TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Dissertações: ATPS GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 12

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

III SEMESTRE

NÁDIA NAZARÉ DOURADO PASSOS RA 382149

GERSON DO NASCIMENTO CUNHA RA 370124

ANDREZA SILVA DE SÁ RA 363342

DJALMA RIBEIRO DE SOUZA RA 380671

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

DANTE BONETTI DE FREITAS

IRECÊ-BA

2013.

ETAPA 1

Filme Tempos Modernos X A Moderna Gestão de Pessoas.

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação à mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje. O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala.

Focar a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção, também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro. Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização. Nesta fase, as pessoas deixam de serem simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é buscarmos conhecimentos, novidades, aprendizados que a tecnologia está fazendo, mas claro que estas transformações são do homem que inventam as máquinas para ajudá-los melhorando assim nossa vida, com praticidade, eficiência e qualidade.

Diante desse cenário, a área mais atingido com a mudança foi os Recursos Humanos – RH, isso porque as organizações enxergaram que cada vez mais existe o envolvimento das pessoas no crescimento da empresa. Passaram a perceber que os funcionários são seres humanos e não máquinas que produzem com rapidez, e que todos eles têm direitos e deveres dentro de uma empresa.

ETAPA 2

INTRODUÇÃO

Neste ponto apresentaremos uma empresa com seus valores, como: missão, objetivo, visão, segmento, porte, tamanho, público alvo e quantidade de funcionários.

Faremos também um breve questionário diretivo, na qual mostraremos o modelo de gestão utilizado pela organização, desde o recrutamento e seleção à avaliação de desempenho.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Missão:

"Promover ações de saúde na atenção primária, integrada com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada, com compromisso social e qualidade técnica”.

Valores: Profissionalismo, Qualidade, Responsabilidade Social, Trabalho em Equipe, Ética.

Visão:

“Ser referência em gestão de saúde na atenção primária, garantindo o atendimento em micro-regiões no Município de Petrolina-Pe e desenvolver programas no município.”

Empresa: Hospital Municipal João José Pontes Filho (Hospital Vila Agropecuária)

Localização: Distrito de Baixa Grande, SN – Vila Agropecuária – Petrolina – Pernambuco - CEP: 56302-030.

Contato: Rodrigues Bezerra Cargo: Técnico Segurança do Trabalho

Segmento: Área Hospitalar fornece atendimento médico, ambulatorial, exames com especialidades.

Especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia, Endoscopia, Fisioterapia,

Gastroenterologia, Genética Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva, Nefrologia, Odontologia (Periodontia), Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Porte:Médio Porte 968 colaboradores.

Questionário Diretivo sobre recrutamento e seleção e avaliação de desempenho:

1° Como deve ser resolvido às divergências e as brigas internas em uma organização?

R: Agindo com maturidade, desenvolvendo treinamentos em equipes, procurando valorizar a sua importância de ter um bom relacionamento em equipe.

2° Como o profissional de RH deve enfrentar quando a empresa enfrenta problema relacionamento?

R: Dando ênfase nos seus esforços como pessoas, mostrando seu sucesso, dando a importância de seus objetivos dentro da empresa, reconhecendo suas tarefas exercidas.

3° Em sua opinião explique como deve ser a cultura organizacional de uma organização para manter um clima agradável e sem manifestação de atritos?

R: Dentro de uma Cultura organização tem que haver trocas de informações dentro do local de trabalho, assim a equipe permite entre si um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com