ferramenta de controle. Alguns dos termos mais presentes no cotidiano organizacional são Manufatura Enxuta, MRP, Just in Time, Melhoria Continua (PDCA) e a Teoria das Restrições (TOC). Além de eliminar os desperdícios e as atividades que não agregam valor ao produto, a aplicação desses princípios também tem como objetivo a eficácia e eficiência das operações produtivas para melhorar a qualidade dos produtos e serviços além de reduzir o custo do produto e, principalmente, atingir a satisfação dos clientes.

        Diante do contexto apresentado, propõe-se o problema de pesquisa relacionado a possibilidade de reduzir os custos de uma linha de produção de uma empresa de auto peças do interior de São Paulo e melhorar sua produtividade, utilizando os conceitos essenciais de Lean Maufacturing e algumas ferramentas da qualidade afim de identificar e eliminar as causas dos desvios em questão, tendo como foco de estudo de caso, perdas por defeito do produto, ocasionando em retrabalhos.

Partindo dessa problemática, o estudo proposto buscará apresentar um sistema de controle e aprendizado, tendo como essência estabelecer uma avaliação consistente das perdas de matéria prima no seu processo produtivo. A área de PCP (Planejamento e Controle da Produção) terá um papel fundamental no desenvolvimento e aplicação dos métodos e ferramentas de controle, poi é considerada o coração da fábrica e é a área responsável pelas decisões na produção, além de ser a responsável pela inclusão de cálculos da necessidade de capacidade produtiva da fábrica e pela informações de outras áreas da empresa, culminando no planejamento fabril. Para Slack, Chambers e Johnston (2002), o propósito do PCP é garantir que os processos da produção ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.4 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (156.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com