TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Legislação Profissional

Por:   •  29/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA: É uma ciência que estuda o comportamento moral do homem em sociedade.

Finalidade: Estabelecer o que é bom em termos de conduta para os indivíduos.

Objeto de Estudo: O comportamento moral dos indivíduos.

Origem da Palavra ÉTICA: A palavra ÉTICA vem do grego “ETHOS” e significa aquilo que pertence ao bom costume, costume superior, ou portador de caráter. A ÉTICA é ligada à MORAL.

MORAL: É o conjunto de regras de comportamento instituídas por uma sociedade, vem do latim “MORALE”, relativo aos costumes.

REGRAS DO COMPORTAMENTO HUMANO:

  • Usos e Costumes: São padrões não obrigatórios de comportamento social. Constituem modos coletivos de conduta, considerados normais e aceitáveis pela sociedade. Regem a maior parte de nossas vidas, indicando o que é adequado no dia a dia. Ex.: Formas de vestir e Regras de etiqueta.
  • Moral: É um padrão não obrigatório de comportamento social. É o conjunto de regras de comportamento instituídas por uma sociedade e relacionado a princípios éticos. Ex.: Ser honesto; Responsável; Boa fé.
  • Leis: Conjunto de normas jurídicas criadas pelo legislador e vigentes por um dado momento no país.

CONSCIÊNCIA: É o ato de julgar a si mesmo. “A voz secreta da alma”.

CONSCIÊNCIA MORAL: É o juízo da razão presente no interno da pessoa que impõe ao homem fazer o bem e evitar o mal.

VIRTUDES: É a disposição firme e constante para a prática do bem. As ações virtuosas estão relacionadas à moderação. Ex.: Equilíbrio; Sinceridade; Temperança.

VÍCIOS: Disposição constante para práticas do mal. É o excessivo ou insuficiente. Ex.: Avareza; Arrogância; Omissão.

EXCELÊNCIA MORAL: Foi criada através de uma teoria desenvolvida pelo filósofo grego Aristóteles, que considera que a virtude encontra-se no meio termo entre os dois extremos.

DEFICIÊNCIA MORAL: Está representada pelas faltas e excessos no comportamento, ou seja, pelos vícios.

FILÓSOFOS:

  • Sócrates: Filósofo grego, nascido em Atenas, no ano 470 A.C.. Considerado corruptor da juventude e inimigo da Democracia. Foi condenado a pena de morte por envenenamento (cicuta) no ano de 399 A.C.. “ Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates dizia que o vício é consequência da ignorância, pois quem age mal é porque não conhece o bem, portanto ninguém faz o mal voluntariamente. A virtude pode ser ensinada.
  • Platão: Filósofo grego, nascido em Atenas, no ano 427 A.C., discípulo de Sócrates, veio da nobreza, morreu em 347 A.C.. Suas teorias são o Dualismo (baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação) e a República (Relacionava as virtudes com as classes sociais de Atenas: Governantes e Filósofos – Prudência e Razão; Guerreiros – Coragem; Artesãos – Temperança; Escravos – Desprovidos de virtudes morais e direitos cívicos).
  • Aristóteles: Nascido na Macedônia, no ano de 384 A.C., morreu em 322 A.C., foi discípulo de Platão, fundou uma escola em Atenas chamada “Liceu”, onde os alunos eram conhecidos como periapatéticos (aprendiam enquanto passeavam com o mestre). Se opôs ao Dualismo de Platão e defendia a Teoria da Potência e o Ato (O grão é a planta em potencial, já a planta em si é o ato,  é a realização definitiva da potência. Os seres vivos estão em constante transformação de potência em ato, apenas DEUS jamais sofreu estas transformações). Criou a Teoria da Excelência moral, que mais tarde foi descrita na obra “Ética a Nicômaco”, seu filho e discípulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com