TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso de uma empresa metalúrgica

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de caso de uma empresa metalúrgica

ESTUDO DE CASO

A empresa escolhida para o estudo de caso é do setor metalúrgico, situada na cidade de Cachoerinha. É dividida em 5 divisões de negócios que atuam em diversos segmentos, sendo a Divisão de Tubos Especiais o objeto dessa avaliação. Essa Divisão desenvolve uma completa linha de tubos de aço com costura, destacando-se como um dos principais fabricantes do país, capacitada a atender mercados onde a tecnologia e a garantia de desempenho são aspectos determinantes na escolha do fornecedor.

Essa Divisão possui um eficiente sistema de controle da produção, o que é atestado pela certificação ISO TS 16949:2002, que se refere a uma série de requisitos a serem cumpridos, tanto no controle de qualidade dos produtos, quanto no controle da produção, área comercial, de almoxarifado, entre outros. Também apresenta integração entre áreas, trabalhando com recursos informatizados que permitem uma boa sinergia interna, diminuindo a falta de comunicação e facilitando os procedimentos.

O controle e a manutenção de pedidos de compra recebidos dos clientes, é efetuado pela área comercial, que lança ao sistema os dados referentes aos pedidos de um determinado produto. Caso este produto seja novo, ele é encaminhado ao setor de engenharia que avalia as condições técnicas do produto, afirmando a capacidade de produção ou não. Esta informação é repassada ao setor comercial, que trabalhando junto à área de custos, determinam o custo de produção devido ao processo do produto e posteriormente encaminham para o cliente o preço de venda deste produto. Uma vez confirmada esta etapa, as quantidades dos pedidos ficam armazenadas no sistema, gerando ao PCP (Controle e Planejamento da Produção) a necessidade de programar a produção deste produto, planejando conforme a data de entrega que também é lançada junto à quantidade de peças pela área comercial. Caso não haja matéria-prima, o próprio PCP, solicita a compra da matéria-prima necessária.

A partir daí, as ordens de produção são lançadas à fábrica, que apenas tem o serviço de executá-las nas datas pré-determinadas e apontar no sistema a quantidade de peças produzidas, não conformes e sucateadas. Estas informações permitem a área comercial o acompanhamento e evolução da produção dos produtos, podendo em alguns casos, faturar ao cliente uma parcela do pedido.

FLUXOGRAMA E PROCESSOS

O processo escolhido para a análise de tempos neste estudo de caso foi o de trefilação de tubos, que consiste basicamente em calibrar os tubos em medidas mais precisas que as obtidas apenas pelo processo de conformação de tubos especiais.

Este processo consiste na conformação a frio de tubos de aço por deformação plástica, através de ferramentas que garantam a precisão dimensional das três cotas básicas de um tubo: o diâmetro externo, o diâmetro interno e a espessura. Além das características dimensionais, o processo também permite alterações das propriedades mecânicas do aço (limite de ruptura, limite de escoamento, dureza, etc.), além dos tipos de acabamento.

Segue abaixo e representado na figura , o fluxograma do processo de trefilação: figura 1

Além do processo de trefilação propriamente dito, há outros processos, como é mostrado na figura 2. Primeiro, o tratamento químico, que tem a função de permitir o melhor acabamento superficial dos tubos. Depois, o tratamento térmico que tem a função de dar homogeneidade ao tubo de aço com costura. Devido ao processo de soldagem na conformação do tubo, há uma maior tensão do aço nesta região, que causa maior fragilidade. Com o aquecimento a altas temperaturas, esta tensão é aliviada, fazendo com que toda a extensão do tubo tenha uma maior homogeneidade. Seguindo o fluxograma, um novo tratamento químico com a função de preparar a superfície do tubo para receber o processo de trefilação, que por ser à frio, necessita diminuir a aspereza da superfície.

Além destes dois processos é necessária também a preparação da ponta dos tubos para inserção na ferramenta de trefilação, que é efetuada pela máquina ponteadeira. Após o processo de trefilação propriamente dito, outros dois processos completam o fluxo de produção de tubos trefilados: o destopo, que consiste no o corte da ponta que foi preparada para a trefilação, e o endireitamento dos tubos, pois devido a grande força mecânica envolvida, dá-se um pequeno empenamento nos mesmos.

DADOS DE PRODUTIVIDADE

Os dados foram obtidos a partir de uma coleta de tempos realizada aleatoriamente durante uma semana de trabalho, onde foi possível analisar cerca de quatro produtos que possuem o mesmo fluxo de processo, que é a seqüência padrão da maioria dos produtos. Os dados são representativos de tubos de diferentes características e quantidade de lotes, para evitar qualquer tendência. À partir destas tabelas foram elaborados os gráficos comparativos mostrados, que permitem uma melhor visualização das tendências e das disparidades de produção dos processos analisados.

Figura 02 - Peças produzidas por minuto (item 18,10x16,10x1,00x6000):

Figura 03 - Peças produzidas por minuto (item 42,86x1,63x6000)

Figura 04 - Peças produzidas por minuto (item 44,45x5,50x6000)

Figura 05 - Peças produzidas por minuto (item 63,50x1,50x6000)

Os gráficos apresentados acima, não levam em consideração os tempos de set-ups das máquinas, podendo ser analisado apenas o tempo de processo.

Considerando o tempo de setup médio para cada processo, foram gerados os gráficos a seguir:

Figura 06 - Peças produzidas por minuto incluindo a diluição do tempo de set-up (item 18,10x16,10x1,00x6000)

Figura 07 - Peças produzidas por minuto incluindo a diluição do tempo de set-up (item 42,86x1,63x6000)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com