TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PROCESSO LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS NO ESTADO DA BAHIA

Por:   •  26/9/2022  •  Artigo  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE DO PROCESSO LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS NO ESTADO DA BAHIA

Caroline Santos Lisboa Rizk [1]

Carlos Eduardo Figueredo Costa1

Fabiana da Silva dos Anjos1

Alcinei Lopes Ribeiro2

RESUMO

Compreende-se que a satisfação do cliente é primordial para o sustento do comércio, e a logística é o ponto onde consegui identificar erros e oferecer estratégias para realizar otimização e melhorias, tornando a relação entre empresa e cliente satisfatória. O presente artigo teve como o objetivo desenvolver uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso no sobre o setor de entrega da empresa de móveis e eletrodomésticos  localizada no estado da Bahia. Foi observado nos processos de compra que acaba afetando o setor, no processo de carregamento e no de transporte, a partir disso foi proposto estratégias de melhorias para minimizar os danos e realizar a correção, prevenindo principalmente a insatisfação dos clientes e custos extras. 

Palavras-chave na língua do texto:, Gestão logistica. Prazo de entrega. Qualidade de entrega. Satisfação dos clientes.

INTRODUÇÃO

Segundo, Hara (2005) caracteriza logística quanto sendo todas as atividades relacionadas à aquisição e gestão de materiais, alocação e movimentação interna, aliados à ordenação física dos produtos abaixo de processados, unindo a isso à logística reversa, se esta existir.

O setor de logística atribuído a entrega/distribuição deixou de ser apenas algo operacional e passou a ser estratégico, por se tornar um diferencial nesse mercado tão competitivo.  A empresa de distribuição tem como meta a entrega dos produtos, no prazo previamente definido com o cliente, sem danos de qualidade ao ´produto e sem custos extras, demonstrando ao cliente sua preocupação com a sua satisfação e ganhando sua confiança. Com a competitividade das empresas nos dias de hoje a logística passou a ser considerada uma atividade estratégica sendo isto destaque no cenário atual, em outras palavras, o cliente atual deseja que a compra seja entregue sem erros, sem defeitos, e no prazo estabelecido.

Sendo a logística considerado um setor estratégico para os negócios de qualquer empresa, ela deve ser pensada antes mesmo do desenvolvimento do produto, com pergustas como: Como iremos embalar este produto? É necessário embalar? Qual tipo de modal iremos distribuir? Como poderemos entregar este material? São perguntas que possivelmente devem ser feitas em qualquer desenvolvimento, e no caso deste artigo ainda podemos pensar: Como poderemos entregar um guarda-roupas, ou um sofá, em um apartamento no 24o andar? E ainda sem danificar e cumprindo um agendamento previamente estabelecido?

Conforme (POZO, 2014)  o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que coloca o produto em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. 

Sendo assim, no mercado competitivo a Logística se tornou uma etapa primordial para satisfação do cliente, sendo ela muito caro,tabem se tornou uma fonte de oportunidade de redução de custos , mesmo porque , um produto que chega ao clinte danificado, gera um retrabalho e possivelmente dobra o valor investido pela empresa. 

Para que possamos entender melhor sobre, vamos pensar o que queremos, o que buscamos, o que nos satisfaz. Quando pensamos como clientes nos colocamos no lugar de consumidor e lógico que temos expectativas a ser alcançadas para que a compra seja concluída e que torne o cliente fiel e um possível divulgador da empresa. Então os quesitos pensados são: atendimento, diversidade de produtos, valor, viabilidade de pagamento, qualidade e entrega. Às vezes não vamos conquistar em todos, mas se tem algo que não podemos desapontar é no atendimento, qualidade e entrega.

Pensando como empresa buscamos conquistar o nosso cliente apresentando que temos confiabilidade, qualidade, atendimento, preço justo, e que somos os melhores no que vendemos. Para tudo isso acontecer a empresa tem que ser estruturada em uma logística completa, desde a produção até a entrega final. A necessidade de se atentar a entrega final é que não adianta o produto ter bom atendimento, preço, qualidade e falhar na entrega, pois toda a expectativa criada é destruída  e podendo levar até o cancelamento da compra e até mesmo a perda do cliente.

 

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA  Lead time Estratégias

A revisão bibliográfica deste artigo tem como propósito explorar conceitos acerca da gestão da logística, para a melhor compreensão das técnicas e estratégias adotadas com o intuito de solucionar os problemas. O planejamento e gestão da logística é de extrema importância para o sucesso da empresa, pois está diretamente ligado a satisfação final do cliente, por tanto o investimento de melhorias nesse setor se torna essencial, principalmente na parte da distribuição de mercadorias.  

  1. METODOLOGIA

O estudo em questão se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, onde foram avaliados trabalhos com as palavras chaves : Gestão logistica , Prazo de entrega, Qualidade de entrega , Satisfação dos cliente . Excluindo artigos na relacionados ao tema logístico e também artigos anteriores a 2018 .

Além disto foi feito um estudo de caso em uma empresa do ramo de venda e distribuição de eletrodomésticos com o foco da melhoria do processo de entrega dos produtos no prazo e livre de defeitos oriundos dos transportes logísticos. 

  1. ESTUDO DE CASO

O presente estudo de caso foi realizado em uma empresa do ramo de venda de móveis e eletrodomésticos para consumidor varejista, envolvendo os seguintes setores da logística: loja, centro de distribuição, transportadora que seria um serviço terceirizado. Para uma melhor compreensão foi apresentado a descrição dos processos e atividades e os seus principais problemas encontrados e a proposta de soluções. Com base no levantamento de dados realizado o mês de Abril de 2022 a Maio de 2022 foi realizado com auxílio de __________________________________ uma proposta de otimização e melhoria no gerenciamento da logística…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com