TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE PESSOAS

Dissertações: ATPS GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Pólo: POA ADVENTISTA

Tutor: Mário César Alves

Adriana Fátima Masiero RA 435801

Iria Cappelletto RA 417899

Maria Ester T. de Amorim RA 423786

Priscila Corrêa Maldonado RA 412977

Taira Marcele Zanfelice RA 405828

GESTÃO DE PESSOAS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Semestre 3º

Porto Alegre/RS

Abril / 2014

ATPS: DISCIPLINA - GESTÃO DE PESSOAS

Semestre 3º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Gestão de Pessoas do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial Mário César Alves professor EAD Prof. Msc. Mônica Satolani

Porto Alegre/RS

Abril / 2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo ressaltar e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais

ETAPA 1

Passo 1.

Definição de Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão e Pessoas no contexto é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, a partir disso temos a moderna Gestão de pessoas. No entanto, se faz necessário observar que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Atualmente, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Nos dias de hoje a humanidade vem sofrendo uma grande mudança e muito rápida, onde toda a informação se tornou essencial devido à globalização. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado, sendo que hoje os papeis se invertem com a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas:comando para a orientação; era industrial para a era da informação; rigidez para a flexibilidade; atividade solitária para a atividade solidária; tempo integral para o tempo parcial; trabalho manual para o cerebral; especialização para a multifuncionalidade; foco no produto para o foco no cliente; gerentes para líderes ou gestores; Recursos humanos para parceiros de negócios;capital financeiro para o capital intelectual;entre outras.

Os consumidores são mais exigentes, um número cada vez maior chega cada dia ao mercado valorizando a competitividade, o ciclo de vida dos produtos se reduz, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento à velocidade é fundamental. Acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. As pessoas exigem cada vez mais de informação e tecnologia que se tornou uma ferramenta essencial para o processo, devido as tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente, comunidade e no social,renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

“As pessoas não são recursos que a organização consome, utiliza e que produzem custos. Ao contrário, as pessoas constituem fator de competitividade, da mesma forma que o mercado e a tecnologia.”Chiavenato, 1999.

Passo 3

Relatório entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.

Por volta do século XVIII, houve uma mudança radical na estrutura da sociedade. O homem passou a ser substituído pela máquina, que produzia mais e custava menos do que a mão de obra humana, sem o ritmo acelerado de produção em massa exigido pelo novo sistema. O pensamento humano passa a questionar regras seguindo um pensamento antropocêntrico. Buscando soluções para o que se achava antes não ter.

A sociedade não apresentava uma mobilidade e se concentrava no campo e esse novo sistema rompe esse paradigma. O filme Tempos Modernos retrata essa nova situação, a alienação pela produção contínua e acelerada, o cenário urbano, não mais feudal, a pressão e opressão dos patrões sobre os empregados, a desvalorização do ser humano, o surgimento de um novo regime, o capitalista e o seu fortalecimento devido ao consumismo e a queda do sistema feudal, a repressão policial e o proletário sendo engolido por esse novo regime, a crise financeira, fechamento de fábricas, fome, greves, violência, o sonho da casa própria, o avanço da mulher na sociedade ao ingressar no mercado de trabalho. Servindo como um alerta contra os riscos oriundos do capitalismo.

A sociedade do conhecimento impõe mudanças profundas em todos os perfis profissionais. A informação, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com