TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso SEGWAY

Por:   •  6/4/2021  •  Exam  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CETENS – Centro de Ciência e Tecnologia em Engenharia e Sustentabilidade

Curso: Engenharia de Produção

Componente: Engenharia do Produto

Prof. Me André de Mendonça Santos

Estudo de caso 1

SEGWAY – A inovação que mudaria o mundo!!

Quem já andou ou conhece o Segway? O Segway é um veículo de duas rodas a bateria elétrica e de alto equilíbrio que foi inventado pelo Dean Kamen. É um patinete motorizado, você compraria um?

No final de 2001, o inventor norte americano, que é bem conhecido, divulgou que estava finalizando algo que iria revolucionar o transporte urbano. Quem teve contato com o plano de Kamem, começou a relatar para a mídia, algumas declarações até bombásticas, gerando enorme expectativa dessa inovação.

- John Doerr (outro investidor muito conhecido): “será algo mais importante que a internet!! Esse produto vai atingir 1B em vendas mais rápido que qualquer outro na história!”

- Jeff Bezos: “cidades vão ser construídas em torno dessa ideia!”

A Segway gastou 100 milhões de dólares no desenvolvimento desse produto. O patinete motorizado com duas rodas lado a lado foi apresentado em dezembro de 2001. Era bem inovador, mas logo de cara encontrou uma variedade de obstáculos. Em alguns países foi considerado veículo motorizado, que deveria ser licenciado e não poderia andar em calçadas. Em outros, o seu tráfego foi proibido em estradas. Para completar, Kamem e sua equipe não visualizaram que as pessoas o considerariam caro demais para um veículo que entendem ser supérfluo. O modelo mais barato custava cerca de 3.000,00 dólares. Resultado, em 5 anos a Segway vendeu apenas 30.000 unidades. O veículo que iria revolucionar o mundo acabou virando transporte para guarda e seguranças em shopping centers e aeroportos, ou como passeio turístico.

[pic 2]

ATIVIDADE:

Faça um breve relatório com uma introdução do caso e discorra sobre as questões:

  1. Análise quem são os clientes e stakeholders do caso. Listar quem são os mais importantes, e por quê.
  2. Quais são os principais valores para cada um dos clientes e stakeholders que listarão como mais importantes.
  3. Pensando na nossa primeira aula, o que a equipe de desenvolvimento neste caso, não aplicou no desenvolvimento do produto, fique a vontade para críticas e sugestões.

Link para vídeo complementar: https://www.youtube.com/watch?v=sztUuNNBxbc 

Lembrem-se:

  • Stakeholders são todas as partes que têm algum interesse ou sofrerá alguma consequência com a realização do projeto, como exemplos: acionistas, colaboradores, ONGs, governo, sindicatos, empresas parceiras;

  • Valor: A medida da importância que um cliente estabelece para um produto ou serviço; Função entre utilidade em satisfazer a necessidade, a importância relativa dessa necessidade e quanto ele tem de pagar por isso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (460.2 Kb)   docx (381.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com