TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta básica e importante para entendimento do mercado onde se pretende atuar. Esta é um meio para obter informações e orientar para a tomada de decisões estratégicas a respeito de determinado problema neste setor.

Nesse sentido é importante observar que existe a necessidade de haver um ou mais questionamentos prévios a serem respondidos e a pesquisa de mercado deve ser direcionada para esses objetivos.

As principais perguntas que podem respondidas com o suporte de uma pesquisa de mercado são:

  1. Definição ou expansão da área geográfica de atuação,
  2. Entrada em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição,
  3. Lançamento de novos produtos e serviços,
  4. Alteração em produtos e serviços,
  5. Dimensionamento de equipe de vendas e de rede credenciada,
  6. Escolha de um ponto comercial,
  7. Definição da qualidade e da diversificação dos produtos e serviços a ser comercializados,
  8. Definição dos meios de divulgação mais adequados,
  9. Ajuste de preço de oferta,
  10. Posicionamento de produtos e marcas,

Dentre as perguntas acima listadas, o estudo que dará suporte à inserção no mercado do produto denominado de YYYY, deve responder às seguintes questões:

  1. Definição da área geográfica de atuação.
  2. Entrada em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição.
  3. Definição da qualidade e da diversificação dos produtos e serviços a ser comercializados.
  4. Ajuste de preço de oferta.

Vale ressaltar que o Estudo de Mercado não responde por si às questões fundamentais de cada projeto, mas fornece suporte para a tomada de decisões estratégicas. Considerando essas premissas, o Estudo de Mercado do YYYY é aqui apresentado estruturado nas seguintes etapas:

Etapa I – Identificação do Produto, fornecedores, consumidores e suas correlações,

Etapa II –Coleta de Dados e Informações (pesquisa de campo qualitativa e qualitativa),

Etapa III – Análise das Informações Coletadas,

Etapa IV – Recomendações e conclusões.

  1. OBJETIVO

A Pesquisa de Mercado do YYYY tem como objetivo obter informações junto a fornecedores e usuários desse produto, além de efetuar uma pesquisa induzida comparativa da introdução do produto como alternativa ou de forma complementar a utilização de blocos de concreto.

Os dados coletados, assim como as análises comparativas e de cenário do mercado de blocos de concreto devem subsidiar as decisões e estratégias de inserção do YYYY.

  1. ETAPA I – IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO, CONSUMIDORES E SUASCORRELAÇÕES:

3.1        Caracterização Física do Produto

BLOCOS DE CONCRETO:

Os blocos de concreto são obtidos pela mistura homogênea de areia, brita e cimento de alta resistência inicial. Sua aplicação é a mais variada possível, sendo utilizado para fazer alvenarias, alicerces, arrimo e pisos, entre outros.

Os blocos de concreto aparente apresentam as faces lisas, o que dispensa o reboco, podendo ser instalado aparente ou receber aplicação de pintura direta. Conforme a sua resistência a compressão, os blocos de concreto podem ser aplicados em alvenaria de vedação ou blocos para alvenaria estrutural. A diferença entre o bloco de vedação para o bloco estrutural está no valor de sua resistência que é fixado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para utilização como piso de áreas externas, o bloco de concreto pode ter diversas aplicações e formatos, conforme a sua destinação (Figura 1). Em todo caso, a opção por pisos intertravados confere maior facilidade de instalação e maior resistência quando aplicados em vias com tráfego médio e pesado, apresentam uma vida útil mais elevada.

Pisos de Concreto Retangulares:

[pic 1]

Pisos de Concreto Sextavados:

[pic 2]

Pisos de múltiplas faces:

[pic 3]

Pisos ecológicos:

[pic 4]

Piso raquete

[pic 5]

Figura 1

YYYY:

A caracterização física do produto YYYY foi fornecida pela XXXX, que disponibilizou o descritivo do projeto conceitual do mesmo, elaborado pelo consultor aaaa Trata-se de bloco cerâmico -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

YYYY

Figura 2

As premissas adotadas no desenvolvimento do YYYY foram:

 (1) implantação de fábrica com capacidade para atender demanda de produção de 100 ton/mês, equivalente a aproximadamente 1000 peças/mês, com dimensões de  100 x 100 mm2;

(2) espaço físico industrial capaz decomportar a triplicação da capacidade inicial;

(3) terreno disponível com área de 100 x 100 m2;

(4) conformação do produto via prensagem;

O processo foi dimensionado para a produção de uma gama variada de tipos de YYYY de espessuras Contudo, para efeito de dimensionamento do processo, foi considerado o produto retangular de dimensões finais 100x100 mm3, adequado para o uso na pavimentação de áreas externas de tráfego pesado.

O resultado dos ensaios realizados, se comparados com o bloco de concreto, o YYYY apresenta, em geral, maior resistência à compressão, porém, maior desgaste abrasivo.

Entretanto, considerando a proximidade entre os resultados alcançados, pode-se caracterizar o YYYY com características similares ao bloco de concreto. A diferença mais significativa está na coloração do YYYY, sempre Branco.

3.2        Identificação do Consumidor e do fornecedor

        

Os blocos de concreto para aplicação em pisos de revestimento são, em geral, aplicados em passeios, praças e demais logradouros públicos. Também se aplica no pavimento de vias públicas ou particulares de tráfego baixo (estacionamentos e condomínios), médio ou elevado, dependendo da resistência que nesse caso varia de 35 a 50 MPa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com