TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso sobre Demanda de Energia

Por:   •  1/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma visão geral de uma forma alternativa para tratamento de água através do uso da energia do sol. Ele se baseia em literaturas e artigos para abordar questões como a tecnologia usada no dessalinizador solar, o potencial de energia no mundo e no Brasil, os pontos fortes e fracos dessa energia e os custos envolvidos em suas instalações. Concluiu-se que a essa forma alternativa de tratamento se mostra competitiva em relação as demais.

Palavras-chave: Dessalinizador Solar. Tratamento de água. Água contaminada.

Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias acarretando com ela um crescimento maior do consumo de energia elétrica, e ainda, considerando o crescimento populacional, no Brasil, onde essa população cada vez mais consome energia elétrica. É de grande importância que se tenha algum planejamento para controla o consumo desta energia. Uma vez que o aumento no consumo elétrico tem de evoluir visando acompanhar e suprir a evolução e surgimento de novos aparatos, há necessidade de previsões de demanda energética para fomentar e direcionar a expansão da geração de energia elétrica. Os estudos de demanda no trabalho utilizaram-se de métodos e técnicas de previsão quantitativos, qualitativos ou combinações de ambos. Com o intuído de mostrar previsões onde se procura obter de formas diferentes resultados de maior eficiência energética, devido à dificuldade de armazenar energia elétrica em grandes quantidades de forma eficiente e viável, faz necessária a utilização de métodos precisos para prever a demanda deste recurso.

O desenvolvimento de novas tecnologia e o crescimento populacional no Brasil vem implicando em um aumento consumo de energia elétrica. Tal afirmação e de suma importância para que se faça um planejamento estratégico com fins de controlar e monitorara o consumo desta energia. Visto que o consumo de energia acompanha o a melhoria no padrão vida das pessoas e no surgimento de novos equipamentos, há necessidade de prever a demanda de energia para direcionar a expansão da matriz de energia elétrica. Os estudos de demanda deste relatório se utilizam de métodos quantitativos, qualitativos ou combinações de ambos para obter um melhor resultado das suas previsões. Onde se procura por diferentes métodos resultados de maior eficiência produzindo o suficiente para consumo da população.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente a energia desempenha um papel fundamental na economia mundial, sendo vital para o desenvolvimento sustentável de qualquer país. O aumento da população humana vem exigindo um uma maior demanda de energia, devido ao contínuo aumento nos padrões de vida e principalmente da industrialização em larga escala em países em desenvolvimentos que recitam sustentar taxas positivas de crescimento econômico.

Na década entre 1990 e 2000 consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 49% enquanto a capacidade instalada de geração foi expandida em apenas 35 % (TOLMASQUIM, 2000). Durante junho de 2001 e fevereiro de 2002 durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso FHC ouve a chamada crise no sistema energético em ocorreu racionamento de energia, originado por longas faltas de investimento no setor, poucas chuvas e falta de planejamento.

O ano da crise ficou marcado na história pela redução de crescimento econômico, aumento do desemprego, aumento do déficit da balança comercial, perda de arrecadação de impostos e efeito inflacionário. Caso tivesse ocorrido um planejamento estratégico durante esses anos, poderia se ter tido a possibilidade de aberturas de leilões de energia na área de termelétrica, resolvendo o descompasso entre a oferta e a demanda naquele momento devido o preço mais caro da energia gerada (TOLMASQUIM, 2000).

Acontecimentos como estes podem ser prevenidos com uma gestão adequada da demanda de energia para uma melhor alocação de recursos. O planejamento adequado pode-se otimizar o sistema de geração, tornando-o mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com