TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia: Estudo de caso em biblioteca universitária

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

                            UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

                                Curso Engenharia de Produção

[pic 1]

                               Trabalho de Modelagem e Simulação de Sistemas

               Ergonomia: Estudo de caso em biblioteca universitária

Grupo 01: Djamila
Eduardo de Araujo Bautitz ;
Felipe;
Matheus;
Nathália da Silva Pereira;
Vivian Carvalho Cardoso da Silva

                                   Campus Centro IV- Praça XI

                                                          Rio de Janeiro

                                                   2019.1

Essa pesquisa tem como objetivo estudar, analisar e apontar a satisfação dos usuários no que se refere os aspectos ergonômicos da biblioteca da Universidade Estácio de Sá, o estudo da ergonomia tem importância da adequação dos objetos aos seres vivos, no que refere - se a segurança, conforto e eficácia no uso.

Tivemos a ideia do tema após observar que tínhamos deficiências em relação ao conforto na biblioteca da Universidade, já que como sugerido pela professora fizéssemos um trabalho que pudesse ser aplicado a uma melhoria no campus. Observamos também, que após 1 hora de estudo na biblioteca, alguns alunos reclamam de desconforto e dores em determinadas regiões do corpo por causa da postura inadequada proporcionada pelas mesas e cadeiras da biblioteca, para sabermos qual é o padrão físico dos alunos do campus, e alinharmos com os padrões e normas de ergonomia para bibliotecas.

Será analisado o ambiente da biblioteca como um todo (salas de estudo, mobiliário, iluminação, temperatura, disposição dos móveis, layout). Com o propósito de entender os pontos em questão, e foram estabelecidos objetivos específicos, o primeiro será descrever os aspectos físico-ambientais da biblioteca vinculados à ergonomia real, e o segundo verificar a percepção dos usuários e o grau de satisfação em relação à biblioteca utilizado a Lógica Fuzzy.

REFERENCIAL TEÓRICO

Ergonomia

Segundo a Ergonomics Research Society (1950) :

 ’’ Ergonomia é um estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.

Na ABERGO(Associação Brasileira de Ergonomia) considera a definição aprovada em 2000 pela Associação Internacional de Ergonomia :

‘’Ergonomia(ou fatores Humanos) é a disciplina científica que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema de trabalho, aplicando os princípios teóricos, dados e métodos, a fim de realizar projetos para otimizar o bem estar humano e o desempenho geral desse sistema.’’

Segundo Iida (2016) a ergonomia, é o estudo da adaptação do trabalho ao ser humano, mais o trabalho aqui tem um significado amplo, abrangendo as atividades:

  • Planejamento e projeto, que ocorrem antes do trabalho realizado.
  • Monitoramento, avaliação e correção, que ocorrem durante a execução desse trabalho.
  • Analises posteriores das consequências do trabalho.

Iluminação

Segundo Iida(2016) a iluminação e cores são essenciais para o trabalho humano porque grande parte das informações ambientais é captada pela visão. O correto planejamento da iluminação e das cores contribui para prevenir erros na leitura de instrumentos visuais, aumentar a satisfação no trabalho e melhor produtividade, além de reduzir os erros, a fadiga e os acidentes. Tem também um efeito subjetivo, pois ambientes bem iluminados.

Segundo Iida(2016) o sistema de iluminação, assim como a escolha do tipo de lâmpadas, luminárias e a distribuição destas dependem das características do trabalho a ser executado. Existem basicamente 3 tipos de sistemas de iluminação:

ILUMINAÇÃO GERAL- a iluminação geral se obtem pela colocação regular das iluminarias em toda área, garantido-se assim, um nível uniforme de iluminamento sobre o plano horizontal. Deve haver um cruzamento dos cones de luz acima da superfície de trabalho, para que não criem regiões sombreadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com