TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Planejamento de Lavra

Por:   •  21/8/2021  •  Abstract  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese de um Planejamento de Lavra

O plano de lavra direciona toda a estratégia de um empreendimento mineiro, sua acurácia pode determinar o fracasso ou sucesso da empresa. O primeiro plano a ser elaborado é o de longo prazo, tendo em mente que a assertividade tende a decair a medida que se afasta do seu ponto de partida, cabendo ao médio prazo retomar a estratégia do longo dando suporte ao curto prazo adequar à operação, sendo que, mesmo ocorrendo as alterações no decorrer dos planos, a estratégia financeira é o principal objetivo a ser alcançado e mantido para manter o rendimento da empresa.

O plano de longo prazo é essencial para traçar a estratégia de uma empresa e o de curto prazo para a sobrevivência da mesma. Sendo que a abordagem do negócio realizada pelo planejamento de lavra de longo e curto prazo se difere em vários pontos, mas devem convergir em um mesmo objetivo, a rentabilidade da empresa.

Muito se discuti a respeito das razões as quais os dois planos se afastam; pontos como a produção, aderência, estratégia e projetos não executados no tempo estimado, estão entre as principais razões da baixa aderência entre os planos. A estratégia a longo prazo deve(ria) direcionar o curto prazo, onde muitas vezes não é o que realmente acontece, pois no curto prazo fatores citados acima direciona as ações, e decisões, não seguindo a estratégia definida pelo plano de longo, podendo vir a comprometer projetos e etapas até de anos futuros da empresa.

Essa diferença acontece devido ao conceito envolvido entre os dois, onde os planos de longo prazo são elaborados focando o estratégico, direcionando resultados a alta administração e investidores, tendo a maior parte dos projetos elaborados em um nível conceitual, enquanto o curto prazo é direcionado a operação, com objetivos e resultados bem definidos e com projetos a um nível executivo, totalmente focado nos resultados e execução.

A ponte entre os dois é o planejamento de médio prazo, trazendo um conceito tático, direcionado a gerencia e a parte técnica, com projetos do nível básico ao executivo, suportando as estratégias do longo prazo e ao mesmo tempo mantendo o curto prazo na mesma direção.

É comum em alguns empreendimentos não existir a etapa de médio prazo, o que pode vir a desconectar a execução da estratégia, conforme mencionado anteriormente, além do surgimento de "surpresas" durante a execução que podem causar prejuízos e gastos não orçados.

[pic 1]

Figura 1: Conceitos básicos do planejamento de lavra.

O alcance dos planos e o nível de detalhe alterna de empresa para empresa, sendo comum adotar no curto prazo bases diárias a semanais, no médio prazo bases mensais a trimestrais e no longo prazo bases trimestrais a anuais. Seja em qualquer etapa, a comunicação e interação entre os planejadores de longo, médio e curto são indispensáveis para o aprimoramento e bom andamento das atividades, assim como, a aplicação da metodologia de PDCA (Plan, Do, Check, Action) que é crucial para o aumento da aderência entre realizado e planejado.

As características geológicas da reserva, a expectativa de vida da mina atreladas ao desempenho comercial do minério definem em qual planejamento devera ser o foco, alternando de acordo com necessidade. Não importa em qual etapa, um bom plano de lavra sempre irá manter essa premissa "Plan the Mine, Mine the Plan".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com