TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DA KIKÃO BURGUERS

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Curso de Graduação em Engenharia de Produção

Renan Leite 744555

José Renan 744502

Guilherme Penna 744476

Henrique Augusto 744482

''ESTUDO DE CASO''

São Paulo

2017

Estudo de caso

Estudo de caso é um método de pesquisa qualitativo, que visa solucionar um fenômeno onde geralmente o pesquisador não tem muito controle sobre. A necessidade da pesquisa de estudo de caso surge do desejo de entender fenômenos sociais complexos. É um método abrangente em diversas áreas. Para Yin (2005, p.32), “... o estudo de caso é uma forma de se fazer pesquisa empírica que investiga fenômenos contemporâneos dentro de seu contexto de vida real, emsituações em que as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não estão claramente estabelecidas, onde se utiliza múltiplas fontes de evidências.”

Existem três tipos de estudo de caso: exploratório, descritivo, explanatório. O exploratório é utilizado, principalmente, em situações onde o fenômeno avaliado não possui um conjunto claro de resultados. Já o descritivo, é usado para descrever o fenômeno em questão. E por fim, o explanatório, que é utilizado em situações em que há a necessidade de se estabelecer relações entre as variáveis para explicar o fenômeno.

Estratégias de Pesquisa

A estratégia de pesquisa, segundo Yin (2005), define a maneira como os dados serão coletados e analisados. Contudo, o autor alerta que cada tipo de pesquisa apresenta vantagens e desvantagens singulares, portanto cada estudo deve ser analisado com paciência para que se escolha a melhor estratégia de pesquisa possível.

Conforme Yin (2005), há cinco principais estratégias de pesquisa: experimentos, análise de arquivos, pesquisas históricas e estudos de casos. E cada uma delas, segundo o próprio autor, teria relação com: o tipo de questão que abrange a pesquisa; a quantidade de controle sobre os fenômenos que tem o pesquisador.

Yin (2005) ressalta que para diferencias as estratégias de pesquisa é necessário identificar o tipo de questão de pesquisa, ou seja, como, por que, o que, onde, quanto, quem. De acordo com o autor, perguntas do tipo o que podem caracterizar uma estratégia exploratória, por exemplo. Definir as questões da pesquisa é um dos passos mais importantes em um estudo de pesquisa, segundo Yin (2005).

As pesquisas históricas, conforme Yin (2005), acontecem quando o pesquisador não tem acesso ao fenômeno estudado. Este tipo de pesquisa, normalmente, tem relação a fatos passados. Porém, segundo o mesmo autor, eventualmente ocorrem pesquisas históricas sobre questões atuais, e neste caso, esse método se sobrepõe ao método de estudo de caso.

Importância do Projeto de Pesquisa

Para se ter inicio de qualquer estudo, é preciso ter em mente um projeto de pesquisa. Através dele que serão unidas as ideias por trás dos estudos que serão feitos, onde são determinados os problemas a serem discutidos e as possíveis conclusões o qual o estudo irá buscar. Assim, a elaboração do projeto de pesquisa tem influência direta nos resultados que serão obtidos, já que servirá como um guia para o pesquisador. Como mostra Nachmias & Nachmias (Apud, YIN, 2001, p. 41), o projeto de pesquisa:

“conduz o pesquisador através do processo de coletar, analisar e interpretar observações. É um modelo lógico de provas que lhe permite fazer inferências relativas às relações causais entre as variáveis sob investigação. O projeto de pesquisa também define o domínio da generalização, isto é, se as interpretações obtidas podem ser generalizadas a uma população maior ou a 1 situações diferentes.”

Ao projetar um projeto de pesquisa, o plano deve seguir um esquema o qual terá que responder a quatro problemas: quais questões estudar, quais dados são relevantes, quais dados coletar e como analisar os resultados (Yin, 2001).

Elaboração do projeto de pesquisa através do método de estudo de caso

Ao definir o método a ser utilizado no projeto, deve levar em consideração se será possível obter resultados por meio do mesmo. Segundo Gil (2002, p. 137-138) quando a pesquisa busca um aprofundamento maior, não limitando apenas ao nível descritivo, o método de estudo de caso torna-se recomendável.

Quando se trata do projeto de pesquisa em estudo de caso, Yin (2001) fala em cinco componentes importantes que ajudaram o pesquisador no processo de pesquisa:

As questões de um estudo: Gira em torno das questões “como” e “por que” do estudo a ser feito.

Proposições do Estudo: Examinar o trabalho e saber onde e o que procurar

Unidade(s) de análise: Definição de como é o caso a ser estudado.

A lógica que une os dados às proposições e os critérios pra se interpretar as descobertas: Analise dos dados estudados

Para tratar desses componentes que antecedem o projeto de pesquisa, Yin (2001) fala que é preciso criar uma teoria a qual irá ajudar o pesquisador a utilizar o método de pesquisa de estudo de caso de uma forma correta,

Critérios para Julgamento de Projeto de Pesquisa

Em uma analise do projeto de pesquisa, Yin (2001) fala sobre quatro testes lógicos, sendo fidedignidade, credibilidade, confiabilidade e fidelidade dos dados.

A validade é o teste mais utilizado para avaliação em pesquisas qualitativas, utilizada na obtenção de informações individuais, tanto de indivíduos quanto de grupos, sendo muito importante no estudo de caso. Segundo YIN (2001, p. 55) “quatro testes vêm sendo comumente utilizados para determinar a qualidade de qualquer pesquisa social empírica”.

Validade do constructo: É preciso cumprir duas etapas: selecionar os tipos específicos de mudanças que devem ser estudadas e demonstrar se realmente refletem os tipos específicos de mudanças que foram selecionadas. (YIN, 2001, p. 57)

Validade interna: Refere-se aos estudos de caso causais e pode ser estendida ao problema mais amplo de se fazer inferências. (YIN, 2001, p. 58)

Validade externa: Trata do problema de saber se as descobertas de um estudo são generalizáveis além do estudo de caso imediato. (YIN, 2001, p. 58)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com