TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO EM PESSOAS

Exames: ATPS GESTÃO EM PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  6.067 Palavras (25 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 25

Técnicas de Recrutamento e Seleção

(Desafio de Aprendizagem)

Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Tutor Presencial:

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Cidade - SP

Mês/Ano

Técnicas de Recrutamento e Seleção

(Desafio de Aprendizagem)

Trabalho apresentado como exigência parcial de avaliação na matéria de Técnicas de Recrutamento e Seleção do curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

I – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos para a empresa “Brasil Confecções”, buscando suprir as necessidades da referida empresa no que diz respeito a sua crescente expansão. Hoje, em razão da quantidade de peças/produtos, resultado da parceria desenvolvida com os clientes e com exportações para os EUA e Europa, a “Brasil Confecções” cresceu e tornou-se uma grande empresa.

Dessa forma iremos procurar nesse trabalho justificar a importância da gestão de pessoas assim como apresentar e sugerir as possíveis ferramentas utilizadas no referido processo.

“As pessoas são admitidas por sua competência técnica, demitidas por sua incompetência interpessoal e promovidas por sua capacidade de liderança.”

Clauss Moller.

Considerando que a gestão de pessoas é algo fundamental para a sobrevivência e o desenvolvimento de uma empresa, a contratação de um profissional Analista de Recursos Humanos acaba se tornando uma importante medida a fim de dar o suporte necessário para o crescimento de forma ordenada e controlada da “Brasil Confecções”, melhorando assim a sua competitividade no mercado.

Esse Profissional atuará diretamente no recrutamento e seleção, através de processos internos e externos. Também será responsável pela capacitação dos funcionários da empresa; pelo processo de avaliação de desempenho dos mesmos, fazendo uso também de técnicas motivacionais que serão importantes para a manutenção e/ou ampliação do espírito de coletividade do grupo.

O Analista de Recursos Humanos desempenhará também as atividades de administração de pessoal, como contratos, salários e benefícios; o controle de férias, banco de horas e licenças diversas.

É importante que o Analista de Recursos Humanos busque sempre melhorias nos benefícios e condições de trabalho, que possibilitem um ambiente adequado e agradável a todos os funcionários da empresa.

Dessa forma, num cenário de mudanças rápidas e profundas que caracteriza o momento em que o mundo e as empresas estão atravessando, e em espaços de tempos cada vez menores é fundamental a importância, para a “Brasil Confecções”,

ETAPA 1

Conceitue Recrutamento e Seleção:

“Recrutamento” é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.

As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora, neste caso, correspondendo à pesquisa no mercado de recursos humanos. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores de talentos – headhunters; consultorias na área de Recursos Humanos; banco de talentos das empresas; redes sociais profissionais na internet como Linke-in, Plaxo e Via6 - vêm crescendo o uso de Redes Sociais onde os profissionais se cadastram evidenciando suas experiências e qualificações e formam uma rede com outros profissionais do seu network. Nessas redes, os profissionais podem fazer recomendações em relação aos outros contando o que observaram quando trabalharam juntos.

“Seleção”: Após o processo de Recrutamento, vem o processo de Seleção, cujo propósito é o de agregar colaboradores que atendam às necessidades funcionais da empresa. O Processo de Seleção visa escolher dentre uma lista pré- definida de candidatos, aquele colaborador cujo perfil, melhor se adapta ao cargo requisitado por um determinado departamento dentro de uma Organização. Segundo Chiavenato (1983), O processo de seleção pode ser definido singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.

Conceitue Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos

“Mercado de trabalho” é a relação entre a oferta de trabalho (vaga) e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provoca o surgimento e as condições dessa relação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com