TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: TUBO MULTICAMADA SIGAS

Por:   •  20/4/2019  •  Dissertação  •  5.877 Palavras (24 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 24

COMPARATIVO DE CUSTO ENTRE INSTALAÇÕES DE GÁS PREDIAL QUE UTILIZAM TUBOS DE AÇO CARBONO PRETO E TUBOS MULTICAMADA SIGÁS

 

Joathas Rocha de Freitas

RESUMO

Diante do aumento de competitividade entre empresas da construção civil, redução de margens de lucro e consumidores à procura de imóveis mais baratos e de boa qualidade, a inovação tecnológica desponta como excelente alternativa para redução dos preços. Tal inovação se dá por melhoria nos processos construtivos, implementação de novos produtos ou ambas. Em muitos casos um novo produto promove redução de etapas construtivas, aumento de produtividade, redução de desperdícios e melhoria da qualidade. Nesse interim, o setor de instalações prediais não se mostra diferente. Nos últimos anos surgiu uma infinidade de novos produtos, novas ferramentas e novos métodos. Este se trabalho se dedica a avaliar o impacto financeiro da utilização de uma tecnologia recente em condução de gases para uso residencial, isto é, comparar a utilização de tubos e conexões multicamada com alma de aço revestido de polietileno amarelo à utilização de tubos e conexões de aço carbono preto. Tal comparação foi feita de forma bastante assertiva, pois considera a utilização real em duas obras prediais na cidade de Natal/RN, pertencentes à mesma construtora e cuja arquitetura do edifício é idêntica. Além disso, nas duas obras as instalações prediais foram executadas pela mesma instaladora terceirizada, que alocou praticamente os mesmos colaboradores. As obras foram construídas em anos diferentes, por isso foi realizada nova pesquisa de preço com os mesmos fornecedores a fim de eliminar possíveis diferenças monetárias. A partir destes dois casos pesquisados, a utilização de tubo multicamada se mostrou mais vantajosa financeiramente, custando R$ 1.502,52/pavimento, enquanto que o uso de aço carbono custou R$ 1.672,38/pavimento (apenas tubos, conexões e teste de estanqueidade), representando uma economia de 10,16% no custo direto da atividade.

Palavras-chave: Comparativo de custos. Tubos. Multicamada. SIGÁS. Instalações de gás. Natal/RN.

1 INTRODUÇÃO

        

O intuito deste documento é apresentar um estudo bem realista e fidedigno com a realidade atual do mercado a fim de garantir a qualidade da informação, esclarecer o cenário atual do objeto em estudo e servir de subsídio para análise e possíveis tomadas de decisão por construtores, incorporadores, fabricantes, estudiosos e consumidores.

        Esta avaliação é focada especialmente na verificação e comparação orçamentária, considerando todos os aspectos que envolvem um orçamento, seja ele de material, serviço, produtividade, custo de mão-de-obra e outros fatores que possam afetar o custo total da atividade.

        Para elaboração de um orçamento se faz necessária uma base de informações preliminares que posteriormente serão unidas para a montagem da planilha orçamentária. Dentre algumas dessas informações estão os serviços, as quantidades dos serviços, os itens que compõe os serviços que podem ser os materiais, equipamentos e mão de obra, além do preço desses itens. Este conjunto de dados é organizado em linhas gerais, como mostram as figura 1.1 e 1.2 a seguir:

[pic 1]

Figura 1.1 – Exemplo de planilha orçamentária. Fonte: Autor 2017

Para se comparar o orçamento de instalação de dois materiais diferentes é importante verificar sob quais condições estes materiais foram instalados, ou seja, é relevante saber qual a equipe necessária, qual a experiência das equipes com instalações de gás, com o manejo do material, qual o conhecimento do local de trabalho, quais as exigências de segurança para cada material e saber quais equipamentos e ferramentas fazem parte da atividade ou de sua preparação, para, por último, conseguir estimar a produtividade média. Por isso, é importante que a apropriação ou base de dados seja bem confiável e que a partes envolvidas sejam consultadas, por exemplo, o fabricante, a equipe de campo da construtora e a equipe de instalação.

Muitos profissionais e agentes do setor de construção civil questionam a viabilidade econômica de novas soluções tecnológicas. No setor de instalações prediais de gás não é diferente. Há hoje uma discussão quanto à economicidade de utilização de tubos e conexões multicamada em relação às soluções convencionais: tubos e conexões de aço carbono ou cobre. Os fabricantes de novos materiais obviamente colocam que é evolução quanto à qualidade, que há redução de mão-de-obra e que esta redução compensa o alto valor do produto. Por outro lado, alguns profissionais questionam quanto à economia final, pois na construção civil em geral os custos de mão-de-obra são menores que os custos com materiais, o que reduz a vantagem de ter uma equipe enxuta.

A partir deste contexto, este trabalho busca comparar tubos e conexões multicamada com alma de aço revestido de polietileno amarelo à utilização de tubos e conexões de aço carbono preto comumente usados nas instalações prediais de gás no mercado local da cidade de Natal/RN.

Este trabalho não faz consideração quanto à qualidade dos materiais visto que ambos possuem certificação nacional e internacional de qualidade atendendo às normas e especificações técnicas que regem o assunto. Quando bem instalados, estes materiais atendem às exigências de projeto quanto à segurança, desempenho, eficiência e conforto. No case em questão, ambos foram aprovados pela construtora, pelo projetista e pelo Corpo de Bombeiros do RN, comprovando o atendimento às exigências mínimas para fabricação e utilização.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Uma obra ou construção pode ser dividida em várias etapas como: fundações, estruturas, alvenaria, cobertura, instalações prediais, etc. As instalações prediais são de fundamental importância e podem ser entendidas como um sistema que tem a finalidade de suprir os usuários de condições de habitabilidade e higiene e segurança.

2.1 ORÇAMENTO DE OBRAS

        Segundo Mattos (2006, p. 26), “orçamento é a descrição de todos os insumos, devidamente quantificados e multiplicados pelos respectivos custos unitários, acrescidos das despesas indiretas, lucro e impostos gerando então o preço total”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (756.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com