TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Construção de uma Edificação

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

IGOR SANTOS CONCEIÇÃO

ESTUDO DE CASO DE CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL

SALVADOR

2019

IGOR SANTOS CONCEIÇÃO - 141003674

ESTUDO DE CASO DE CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL

Trabalho apresentado para a disciplina Gestão da Produção e Organização do Canteiro de Obras, no curso de Engenharia Civil, turma ECV8AN, do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.

Docente: Prof. Ronaldo Costa Santos

SALVADOR

2019

  1. INTRODUÇÃO

Planejamento de obra, é uma área da construção civil que ganha uma grande importância no século XXI, devido a mudanças nos cenários econômicos, a globalização, o aumento da competitividade, isso gerou a necessidade das empresas que trabalham com construção civil se tornarem indústrias, trabalhando com números mais precisos, prazos mais bem calculados, para assim aumentar a produtividade tornando-se empresas cada vez mais competitivas.

A área de planejamento de uma empresa da construção civil é uma das áreas mais importantes para se viabilizar a construção de uma edificação. É desta área que vem grande maioria dos estudos técnicos, especificações de execução e prazos (que se relacionam diretamente com custos). É a partir dos estudos realizados pela área de planejamento e projetos que se torna possível fazer um orçamento fidedigno.

O presente trabalho consiste em uma breve estudo de caso da construção de um edifício residencial. O estudo de caso tem o objetivo de montar um passo-a-passo da sequencia construtiva do empreendimento.

  1. O EMPREENDIMENTO

Neste trabalho foram estudados os projetos de uma obra residencial com 17 pavimentos em Águas Claras-DF, assim como levantamentos de quantitativos, para entender as dificuldades para a excussão desse projeto. Com os estudos dos projetos e o entendimento da obra, estes dados foram aplicados para montagem do planejamento desta obra, definindo-se assim as sequências construtivas, metodologias construtivas e equipamentos utilizados.

A obra em estudo localiza-se em Águas Claras, Distrito Federal, na Avenida Boulevard com a rua 7 (sete) norte. O empreendimento fica a poucos metros da estação de metro, próximo a supermercado, farmácia, padaria e comércio em geral.

Existem duas vias que dão acesso os empreendimento, a avenida Boulevard e a rua 7 (sete) norte. Essas vias têm fáceis acessos a outras importantes vias que interligam Águas Claras, ao setor de indústria e abastecimento de Brasília e também ligam o Distrito Federal a outros estados. A atual situação do terreno é que o empreendimento possui dois vizinhos, um com edificação já construída, denominado vizinho 1 e o outro um terreno ainda vazio denominado como vizinho 2, também conta com a presença de uma praça que conte parquinho e é frequentada por moradores locais, geralmente crianças.

  1. FUNDAÇÃO

A fundação da obra será toda em tubulão, esta é uma solução muito utilizada em Brasília, pois o solo da região permite este tipo de função.

Esta solução de fundação tem como sequência executiva, primeiro uma perfuração mecânica, do chamado fuste, posteriormente ocorre a decida de funcionários no fuste para fazerem o alargamento da base.

Após a concretagem dos tubulões, será feita uma pequena escavação sobre os tubulões para serem feito os blocos de fundação e as vigas baldrames.

  1. SUPERESTRUTURA

O empreendimento é composto de 4 lajes comuns com 17 andares. Todas as lajes da obra serão de concreto armado e com protensão, as lajes serão lajes nervuradas, será usadas formas plásticas, os cabos da protensão irão passar pelas nervuras das lajes. Este tipo de solução será adotada para que se tenha uma velocidade maior ao subir a estrutura da edificação, isso permite que os escoramentos sejam retirados mais rapidamente, a desforma também poderá acontecer mais cedo. Isso possibilita que os outros serviços iniciem mais cedo reduzindo assim o prazo total da obra.

Em todas as concretagens tanto a bomba quantos os caminhões betoneiras irão ficar estacionados na rua 7 (sete) norte, por esta rua ter um menor movimento, pretende-se impactar o mínimo no trânsito local.

  1. ALVENARIAS

Nesta etapa será usado para a vedação da estrutura blocos de concreto, nas partes externas será de bloco de 14 cm e nas partes internas com bloco de 9 cm.

Será utilizado bloco de concreto com o objetivo de se ter uma maior produtividade e uma perda menor, pois se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão de-obra executa a alvenaria mais rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com