TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer uma resenha cientifica

Por:   •  21/9/2015  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

-Como fazer uma resenha

Davi José Vasconcelos Fróes[1]

          De acordo com Parra Filho e Santos (2001), resenha é um trabalho, crítico, exigente, pessoal  e  criativo de apresentação e apreciação do conteúdo de uma obra, que pode ser um filme, uma peça teatral, livros literários, livros acadêmicos científicos, etc.  Neste tipo de trabalho o aluno precisa conhecer o assunto para estabelecer comparações com outras fontes de conhecimento na mesma área e com isso desenvolve maturidade intelectual para fazer avaliação.

          Recomenda-se ao resenhista adotar uma posição crítica em relação à obra, indo além da simples exposição condensada das ideias do autor. Um método interessante para elaboração de uma resenha é buscar o aprofundamento dos conhecimentos á respeito do assunto á ser criticado. Caso não tenha conhecimento aconselha-se busca-lo, pois um julgamento superficial transforma o trabalho do crítico em apreciação sem fundamento.

          Para obter um conhecimento completo do texto, artigo, capitulo ou livro a ser criticado deve-se utilizar da técnica de leitura analítica, isto é, analisar as ideias contidas no texto , fazendo a distinção entre o verdadeiro e o falso, os pontos de semelhança e dessemelhança entre os conceitos , concordando ou discordando, porém sempre respeitando as ideias do autor e procurando embasar a crítica em outros autores ou evidências respaldadas em fatos, entretanto, não se limitando apenas á leitura superficial, mas exigindo um aprimorado estudo analítico de toda a fonte em foco.

          Na resenha, é necessário partir da leitura analítica do material, obtendo assim, um profundo conhecimento das ideias do autor e de sua posição no contexto acadêmico, social e político, entre outros. De posse do conhecimento analítico, o resenhista, deve utilizando-se de parágrafos, sintetizar o assunto e apontar os pontos negativos, as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores, e ao mesmo tempo, apontar os aspectos positivos da obra, elogiando-a, evidenciando, assim, por parte do resenhista, justiça ao apreciar.

          A aplicação da leitura analítica na obra em questão, além de permitir ao resenhista um profundo conhecimento da mesma, ajuda-o a não deturpar o pensamento do autor, o que seria uma atitude inadmissível, isto é, não condizente com uma postura científica de avaliação.

          É bom o resenhista dizer se a pesquisa é teórica ou fruto de experimentações, se apresenta exemplos, tabelas, gráficos, devidamente comentados; e se a obra tem objetivos didáticos e se possui exercícios.

          Uma boa resenha obedece  a sequência lógica do texto e mencionando o capítulo e a página da ideia fruto de crítica para possibilitar uma consulta rápida ou esclarecer dúvidas.

          Para finalizar as orientações ao se elaborar uma resenha, deve-se estar atento à sua estrutura, que deve constar de:

  • Referência completa do texto, artigo, capítulo ou livro a ser resenhado, de acordo com as normas vigentes da ABNT,
  • Credenciais ou qualificação do autor da obra: informações gerais sobre sua formação acadêmica, ocupação atual, área de pesquisa, publicações, experiências de quem fez o estudo, quando, por que, onde,
  • Apresentação do conteúdo da obra: é nessa etapa que serão colocadas as ideias maiores da obra, isto é, a síntese das ideias principais, apresentando-se as conclusões e a metodologia do autor expondo as teorias ou referências nas quais o autor se baseou, respondendo as questões : qual o assunto?, De que modo é tratado?,
  • Apreciação crítica: mérito, estilo, forma e indicação da obra, avaliação geral da obra, analisando-se qualidade e consistência dos argumentos, o resenhista apresenta sua posição frente a obra, analisando-a. Lança também um olhar para as Fontes, teor e outros autores mencionados no texto. Identifica os vários tipos de contexto nos quais a obra ( texto, artigo, capítulo ou livro) está inserida: contexto histórico e social, contexto político e literário,etc.

Espero ter auxiliado com essas orientações, bom  trabalho !

         

         


...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com