TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação

Por:   •  30/9/2019  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Acadêmico de Engenharia Civil, da UFPI

Conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação.

LUCKESI, Cipriano. Fazendo Universidade: Uma proposta metodológica. 6°.ed. São Paulo: Cortez, 1991,47-59p.

Nascido em 23 de fevereiro de 1943, em Charqueada no estado de São Paulo, Cipriano C. Luckesi tem formação bem vasta e diversa, Bacharel em Teologia pela Instituição de Teologia Nossa Senhora de Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de são Paulo; sendo este Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador; onde o mesmo também é Mestre em Ciências Sociais graduado pela Faculdade de Filosofia e ciências Humanas, da UFBA( Universidade Federal da Bahia); tendo como Doutorado em Educação: Filosofia e História da Educação, pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Psicoterapeuta em Biossíntese, se formou no Centro de Biossíntese da Bahia, Terapeuta de formação da Dinâmica Energética do Psiquismo, que fica em Salvador na Bahia.

No texto conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação: o autor Cipriano Luckesi aborda debates sobre as formas de como o conhecimento pode ajudar o ser humano a agir, se posicionar e atuar na sociedade em qualquer âmbito que o mesmo esteja integrado.

O tratamento do ser humano como mundo, segundo o autor, se difere de algumas maneiras e ao pensar nessas diferentes ações nos tonamos seres de reflexão que procura conhecer o mundo.

Para Luckesi (1998,p.50) o conhecimento do mundo nos possibilita de deixar de ser submisso ao mundo, onde o fato de conseguir organizar os dados, mostra que o ser humano é capaz de dominar as regras do mundo. A partir desse conhecimento adquirido pelo homem sobre o mundo é possível ter compressão teórica de alguma coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com