TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos ambientais causados por derramamento de petróleo

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO NO MAR

Salvador-BA

Setembro/2015

LUIZ FELIPPE OLIVEIRA

POLIANA FERNANDES

TARCISIO MACHADO OLIVEIRA

THIAGO TEIXEIRA

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO NO MAR

[pic 2]

Salvador-BA

Setembro/2015

RESUMO

        É imensurável a importância que o petróleo tem na sociedade, hoje ele é considerado a principal fonte de energia da atualidade. Ele é responsável por 35% do consumo de energia do mundo e ainda é considerado indispensável no consumo humano. Diante de tamanha importância no âmbito mundial, se demanda uma extração segura para manter o equilíbrio do meio ambiente, sobretudo quando ela é feita no mar. O presente trabalho remete-se a mostrar os impactos ambientais sofridos pelos derramamentos de petróleo que ocorrem há mais de 30 anos.

Palavras chave: petróleo, plataforma, meio ambiente, navios.

ABSTRACT

        It is immeasurable importance that oil has on society, today it is considered the main current from the power source. It accounts for 35% of world energy consumption and is still considered indispensable for human consumption. In the face of such importance at the global level if demand a safe extraction to maintain the balance of the environment, especially when it is done at sea. This paper refers to show the environmental impacts suffered by oil spills that occur for over 30 years.

Keywords: oil, ships, environment.

SUMÁRIO

        

INTRODUÇÃO

        O petróleo é responsável por cerca de 35% do total de consumo de energia no mundo, no Brasil esse número chega a 40% (Brasil, MME 2007) o que o deixa como a líder em relação a outras fontes de energia. É utilizado principalmente como fonte de energia, mas sua matéria prima também tem considerável importância econômica, já que seus derivados são transformados em plástico, borracha sintética, solventes, detergentes, explosivos, produtos farmacêuticos, entre muitos outros.

        O meio ambiente é hoje uma das principais preocupações do setor industrial e por alcançar esse patamar de fonte de energia mais importante do planeta, o petróleo sempre está no centro das discussões mundiais sobre como amenizar o seu efeito poluidor nos ecossistemas marinhos.

        Com o passar dos anos, a tecnologia para se extrair petróleo se desenvolveu de uma forma espantosa, fazendo com que hoje seja possível manter plataformas a mais de 300 km da costa terrestre, mas ainda assim, a extração deste do fundo do mar continua sendo uma atividade de grande risco ambiental, dessa forma, este trabalho visa mostrar as consequências do derramamento de petróleo no oceano e relatar algumas técnicas de limpeza após vazamentos.

OBJETIVO

        Este trabalho tem como objetivo principal relatar os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo no oceano e mostrar algumas maneiras de contenção das manchas que são formadas.

IMPACTOS CAUSADOS PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO

        Apesar de o petróleo ser composto em sua maior parte de hidrocarbonetos, também contém oxigênio, enxofre e nitrogênio, mesmo que em quantidade menores, o que contribui para que quando for depositado no mar, o petróleo afete imediatamente toda vida animal e vegetal do lugar em questão.

        Não são poucos os fatores pelos quais podemos determinar a gravidade dos danos ambientais sofridos no local. Dentre eles estão à quantidade de petróleo derramado, o tipo de peso do óleo, a localização do vazamento, etc.

        As causas de um derramamento também podem ser inúmeras: acidentes com navios petroleiros, vazamento em tanques dos navios petroleiros, rompimento no duto e acidentes nas plataformas onde o petróleo é explorado, que põem em risco não só o meio ambiente como também de todos que estão na embarcação. Em se tratando de animais os primeiros a serem afetados são os peixes, já que estes se alimentam de microrganismos vegetais e animais que são mortos instantaneamente pelo petróleo. Assim, estes se alimentam de resíduos e são envenenados, e como a luz solar é bloqueada, as algas deixam de realizar a fotossíntese e os peixes da superfície ficam sem oxigênio. As penas das aves ficam cobertas de óleo, fazendo com que muitas delas morram afogadas, já tartarugas e mamíferos sofrem com as substâncias tóxicas que se acumulam nos tecidos. 

        Abaixo mostraremos alguns dos maiores desastres ecológicos da história em se tratando de derramamento de petróleo, cada um de uma forma distinta.

        

O DESASTRE DO EXXON VALDEZ

        Em 24 de Março de 1989, na região do Alasca, o navio Exxon Valdez liberou 42 milhões de litros de óleo no mar contaminando uma extensão de 1900 quilômetros, causando um dos maiores desastres da história. O óleo foi rapidamente dispersado em cerca de 1300 km de costa, causando a morte de centenas de milhares de animais que ali habitavam.

[pic 3]

Figura 1 – Navio petroleiro Exxon Valdez

        A empresa responsável teve como ação imediata a mobilização de 11.000 pessoas para recolher todo óleo despejado no oceano, em um trabalho que durou seis meses e teve custo estimado em 1 bilhão de dólares. Desde então, segundo o site “Ig’’ a empresa acumulou gastos de 300 milhões em indenizações para pescadores e habitantes locais, além de 900 milhões em processos penais dos governos dos Estados Unidos e do Alasca. Em 2009, uma ação civil de mais 30.000 vítimas do vazamento, que pedia 5 bilhões em indenizações, chegou à Suprema Corte americana, que julgou o valor excessivo e o reduziu a 500 milhões de dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (872.9 Kb)   docx (671 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com