TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Melhoria na segurança do manuseio do torno

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 25

MELHORIA NA SEGURANÇA DO MANUSEIO DO TORNO

                                                                           

                                                             BERALDI, Elson Henrique[1]

                                                             OLIVEIRA, Evanildo Rosa²

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar análise dos fatores com risco de segurança em máquinas operatrizes, com enfoque principal em um torno mecânico convencional tendo por base a norma regulamentadora de numero doze, e sua adequação a ela. Através da detecção dos riscos inerentes a operação do equipamento, consegue-se elencar os itens de segurança que devem ser implementados, com o intuito de minimizar os riscos durante sua operação, de acordo com a norma regulamentadora, garantindo a integração eficiente entre a máquina e os dispositivos de segurança. As principais mudanças exigidas pela norma encontram-se na parte elétrica, mecânica e também na parte operacional do torno mecânico. Com os itens elencados para a referida adequação, consegue-se estimar o investimento e com isso determinar a escolha correta para atendimento a legislação, sendo que o custo para a referida adequação é insignificante comparado às despesas originadas em qualquer acidente que possa acontecer na operação da máquina. Com essas medidas almeja-se diminuir diretamente os índices de acidentes no trabalho envolvendo tornos convencionais, e também o número de transtornos as organizações, causados por afastamento de colaboradores.

 

Palavras-chave. Norma regulamentadora de número doze. Segurança. Torno.

 

 

ABSTRACT:

This work has the objective of analyzing the factors with safety risk in machine tools, with main focus on a conventional lathe based on the number twelve regulatory standard, and its suitability to it. By detecting the risks inherent to the operation of the equipment, it is possible to list the safety items that must be implemented, in order to minimize the risks during its operation, in accordance with the regulatory standard, ensuring the efficient integration between the machine and safety devices. The main changes required by the standard are in the electrical, mechanical and also in the operating part of the lathe. With the items listed for this adequacy, it is possible to estimate the investment and thus determine the correct choice for compliance with the legislation, and the cost for said adequacy is insignificant compared to expenses incurred in any accident that may occur in the operation of the machine. With these measures, it is intended to directly reduce the rates of accidents at work involving conventional lathes, as well as the number of organizational disorders caused by employees' withdrawal.

 

Key words:  Regulatory rule number twelve. Safety. Lathe.

_______________________________________________________________

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

                 

Investir na segurança de manuseio com o torno aumenta o grau de conscientização dos empregados. Fazer treinamento de segurança melhora o relacionamento entre eles. O fato de nunca ter acontecido acidente não significa que nunca vai acontecer. Se o administrador de empresas e/ou dono da empresa acha que sua função é apenas contratar o serviço e ponto final está cometendo um erro. Em uma campanha de treinamento para o correto uso do torno é importante que toda a diretoria da empresa se faça presente para que o uso correto do equipamento seja cobrado pelos responsaveis superiores para que isso se torne rotina por parte dos funcionarios. De nada adianta treinar os funcionários, fazer campanhas, se a diretoria, a maior responsável pela empresa, não estiver envolvida e engajada com a segurança deste equipamento. Se isso acontece a empresa fica sendo acéfala, isto é, sem cabeça, sem coordenação, perdendo-se tudo o que foi feito, caindo a segurança no esquecimento em poucos meses. A primeira coisa a se fazer é manter a mente aberta, conversar com os empregados, com o pessoal da área, para participar do processo. Também é de muita valia assistir palestras e seminários, fazer cursos de atualização sobre gerenciamento, qualidade e meio ambiente. Em muitos desses cursos são ministrados tópicos envolvendo a segurança, que vem somar-se ao conhecimento necessário para fazer a empresa mais eficiente, segura, organizada e produtiva.

Dessa maneira, com as organizações colocando a saúde e a segurança de seus empregados como fator principal, pode-se implementar várias estratégias, como programas e processos de conscientização para obter resultados positivos na redução dos acidentes com o torno. Assim, os valores em segurança do trabalho tendem a se tornar cada vez mais alinhados à criação de um ambiente onde todos os funcionários estejam motivados a atingir a excelência em segurança, desenvolvendo um conceito no qual prevalece a preocupação não só com as atitudes tomadas pelos colaboradores, mas também com as conseqüências dessas atitudes.

Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com o bem-estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de que as pessoas envolvidas no trabalho são o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporciona tornar uma organização competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005).

.

 

2.  DESENVOLVIMENTO

 

Para a realização deste trabalho seguiram-se alguns passos necessários

para obtenção dos resultados. O primeiro passo foi realização de uma pesquisa bibliográfica bem como a interpretação da Norma NR12 e demais Normas indicadas nela mantendo como foco encontrar os pontos aplicáveis ao equipamento a ser trabalhado.  

Esta pesquisa pode ser classificada como exploratória, de modo a

proporcionar maior familiaridade com o problema das proteções dos tornos e, as dificuldades de implantação das adequações pelas empresas, sejam por falta de recursos ou por falta de conhecimento. A pesquisa bibliográfica envolve fundamentalmente a reformulação da NR-12 e os acidentes associados ao manuseio do torno, contendo também a apresentação de métodos de avaliação de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (848.8 Kb)   docx (766.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com