TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Análise técnica de segurança

Por:   •  1/9/2017  •  Dissertação  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA

CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE RISCO

       

NOVO HAMBURGO

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         2

2 ESTUDO DE CASO        3

2.1 IMAGEM DA SITUAÇÃO DE RISCO        3

2.2 ABORDAGEM INICIAL         4

2.3 ANÁLISE CRÍTICA         4

3 CONCLUSÃO         5

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é alertar os trabalhadores a seguir as regras de segurança, utilizando os EPIs adequados e assim, se proteger dos riscos e evitar problemas futuros.

Grande parte dos problemas relacionados desta imagem é pela falta de instrução do técnico em segurança do trabalho e do empregador.

Este estudo de caso se justifica pelo fato de o empregado estar realizando um trabalho de forma incorreta.

  1. ESTUDO DE CASO

 

  1. Imagem da situação de risco

Este trabalho será baseado na análise da imagem abaixo.

[pic 1]

  1.  Abordagem inicial

O uso incorreto dos EPIs pode ocasionar riscos ao trabalhador como, cair e bater com a cabeça, quebrar uma perna, problemas que podem ser fatais gerando um transtorno a sociedade, e sofrimento a família.

O empregador pode responder criminalmente este caso, assim como o técnico em segurança. Por tanto, é obrigatório que a empresa tenha um profissional de segurança do trabalho para instruir sobre os riscos aos seus empregados e tomar as devidas providências para evitar acidentes.

  1. Análise crítica

Analisando a imagem percebemos alguns riscos que o trabalhador corre. Ele não está utilizando todos os EPIs conforme a NR-6 que trata sobre equipamentos de proteção individual.

No item 6.3 da referida norma, consta que a empresa é obrigada a fornecer de forma gratuita todos os EPIs adequados ao risco. Para o desenvolvimento da atividade exposta na imagem, seria adequado o uso de capacete para proteção contra impactos, protetor facial, máscara respiratória, além de luvas adequadas e mangas de proteção para a atividade de soldagem.

É possível perceber que o trabalhador desenvolve uma atividade considerada perigosa conforme NR-16, pois trabalha na operação de soldagem com produtos inflamáveis. Os cilindros inflamáveis se encontram em área não delimitada pelo empregador conforme é mandatório na norma em seu item 16.8.

Conforme a NR-35, que trata da segurança e saúde no trabalho em altura, é considerado um risco ao trabalhador sua plataforma de trabalho de forma improvisada. O item 35.1.2 da norma considera como trabalho em altura atividades executas acima de 2,00 metros do nível inferior, onde haja risco de queda.

É responsabilidade do empregador assegurar que será realizada a Análise de Risco e desenvolver o procedimento para esta atividade além de avaliar o local de trabalho. Também conforme a norma é necessário que o empregador assegure que a atividade tenha supervisão. Ao trabalhador cabe interromper suas atividades sempre que constarem evidências de risco no trabalho. Percebemos também a falta de sistema de proteção adequado a reduzir os fatores de queda.

Para resolver os diversos problemas de segurança encontrados neste caso, é necessário realizar uma Análise de Risco adequada antes de iniciar os trabalhos. Após isso o empregador deve providenciar todos os equipamentos adequados ao andamento seguro da atividade. A área deverá ser isolada para que somente os envolvidos na atividade tenham acesso. Também se faz necessário o acompanhamento do técnico de segurança em toda a atividade por se tratar de um trabalho em altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (547.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com