TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

ELIANDRA ROBALLO RODRIGUES

FILIPI MORAES DA SILVA

TAINÁ DA SILVA

WAGNER SCALANTE FAGUNDES

Estudo de caso: Obras na UNIVALI – Campus Itajaí

Aplicações das teorias de SLAK e Taylor na organização do Trabalho

Organização do Trabalho – Professor Ms. Márcio Bittencourt

ITAJAÍ

2015

Resumo

Este relatório traz informações e sugestões para melhoria do processo de colocação de paver nas instalações da Universidade do Vale do Itajaí. Para esse trabalho estaremos focando no micro-processo de recorte e colocação do paver inter travado.

Introdução

O ramo de construção civil e reformas possui as mais adversas condições de trabalho e segurança. Através de observação e entrevistas com os funcionários da obra, foram analisados os dados sobre os processos e tarefas envolvidas nessa obra.

Após análise dos dados conclui-se que o micro processo de colocação do paver inter travado, que de acordo com os operários é um dos processos mais onerosos nessa obra e que compreende o recorte do novo paver e o alinhamento e assentamento no local.

Desenvolvimento

Para entendermos o micro-processo em análise, devemos conhecer o processo de reforma do piso como um todo. O processo geral pode ser visualizado no fluxograma abaixo:

Figura 1 – Fluxograma do processo geral

O processo

Figura 2 – Resultado final da instalação do paver

Em analise ao processo mencionado acima, a tarefa em analise para esta pesquisa, será o corte dos pavers de forma manual. Esta tarefa se constitui em encaixar os pavers de forma que montem uma superfície que possa ser utilizada como calçada.

Através de entrevistas com os operários, os mesmos relataram como é o processo desta tarefa.

Os blocos são posicionados e alinhados no solo;

Um operário posiciona a serra a disco sobre o bloco enquanto outro fica posicionado ao seu lado com uma garrafa de água;

A serra é utilizada para partir o bloco no tamanho adequado enquanto a água é despejada sobre o bloco para evitar que pó seja expelido do mesmo e que a serra não aqueça em demasia;

O bloco é então encaixado no piso e o processo recomeça.

Três operários são envolvidos nessa tarefa: um opera a serra a disco, o outro mantém os blocos úmidos enquanto o terceiro fica posicionado para fornecer os blocos a serem cortados e alinhar os blocos prontos no solo.

Problemas encontrados na tarefa:

Através do levantamento de dados feito, identificamos os seguintes problemas para o operário:

A não utilização de EPIs adequados.

A serra emite ruídos constantes e incômodos e não há a utilização de protetor auricular. Além disso, o ato de molhar os blocos serve sim para reduzir o pó expelido no corte, porém observamos que isso não resolve, pois, todo o pó acumulado ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com