TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Psicologia Organizacional

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

1. Cite e explique os dois sistemas de reconhecimento do colaborador.

Reconhecimentos extrínsecos: originam-se de fontes externas ao indivíduo (salários, benefícios, promoções e gratificações); Reconhecimentos internos: são auto-administrados, ou seja, surgem da própria pessoa (sensação de competência, sucesso, responsabilidade e crescimento pessoal).

2. Qual é o cuidado que o engenheiro de produção deve ter com relação às profecias de autodesempenho em seus ambientes de trabalho?

Um engenheiro de produção em um cargo de chefia deve se policiar para não transmitir indicações ou expectativas de que um indivíduo possui potencial para ter sucesso ou que nunca o alcançará. É preciso desenvolver estratégias a fim de comunicar expectativas positivas a todos, visando maximizar o desempenho. É possível também utilizar as profecias de autodesempenho para promover motivação, incentivando as pessoas a revelar o que possuem de melhor, oferecendo apoio e otimismo.

3. O que é o empoderamento do colaborador?

O empoderamento do colaborador consiste em um conjunto de técnicas motivacionais, criadas para melhorar o desempenho do empregado, por meio de maiores níveis de participação e autodeterminação ou autocontrole.

4. Com relação às características do cargo, um senso de valor significativo do trabalho é ressaltado pela presença de cinco elementos. Cite-os e explique-os.

1. variedade de aptidões ou extensão em que um cargo exige que deveres diferentes sejam cumpridos, envolvendo algumas aptidões distintas;

2. identidade das tarefas ou grau em que se permite a uma pessoa completar uma parte identificável do trabalho ou um “todo”, do início ao fim;

3. importância das tarefas ou extensão em que um cargo afeta a vida de outras pessoas, ou seja, se o cargo representa algum valor para outras pessoas na organização ou no mundo;

4. autonomia ou extensão em que um cargo oferece independência e autodeterminação para a programação de trabalho e o desempenho de tarefas relacionadas;

5. feedback do cargo ou grau em que a conduta proporciona informações claras e diretas sobre a eficácia do desempenho do trabalhador.

5. Cite e explique os outros três métodos de redefinição das funções, que têm como objetivo aumentar a motivação dos colaboradores.

Horário flexível: refere-se a uma programação das tarefas que permite aos colaboradores alguma liberdade para determinar o horário de trabalho (e equilibrar trabalho e vida familiar).

Teletrabalho: refere-se ao uso de links, ligações virtuais e digitais de computador com o empregador, que permitem completar todas ou parte das funções na residência.

Planos de semana de trabalho alterada: tentam criar alternativas para as oito horas de trabalho por dia, durante cinco dias, que prevalecem atualmente.

6. Explique, com suas palavras, o que é saúde mental.

A saúde mental está relacionada com a qualidade de vida cognitiva e emocional, é como uma pessoa reage às diversas situações da vida e como administra seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. É o equilíbrio entre estar bem consigo mesmo e com os outros.

7. Que condições podem provocar estresse no trabalho?

As condições ambientais e as condições de organização do trabalho.

8. Cite um aspecto que pode estar associado ao sofrimento no trabalho, em cada uma das situações abaixo:
a. Na relação homem-natureza (significado do trabalho);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com