TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  28/4/2022  •  Resenha  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

Engenharia de Gestão

           Jefferson Douglas Santos de Melo – RA: 11201721563



Planejamento e Controle da Produção – Estudo de Caso 1

Profª. Drª. Lucélia Borges da Costa

   

1º Quadrimestre de 2022

São Bernardo do Campo – SP

1. O que um sistema de administração da produção deveria ser capaz de fazer por uma operação complexa como a da ICI Chlor-Chemicals?

R= O sistema deveria proporcionar uma gestão integrada da produção da empresa, ajudando a planejar as necessidades futuras de compra de matéria-prima para a produção dos próximos tempos, evitando que o estoque fique sobrecarregado ou que faltem materiais, o que acarretaria na paralisação da produção.

        Além disso, o sistema deve apresentar métodos para auxiliar caso seja necessário o aumento ou diminuição do volume produzido, garantindo que sejam feitas compras em proporções corretas para suportar esta variação no volume, garantindo maior eficiência na gestão de custos com estoque, mas também podendo trazer outras alternativas para o cumprimento da nova produção, como contratação/demissão de funcionários, a opção de realização de horas extras ou ceder férias coletivas para uma parte dos trabalhadores, além de alternativas para o longo prazo, como a criação de novas plantas, expansão das plantas já existentes ou ainda a compra de mais máquinas.

        O sistema deve orientar as decisões da empresa de forma clara e sucinta, com base na real situação dos seus recursos, conseguindo trazer maior eficiência na gestão de prazos e estoque, fazendo com que os produtos sejam entregues no menor prazo possível para os clientes, com seus insights reagindo de forma eficiente a possíveis variações intrínsecas ou não relacionadas diretamente a produção.

2. Quais os principais efeitos de um mau sistema de planejamento programação e controle da produção para uma empresa química, intensiva em equipamentos e de grande porte como a ICI?

R= Utilizar um sistema ruim de planejamento e controle da produção para uma empresa de grande porte pode gerar, resumidamente, a perda da credibilidade de mercado com os seus clientes e acionistas, podendo acarretar no não cumprimento dos seus prazos de entrega ou em custos excessivos com a sua produção, fazendo com que a empresa tenha que aumentar o custo de seus produtos, perdendo competitividade perante o mercado.

        Com um sistema ruim, pode-se identificar erroneamente a necessidade de produção para um dado período, o que pode acarretar na produção excessiva, gerando custos de estoque que, levando em consideração que na indústria química são necessárias condições especiais de armazenamento dos produtos, podem gerar um elevado impacto negativo nas finanças da empresa. O contrário também pode ocorrer, com a compra de menos insumos que o necessário, não conseguindo atender toda a demanda de seus clientes, o que, se tratando de uma empresa do ramo químico, pode gerar gargalos em toda a cadeia produtiva, visto que muitos dos produtos químicos produzidos são utilizados de insumos em outros processamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com