TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores a Combustão - Resenha

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE PITAGORAS

[pic 1]

MOTORES A COMBUSTÃO

RESENHAS CRÍTICA

Carlos Henrique Couto Nunes

Dener Parpineli

Luis Fernando Correa Neves

Engenharia Mecânica 6º sem.

Orientação; Prof. Fernando

VOTORANTIM

2016

HISTORIA DO AUTOMOVEL

De um modo geral, o trabalho nos traz uma breve informação sobre a historia do automóvel, como surgiram, e de como vieram evoluindo com o passar dos anos, vemos as bases para desenvolvimento dos primeiros veículos o que foi dando origem ao “Fardier de Cugnot” uma carruagem a vapor, percebemos então que o primeiros veículos eram carruagens com motor . Em 1980 foi criado primeiro motor de combustão interna,  a partir de então vieram sendo criados outros inventos como o modelo Threvithick’s London Steam Carriage funcionamento a vapor, Dog Cart funcionamento com dois motores a vapor. Seguindo assim, uma linha de raciocínio vem nos trazendo a chegada do automóvel no Brasil que vem em uma época cheia de mudanças no mundo da arte, com o surgimento de muitas outras tecnologias.

O primeiro contato com o automóvel no Brasil foi em Salvador em 1871, e em 1893 por Henrique Dumont pai de Alberto Santos Dumont.

Logo em 1904 em São Paulo foi expedida a primeira carta de motorista que já simbolizava ícone de consumo na época.

A produção de automóveis consolidou a Industria Brasileira, transformando assim o seu destino. Em 1919 surge a primeira linha de montagem no Brasil.

O que podemos verificar com base no que lemos, é que a evolução dos automóveis e motores elétricos é constante, o que existia a em sua criação hoje já esta muito mais modificado e modernizado conforme as necessidades da população. A evolução dos automóveis no mundo veio crescendo lentamente, e as industrias vieram para realizar um “boom” na economia.

O trabalho nos mostra como tudo começou de onde surgiram e como surgiram os primeiros automóveis, e através dele conseguimos nos equiparar com os dias atuais o quanto tudo mudou, tanto esteticamente onde é trazido as imagens dos carros antigos como Jipe X10, X12 TL,X12 TR, G 800, X15, G15 L, Xef, Carajás, X12 Tocantins, BR 800 entre outros, quanto tecnologicamente, onde é esboçado de forma clara e detalhada de como eram antes os motores e mecânica dos veículos, o que antes não chegavam em velocidades altas hoje temos veículos que chegam a velocidades altíssimas.

Percebemos que diferente de antigamente, hoje o automóvel possui características como conforto e rapidez, além de ser bem mais silencioso e seguro. Nos últimos anos, os veiculos vêm passando por inúmeras mudanças, mudanças estas que  os tornam cada vez mais deejados por grande parte dos consumidores. Todo o processo de fabricação geram milhões de empregos em todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando grandes lucros para as multinacionais que os fabricam.

Hoje vemos que o veiculo passou de um brinquedo para ricos e se tornou um bem acessível, partindo desta popularização podemos ver que devido a chegada do automóvel no Brasil e no mundo, hoje temos estradas e ruas asfaltadas, influenciando a evolução das cidades modernas.

TIPOS DE MOTORES A COMBUSTÃO

Este trabalho aborda vários tipos de motores, que são motores de combustão externa, motores de combustão interna, motor turbo fan, motor radial, motores rotativos, motor monocilíndricos, Motores de ignição por centelha 2T, Motores diesel 2T, Motores de ignição por centelha 4T, Motores por ignição espontânea 4T (diesel). Que iremos ver um pouco a seguir:

Motores de combustão externa:  utiliza-se o combustível para aquecimento.

Motores de combustão interna: transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica.

Motor turbofan: é um motor a reação utilizado em aviões, especialmente para alta velocidade de cruzeiros.

Motor Radial:  chamados também de motores estrela, são motores de combustão interna, de simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central na arvore de manivela (transforma a força em momento) .

• Vantagens: manutenção simples, leve para potencia desenvolvida,  facilidade de acesso, facilidade de refrigeração do ar.

• Desvantagens: muita área frontal, muito propicio para vazamentos, fragilidade para biela central e cilindro mestre.

Motores Rotativos: é aquele que emprega rotor ao invés de pistão, estão incluídos as turbinas a gás e os motores Wankel. Turbinas a gás – o principio de seu funcionamento esta baseado no ciclo termodinâmico criado em 1873 por Brayton . Motores Wankel: idealizado por Felix Wankel em 1957, aperfeiçoado com ajuda do físico Dr. Froede. O motor Wankel possui uma caraça fixa (estator), e um rotor girando em seu interior, que além do movimento de rotação sofre também do movimento de translação, mantendo os seus três vértices em permanente contato com o estator, mas permitindo que as faces do rotor  se afastem e se aproximem do estator. A cada volta, cada face do rotor, realiza um ciclo motor.

• Vantagens: não existe vibrações, menor desgaste e vida longa, poucos componentes, motor menor, consumo menor que outros motores.

• Desvantagens: problemas em manter a vedação entre os cantos do rotor, dificuldade em manter as tolerâncias mínimas de produção, dificuldades em manter as especificações de emissões.

Motores ignição por centelha 2T:  Em 1978 Dugald Clerk idealizou o ciclo motor em dois tempos, sendo utilizado tanto para ,motores de ignição por faísca quanto para motores de ignição espontânea, utilizados em motocicletas, cortadores de grama, pequenas bombas, pequenos motores de popa, etc.

Motores ignição espontânea 2T: Quando o pistão se encontra no PMI, estão abertas as janelas de admissão e a válvula  de  escape.  Ar  é  empurrado  para  dentro  do  cilindro por uma bomba, chamada  de “bomba  de  lavagem”,  auxiliando no escapamento dos gases queimados. comparados aos motores 4 tempos;

• Vantagens: mais simples e mais leves; produzir cerca do dobro da potência.

• Desvantagens: Menor durabilidade. A falta de um sistema de lubrificação dedicado faz com que as partes se desgastem muito mais rápido. O óleo para motores 2-tempos é caro, e é necessário colocar cerca de 20 ml dele a cada litro de gasolina (a proporção é 50:1). Seu carro gastaria mais ou menos 2 litros de óleo a cada 1.000 km se tivessem motor 2-tempos. Não usam o combustível de maneira eficiente, o que significa que você faria menos quilômetros por litro. São muito poluentes. Essa poluição é criada por dois motivos. O primeiro é a queima do óleo junto com o combustível. O óleo deixa todos os motores 2-tempos um tanto quanto fumacentos (embora não tanto quanto no passado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (216.7 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com