TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Módulo 2 – Gestão por processos

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Módulo 2 – Gestão por processos

  1. Definição e identificação de processos

  1. Definição de processos

Um processo pode ser definido como um conjunto de atividades realizadas com o intuito de transformar entradas em saídas que agreguem valor aos clientes do processo, de maneira geral, processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou iterativas que transformam insumos em produtos.

  1. Classificação de processos
  • Primários – processos essenciais ou finalísticos;
  • De apoio – processos que dão suporte aos primários, mas também podem ter a mesma utilidade em outros processos de suporte (segundo, terceiro nível) ou em processos de gerenciamento. Estes processos entregam valor aos outros processos e, devido a isto, são interfuncionais e estratégicos.
  • De controle – Tem como proposito a medição, monitoramento, controle de atividades e administrar o presente e o futuro do negócio.
  1. Abordagem por processos

Processos podem ser executados por pessoas ou máquinas e a gestão por processos tem como objetivo a visão ponta a ponta do negócio. Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes dispostos de modo a formar um todo organizado e uma organização pode ser considerada como um sistema, ou seja, um conjunto de processos.

A abordagem por processo compreende o gerenciamento da organização por meio de processos, visando à melhora do desempenho e à agregação de valor para as partes interessadas, ou seja, em maior eficiência executando os processos de maneira otimizada reduzindo perdas e custos. Para que seja possível se agregar valor ao negócio, é fundamental o mapeamento dos processos da organização, o conhecimento dos clientes, necessidades e suas expectativas.

  1. Abordagem por projetos

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo e possui um início, meio e fim bem definidos. Mesmo em um projeto, processos também são estabelecidos e são divididos em cinco grupos:

  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento e controle;
  • Encerramento;

 [pic 1]

  1. Gestão por processos

Atualmente o gerenciamento de processos vem assumindo uma relevância estratégica nas organizações, ou seja, os processos são tratados de forma estratégica, influenciando pessoas, produtos e arquiteturas organizacionais.

Gestão de processos traz uma abordagem sistemática orientada ao mapeamento, redesenho e à melhoria de um processo. Ela apresenta como propósitos o entendimento, melhoria e padronização de um determinado processo através de análises orientadas e focadas. A gestão de processos também visa aumentar a eficiência e eficácia dos resultados de um processo além de monitorar e controlar o mesmo.

Na gestão por processos, a organização é tratada como um conjunto de processos e seu gerenciamento é realizado a partir dos seus processos de negócio.

E não os processos por meio do plano de negócios da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com