TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Gerenciamento de Recursos Hídricos

Por:   •  11/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 9

Atividade Suplementar

Matriz de atividade suplementar

Disciplina: Política e Gerenciamento de Recursos Hídricos

Módulo: -

Aluno: Ana Luiza Dias Trindade Ferreira

Turma: 0122-2_2

Tarefa: Edital de Apoio a um Projeto de Uso Sustentável da água em sistemas agroecológico.

INTRODUÇÃO

Demonstre de que forma a prática convencional da agropecuária afeta os recursos hídricos

           A dinâmica de expansão das atividades agrícolas, tem como o primeiro aspecto, a interrelação entre a agricultura, vegetação e o solo. A atividade agrícola é dependente das condições do solo e da vegetação que exerce uma função importante de proteção do solo.

           A vegetação, juntamente com o solo possuem papéis fundamentais na recarga dos mananciais hídricos, sendo os problemas ambientais gerados pela atividade agrícola. O avanço do desmatamento provocando a perda do solo, os processos erosivos superficiais e profundos, que ocorrem em razão de ter a eliminação da proteção natural. Logo, a vegetação exerce uma função de proteção do solo, favorecendo a infiltração e recomposição dos mananciais hídricos, quando isso não ocorre, têm-se a formação de sulcos (erosão), conhecidas como voçorocas.        

           O solo eliminado e a água que escoa superficialmente, resultam na poluição do solo e do recurso hídrico, em razão dos adubos e defensivos agrícolas (agroquímicos), onde o adubo ao ter contato com a água gera, ou amplia, o fenômeno da eutrofização, reduzindo a oxigenação da água. Os inseticidas/pesticidas podem se aprofundar e alcançar o lençol freático, provocando contaminação e proliferação de doenças, resultando no assoreamento dos corpos hídricos, que consiste na deposição de sedimentos, provenientes da eliminação da proteção das margens dos rios, conhecida como mata ciliar.

           A mata ciliar é uma vegetação circunvizinha ao corpo hídrico que exerce a função de proteção dessas águas. A perda desse solo tem por consequência da precipitação e escoamento superficial no fundo do leito do rio, formando bancos de areia que resulta na eliminação do recurso hídrico, isso implica na importância da manutenção ou recomposição das áreas de mata ciliar, como área de preservação permanente, para evitar o assoreamento.  

           A agricultura é responsável por 2/3 do consumo de água e faz-se necessário a preservação dos corpos hídricos com o objetivo do uso na atividade em questão, buscando o manejo adequado do uso do solo.    

          Diante do desafio de promover ações mitigatórias na bacia hidrográfica do Rio Corrente e no seu entorno que influencia diretamente o referido corpo hídrico, propõem-se uma inovação no modelo de Políticas Públicas, que terá o financiamento de estruturas financeiras e recursos privados.  

           Este edital tem por objetivo o apoio a projetos, afim de revitalizar o Rio Corrente, rio que se encontra em situação de vulnerabilidade e degradação ambiental.

Elenque as políticas públicas recomendadas para apoiar as transformações a serem realizadas com o objetivo de conservar os recursos

           As políticas públicas são ciclo de ações e programas desenvolvidos pelos governos. A água, enquanto recurso natural e elemento essencial a vida, deve estar disponível para todos em quantidade e qualidade adequados ao uso e atividades econômicas da população, garantindo o desenvolvimento sustentável.

           O planejamento da gestão das águas é fundamental e representa um dos grandes desafios frente ao crescimento populacional versus econômico, somam-se nesse sentido as ameaças relacionadas as mudanças climáticas globais, que intensificam as cheias e secas dos rios.

           Para estruturar a gestão das águas no Brasil, a Lei 9.433 de 1997 conhecida como Lei das Águas apresenta cinco instrumentos que buscam ordenar a gestão, entre quais se destacam os Planos de Recursos Hídricos (PRH), com uma análise personalizada a partir de tendências que estabelece uma agenda para recuperação e conservação da referida bacia hidrográfica.

            O PRH foi elaborado em três níveis: Federal, Estadual e por bacias hidrográficas, sendo esta última indicada como unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O planejamento da gestão das águas em nível de bacias hidrográficas pode ser associado a um outro instrumento de gestão, sendo o enquadramento dos corpos d´água envolvido em três análises importantes: o corpo hídrico que temos, o que queremos e o que podemos ter.

           Nesta lógica, a estrutura dos Planos de Bacias engloba três itens: o diagnóstico da realidade atual da bacia hidrográfica, incluindo suas características físicas, demográficas, climáticas, uso da água e análises da qualidade e quantidade dos corpos hídricos, indicando os conflitos de uso identificados.

          A segunda abordagem, envolve projeções e análise de alternativas incorporando os diversos aspectos da bacia, para definir os cenários futuros e possíveis impactos na qualidade e quantidade da água. Definindo um plano com metas para o alcance do rio ideal, indicando programas com as ações a serem desenvolvidas, bem como, previsões de investimentos necessários. A responsabilidade de elaborar planos de bacias cabe às agências de água, mas o documento deve ser aprovado pelos respectivos comitês de bacias.

           Através do edital de chamamento público n˚02;2021 SNSH-MDR Seleção de Projetos de Revitalização de Bacias Hidrográficas

OBJETIVOS

Apresente a visão da proposta e os resultados desejados em agricultura sustentável (incentivo à mudança da agricultura convencional e adequação à prática agroecológica da propriedade)

           O termo Sustentabilidade é proveniente do Latim “Sustentare”, que significa defender, conservar, tornar algo durável, com três pilares: ambiental, social e econômico. O Brasil propôs ações prioritárias para serem desenvolvidas, como programas de preservação dos recursos naturais biológicos e minerais tanto no meio urbano, quanto no meio rural.

          A agricultura é elencada como primordial dentre as ações prioritárias pois é uma atividade chave para o país no quesito ambiental, por conta do uso do solo, uso da água, desmatamento, expansão agrícola, dentre outras ações. Baseado na Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) têm-se que o objetivo de uma agricultura sustentável deve ser o de envolver o manejo eficiente dos recursos disponíveis, mantendo a produção nos níveis necessários para satisfazer as crescentes aspirações de uma também crescente população sem degradar o meio ambiente.

           De um lado têm-se a agricultura convencional, com atividades realizadas de forma consolidada, por outro lado, têm-se a agricultura alternativa com mudanças drásticas, e práticas agregadoras para objetivar em práticas agroecológicas. Por exemplo, agricultura orgânica, agricultura biodinâmica, ecológica, natural e outras vertentes.

          Tratando as perspectivas da agricultura sustentável no Brasil, uma das ações prioritárias é a recomposição da mata ciliar, com verdadeiras áreas de preservação permanente, para evitar que o escoamento composto de sedimento ocorra, pois será retido nas margens do corpo hídrico pela vegetação e o rio flui naturalmente, sem resultar no assoreamento.

           Outra prática sustentável é o manejo adequado do solo, com rotação ou associação de culturas, onde há rotatividade e diversificação de plantações aliado ao descanso, preservando a longevidade do solo. A importância da redução de insumos industriais, incluindo a substituição dos agroquímicos por insumos biológicos.  

           O Edital contempla mais 5 itens – a seguir titulados e descritos:

           Item 1 - Composição da Comissão de Avaliação: Comissão Técnica de Avaliação com profissionais integrados do Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico.

           Item 2 - Relação das Propostas Recebidas: apresenta a relação das instituições proponentes que apresentaram propostas técnicas.

            Item 3 - Dos recursos: apresenta os recursos interpostos ao resultado preliminar  

            Item 4 - Procedimentos Adotados para a Análise: neste item são descritos os procedimentos que foram adotados pelos membros da Comissão Técnica de Avaliação para análise e julgamento das propostas.

            Item 5 - Critérios de Avaliação: envolve os critérios fixados pelo edital e apresenta os parâmetros utilizados para o arbitramento da pontuação atribuída a cada instituição, de acordo com as disposições constantes daquele instrumento.

           Item 6 - Resultado da Avaliação dos Projetos: mostra a nota final obtida pelas instituições proponentes e apresenta o resultado final da classificação das entidades participantes.

LINHA DE AÇÃO

Informe a área em que será realizada a ação (bacia hidrográfica ou microbacia); as propostas disponíveis para substituição da agropecuária convencional por sistemas agroecológicos e os critérios de avaliação dos participantes e o valor a ser financiado pelo edital

           A Bacia do Rio Corrente, tributária do Rio São Francisco, situa-se na região oeste da Bahia, com território constituído por onze municípios (Brejolândia, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Felix do Coribe, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho), área total de 35.230km², com total de aprox. de 200 mil hab. com a nascente proveniente do aquífero Urucuia.

       

Critérios de Avaliação

Avaliação

Pontuação

I – Diagnóstico – O detalhamento do diagnóstico está de acordo com a complexidade da intenção a ser proposta. Apresenta a descrição da realidade que será objeto da parceria e a localização detalhada do projeto, contendo o polígono de delimitação geográfica da área de abrangência do projeto.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

II – Objeto – Apresenta justificativa adequada, descrição coerente do objeto e correlaciona a projeto com os eixos temáticos e com as diretrizes do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

III – Capilaridade – Prevê o envolvimento das comunidades e instituições locais na implementação do projeto em acordo com o público-alvo e/ou partes envolvidas.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

IV – Indicadores de efetividade/meta: Apresenta metas detalhadas e resultados mensuráveis

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

V – Desenvolvimento da Proposta: Todas as metodologias estão suficientemente detalhadas para o entendimento da execução de cada etapa.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

VI – Custos: Apresenta orçamento sintético das atividades a serem realizadas, com especificação clara dos quantitativos, unidades, preços unitários e preços totais de cada serviço;

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

VII - Impacto: Estabelece parâmetros de monitoramento e avaliação dos resultados e dos impactos de modo a evidenciar os resultados de cada etapa de execução;

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

VIII - Replicabilidade da iniciativa: Apresenta estratégia de possibilidade de replicação de sua abordagem e metodologia em outras situações e/ou localidades.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

IX - Sustentabilidade: Apresenta estratégia de sustentar os efeitos positivos da iniciativa ao longo do tempo.

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

X - Capacidade Técnica Instalada: A instituição apresenta experiência, corpo técnico e condições materiais para executar adequadamente o projeto -

Atende plenamente

10

Atende satisfatoriamente

8

Atende parcialmente

6

Não atende

0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com