TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obtenção da Amônia

Por:   •  14/5/2016  •  Ensaio  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        PARTE EXPERIMENTAL        

3.1 Materiais, Reagentes e Equipamentos.        

3.2 Procedimento        

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

5.        CONCLUSÃO        

6.        TOXIDEZ DOS REAGENTES        

6.1 Cloreto de amônio        

6.1.1 Medidas de primeiros-socorros        

6.1.2 Condições adequadas        

6.1.3 Prevenção da exposição do trabalhador        

6.2 Hidróxido de Cálcio        

6.2.1 Medidas de primeiros-socorros        

6.2.2 Condições adequadas        

6.2.3 Prevenção da exposição do trabalhador        

6.3 Reativo de Nessler        

6.3.1 Medidas de primeiros-socorros        

6.3.2 Condições adequadas        

6.3.3 Prevenção da exposição do trabalhador        

6.4 Ácido Clorídrico        

6.4.1 Medidas de primeiros-socorros        

6.4.2 Condições adequadas        

6.4.3 Prevenção da exposição do trabalhador        

6.5 Sulfato de Cobre        

6.5.1 Medidas de primeiros-socorros        

6.5.2 Condições adequadas        

6.5.3 Prevenção da exposição do trabalhador        

BIBLIOGRAFIA        

  1. OBJETIVO

Obter amônia através de processos laboratoriais

        

  1. INTRODUÇÃO

A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado a três de hidrogênio. É obtida por um processo famoso chamado Haber-Bosch, no qual é a maneira de obtenção de amônia mais utilizada hoje em dia. Esse processo leva o nome de seus desenvolvedores Fritz Haber e Carl Bosch.

O processo de Haber é uma reação entre o nitrogênio e o hidrogênio para produzir amoníaco. Esta reação é catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450ºC.:

N2(g) + 3H2(g) <--> 2NH3(g) + energia

O catalisador não afeta o equilíbrio, porém acelera a velocidade da reação para atingir o equilíbrio. A adição de catalisador permite que o processo se desenvolva favoralmente em temperaturas mais baixas.

Nesse processo há características que determinam o sucesso do processo, ou seja, existem fatores que influenciam diretamente na produção da amônia e determinam se a mesma será rápida e eficaz, essas características podem ser:

  1. Temperatura, como as transformações químicas resultam das colisões entre moléculas, para formar os produtos, maior temperatura significa maior agitação molecular e, se não houver agitação molecular suficiente, haverá poucas colisões e a transformação pode tornar-se muito lenta, prejudicando a produção de amoníaco.

  1. Pressão, as pressões usadas são cerca de 150 a 300 vezes maiores do que a pressão atmosférica normal, e só não são maiores porque obter pressões mais elevadas seria muito dispendioso, além de envolver sistema de segurança exigente.
  1. Concentrações, as condições de concentração dependem do custo dos reagentes. Quanto maior for a concentração de reagentes, mais amoníaco se produz. A estequiometria da reação sugere entre H2 e N2 de 3:1, mas o hidrogênio é mais caro do que o nitrogênio. Assim utilizasse em excesso o nitrogênio, de forma a favorecer a reação, aproveitando a maior quantidade de hidrogênio possível.
  1. Catalisadores, a importância de usar catalisadores é que aumentam a rapidez das reações. Os catalisadores intervêm nas reações químicas sem nelas se consumirem. Na produção de amoníaco usa-se o ferro como catalisador. A adição de ferro em pó misturado com óxidos de potássio e alumínio aumenta significativamente a rapidez da reação.

A temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante e solúvel em água. Transporta-se esse gás na sua forma liquefeita dentro de cilindros de aço sob muita pressão.

Utilizada em compostos de agente refrigerante, na preparação de fertilizantes como nitrato de amônia, superfosfatos e nitrogenantes que são soluções de amônia e nitrato de amônia, sais de amônia e uréia. Na indústria petroquímica a amônia é utilizada como base para neutralizar ácidos provenientes do óleo cru a fim de proteger da corrosão os equipamentos pelos quais esse óleo vai passar. Largamente utilizada para a extração de metais como cobre, níquel e molibdênio de seus respectivos minérios.

Os benefícios dessa reação, no entanto, têm como contrapartida uma série de efeitos nocivos ao meio ambiente. Cerca de 40% do nitrogênio usado em fertilizantes é desperdiçado por práticas agrícolas incorretas. A maior parte desse elemento químico acaba por contaminar os ambientes terrestres, aquáticos e a atmosfera, o que contribui para diminuir a biodiversidade. O nitrogênio perdido altera ainda o balanço dos gases do efeito-estufa, influencia o ozônio atmosférico, acidifica o solo e estimula a formação de material particulado na atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com