TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Volkswagen

Por:   •  11/6/2019  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Ronald de Castro

Resenha sobre caso Volkswagen dos EUA.

O caso ocorrido na empresa Volkswagen, tem como assunto principal a gestão de projetos de TI. Esse caso mostra a importância da gestão de projetos e suas dificuldades, dando evidência a outro problema, a seleção e análise de projetos que são apresentados pelas diversas  áreas da empresa .  No decorrer do mesmo, obser vamos a importância de um projeto feito conforme regras,  procedi mentos e com cada etapa sendo  bem  trabalhada, não importando se é etapa do  pré-projeto  ou da execução do mesmo .

O estudo de caso começa apresentando a situação em que vários lideres da Equipe de Liderança Executiva entram em contato com o CIO da Volkswagen, Dr. Matulovic, sobre projetos não aprovados, mas que já haviam sido apresentados. A intenção era que o Dr. Matulovic abri-se exceções para esses projetos.

Analisando a empresa desde seu inicio em 1930, pode-se perceber a propósito da marca, que, como dito no texto, era de atingir a massa, fabricando carros que coubessem uma família de cinco pessoas, atingissem velocidade de estrada com baixo consumo. Um exemplo dessa proposta foi o fusca, que teve ótima aceitação por parte dos consumidores se tornando o carro mais vendido do mundo.

Mas após a década de 70, o fusca teve um declínio em suas vendas, tirando a VW de sua confortável situação. Na intenção de voltar para o mercado a VWoA criou novos modelos que não possuíam uma linearidade nas vendas. Para reverter esse quadro a marca lançou modelos fora dos padrões antigos, diversificando a marca para modelos mais luxuosos e esportivos, colocando-a de volta na briga contra a concorrência. Tendo em vista estas política de diversificação e o impacto no mercado do EUA, o CEO da VWoA criou um programa para Preparação Organizacional o PRC, Próxima Rodada de Crescimento.

O PRC tinham metas para definir o que seria necessário para que a VWoA absorvesse a nova política mundial da VW. Fortaleceu as áreas de:vendas, marketing, logística de distribuição e serviços pós-venda. E também criou uma lista de metas gerais da empresa.

A VWoA terceirizou sua área de TI em 1992 com a intenção de diminuir gastos. Com isso os conhecimentos de TI dentro da empresa foram reduzidos. Em 1999, uma empresa do grupo VW foi criada nos EUA agedasUSA, como subsidiária da gedasAG que tinha como objetivo  consolidar as operações de TI do grupo VW, e também acompanhar a empresa que foi contratada para terceirização. Com o desenvolvimento da internet e a globalização foram criadas equipes e-busines.

Todas essas mudanças geraram um aumento nas despesas de TI e com seus projetos, que eram deixados em segundo plano devido a seus custos superiores aos previstos. Foi nesse momento que a ELE da VWoA decidiu que seria necessário a criação de uma unidade de negócios para os assuntos de TI. Matulovic seria transferido para os EUA para liderar essa noca organização.

Matulovic não tinha formação em TI, mas já havia sido líder em desenvolvimento de processos, acreidtva que a VW não tinha problemas com tecnologia, mas sim com governança e o desenvolvimento de processos. Logo no inico criou o PTON e o EGP, para gerenciar os projetos, sendo que seriam necessários um gerente para cada projeto. O EGP queria que houvesse mais planejamento antes da fase de execução do projeto, alem de relatórios periódicos. Com isso a regra era projetos dentro do prazo e do orçamento. Depois de organizar os projetos, Matulovic queria colocar prioridades para a execução dos projetos corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com