TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia construtivista

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  1.910 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP-Universidade Paulista

Curso de Psicologia

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DE PROVAS PIAGETIANAS


Goiânia

Março-2015

UNIP-Universidade Paulista

Curso de Psicologia

RELATÓRIO DA APLICAÇÃO DE PROVAS PIAGETIANAS

Relatório das atividades realizadas de Aplicação de provas Piagetianas da disciplina Psicologia Construtivista sob a orientação da professora: Inês

Goiânia

Março 2015

INTRODUÇÃO


           Jean Piaget apresenta uma proposta construtivista,que busca compreender o processo de desenvolvimento do indivíduo. Seus estudos tiveram grandes reflexos para o campo da Educação, apesar da intenção de Piaget não ter sido propriamente formular uma teoria sobre aprendizagem. Sendo assim, o propósito desse trabalho é tecer algumas considerações sobre as concepções do método psicogenético de Piaget, bem como aplicação das provas operatórias em crianças de faixas etárias diversas, para a articulação da teoria e prática.

De acordo com Piaget (2012), os denominados estágios ou fases, se dão a partir do "Estágio Sensório Motor" (0 a 2 anos), onde o contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento; o bebê constrói esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio; inteligência prática e noções de tempo e espaço construídas pela ação; o sujeito vai aos poucos, se separando do objeto. No "Estágio Pré-Operatório" (2 a 7 anos), há o aparecimento de representações mentais, desenvolvendo funções simbólicas; presença do egocentrismo: a criança não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro; não aceita o acaso, tudo deve ter uma explicação; possui percepção global sem discriminar os detalhes; se leva pela aparência ao relacionar fatos. Segue-se o "Estágio Operatório-Concreto" (7 a 11 anos), maior capacidade de descentralização, buscando identidades e diferenças, além do percebido; deduz das ações percebidas, operações implícitas através do estabelecimento de relações, classificações e séries, sempre tendo em vista objetos concretos; adquire o conceito de reversibilidade: no pensamento, ideias podem ser retomadas. No "Estágio Operatório-Formal" (11 a 14 anos), raciocínio dedutivo, formulação de hipóteses a respeito de soluções para o problema, não precisa mais limitar sua percepção a situações imediatas e concretas; ocorre um outro egocentrismo: valorização do pensamento em detrimento dos obstáculos práticos; diferenciação nítida entre o EU e o objeto. 

Jean Piaget, para melhor compreender o desenvolvimento humano, desenvolveu provas clássicas para diagnóstico do comportamento operatório, a fim de especificar o grau de aquisição de algumas noções-chaves do desenvolvimento cognitivo infantil, como a noção de conservação, que diz respeito ao entendimento de que a quantidade ou medida de uma substância permanece a mesma inclusive quando há mudanças externas em sua forma ou arranjo. A noção de seriação, que pertence às relações chamadas assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais pesado para o mais leve e vice-versa. E a noção de classificação operatória, que consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com as mesmas. Segundo Piaget, é classificando objetos que a criança estrutura o real, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual ela organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre elas.

As provas utilizadas para a elaboração desse trabalho foram “conservação de líquidos, conservação de volume, conservação de comprimento, intersecção e seriação. Essas provas têm como objetivo observar a reação de diversas crianças nos quatros períodos proposto por Piaget (Período Sensório-motor, Pré-operacional, Período das Operações Concretas e Período das Operações Formais), no seu desenvolvimento e aprendizado,utilizando a prática do método clinico, onde “Piaget” relata que as crianças podem apresentar cinco reações durante as respostas as provas operatórias, sendo duas delas manifestações de condutas significativas da aprendizagem e desenvolvimento da criança, são elas: Não-Importismo, Fabulação, Crença Sugerida, Crença Desencadeada e Crença Espontânea, uma vez que é com essas reações que apresenta as situações problema, onde podemos observar e discutir com a criança sobre suas hipóteses, favorecendo assim, a construção do conhecimento e consequentemente do desenvolvimento das estruturas operatórias do pensamento.












DESENVOLVIMENTO

RELATORIO


Provas operatórias aplicadas por Valéria de Macedo Teixeira

Informações da criança:

Nome: J.V.L.

Idade: 4 anos

Características da criança: Pele Branca, cabelos lisos e escuros, olhos castanhos.

Sexo: Masculino

Prova Conservação de Volume:

Material usado:

  • 2 copos idênticos denominado A com água  e B também com água
  • 1 copo mais estreito e  mais alto denominado C

Foi disposto diante da criança de modo visível os copos A e B, coloquei a água nos dois copos e perguntei  se  os copos A e B tinha a mesma medida ou estava com medida diferente,  ele observou e me disse que estava diferente, então junto com ele encostamos um copo no outro e medimos juntos a quantidade do líquido de cada copo para ficarem exatamente iguais. Perguntei novamente se os copos A e B tinham a mesma medida ou tinha medida diferente e disse que esta com a mesma medida.

Coloquei o liquido do copo A no copo mais estreito e alto C, perguntei se agora tinha a mesma medida ou tinha medida diferente, ele observou e me disse, que estava com medida diferente, quando questionei porquê? Ele me disse por que sim.

Observa-se que ele tem noção de quantidade quando relacionamos o copo A e B, mas perde essa noção quando afirma que no copo C tem mais liquido que no copo B, sendo que é a mesma medida só mudamos o liquido de copo.

Prova de conservação de comprimento

Material:

  • Duas réguas com setas nas pontas da mesma medida confeccionada com EVA.

Foram colocadas diante da criança duas réguas com setas nas pontas, e perguntei se elastinham o mesmo tamanho e ele disse que não, então encostei uma na outra e perguntei: e agora? Ah, agora estão do mesmo tamanho disse ele. Invertias setas das pontas de uma das réguas e perguntei: E agora elas tem a mesma medida ou tem medida diferente?  Olhando para um lado e para outro,quase saindo da cadeira, disse: são diferentes. Perguntei por que você acha que elas têm medidas diferentes? Ele me respondeu apontando com o dedo: por que esta é maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com