TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO ICI CHLOR CHEMICALS

Por:   •  11/3/2022  •  Dissertação  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC – UFABC

Rafael Mendes de Menezes 11201722850

ESTUDO DE CASO 1 - ICI CHLOR CHEMICALS

Planejamento e Controle da Produção

Prof.ª: Lucelia Borges da Costa

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2022

1 - O que um sistema de administração da produção deveria ser capaz de fazer por uma operação complexa como a da ICI Chlor-Chemicals?

Um sistema de administração da produção deve ser capaz de coordenar as atividades entre os muitos processos envolvidos em uma grande operação integrada como a da ICI Chlor Chemicals. Isso significa que, por meio de um banco de dados compartilhado, que permite todas as operações serem vistas em qualquer estado de progresso em qualquer ponto no tempo.

Deve, também, ser capaz de ajudar partes individuais da operação a tomar decisões. Por exemplo, se uma parte da operação pretende reprogramar suas atividades, deve não só ser capaz de prever o impacto do que o reescalonamento em parte da operação pode resultar, mas também deve indicar o seu impacto sobre as outras partes do total. Desta forma, ele pode ajudar a otimizar decisões de escalonamento ao longo de toda a operação.

É preciso integrar as atividades e decisões de operações com outras atividades e decisões da organização. Assim, por exemplo, as faturas são enviadas para o cliente pelo mesmo sistema que envia a mercadoria ao cliente. Pagamentos das matérias-primas são feitas e as ordens dadas pelo mesmo sistema que controla quando são necessárias estas matérias-primas.

2 - Quais os principais efeitos de um mau sistema de programação, planejamento e controle da produção para uma empresa química, intensiva em equipamentos e de grande porte como a ICI?

O principal problema de mau gerenciamento de um sistema de planejamento, programação e controle da produção de uma empresa do porte da ICI é que há grandes probabilidades de os clientes não terem suas expectativas de atendimento contempladas. 

Outros efeitos gerados são: atraso na entrega dos pedidos aos clientes, seja externo ou cliente interno entre as áreas da produção; paradas de máquinas não esperadas e mão de obra ociosa; e estoque parado, o que indica que o planejamento das entradas e saídas não foi feito de maneira correta, afetando a vida financeira da empresa, sendo imprescindível manter o estoque enxuto e registrar toda movimentação.

Uma relação que demonstra os efeitos de um mau sistema é o que se espera de um sistema de administração da produção e os impactos das decisões que essa expectativa gerou. Por exemplo, o planejamento de compra de materiais se relaciona com: custo, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, qualidade e serviço. Respectivamente, teríamos os seguintes resultados para essa relação: custos elevados devido à falta de matéria prima; diminuição da velocidade do processo que gera atraso nas entregas, que por consequência diminui a confiabilidade com os clientes.

A necessidade de ter um bom planejamento, programação e controle da produção é intensificado à medida que a empresa se torna mais intensiva e de

grande porte, já que um leve erro, como de matéria prima insuficiente, pode causar diversos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com