TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Casos

Por:   •  8/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

2 BIOGRAFIA

        No dia 13 de dezembro de 1814, em  vila da cachoeira do paraguaçu BA, nascia Anna justina Ferreira, filha de José Ferreira de Jesus e Luiza Maria das Virgens.

        Aos 23 anos casou-se com o capitão de fragata Isidoro Antonioo Nery,  ficou viuva aos 29 anos, seu marido morreu a bordo do veleiro  três de maio no Maranhão. Acabou criando sozinha seus 3 filhos: Justiniano de Castro Rebelo, Isidoro Antonio Nery e Pedro Antonio Nery. Justiniano e Isidoro tornaram-se medico e Pedro antonio militar. Ela aprendeu as noções basicas de ciudar das pessoas e de higiene com as freiras, saiu de Salvador a caminho do Rio Grande do Sul, aprendeu as noções basicas de enfermagem  com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo.

        Anna Nery faleceu em 20 de janeiro de 1880, aos 66 anos, no rio de janeiro e foi sepultada no cemiterio são francisco xavier.

2.1 PARTICIPAÇAO NA GUERRA

        Em 1965 seus filhos e alguns familiares (seus irmãos Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira) foram convocados pra lutar na guerra do Paraguai, com a separação de seus filhos, em 8 de agosto de 1865  acabou escrevendo uma carta para o presidente da província Manoel Pinto de Souza Dantas oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse e seu pedido foi aceito, na época ela deixou para trás suas fazendas com plantações de fumo, cana-de-açucar e algodão (com suas poses, montou na capital conquistada de assunção, na casa onde morava, uma enfermaria limpa e modelar e lá trabalhou até o fim da guerra).

        Embarcou, em salvador, com a tropa do 10º batalhão de voluntários da patria em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira e durante a guerra enfrentou problemas de saúde como cólera, febre tifíde, disenteria, malária e varíola, doenças comuns na época.

        Começou seu trabalho no hospital de corrientes, onde na época havia cerca de 6 mil homens e poucas freiras vicentinas, mais tarde assistiu feridos em Salto, Corrientes (Argentina), Humaitá e Assunção (Paraguai).

        Com sua convivência diaria com médicos acabou adquirindo conhecimentos teraupêticos, mas ainda era o bom senso e carinho com que cuidava dos paciêntes  que fazia com que sua opinião fosse ouvida.

        Ela transformou a realidade sanitária no local, impondo condições minimas de higiene para que doenças não se espalhassem tanto e as feridas fossem melhor tratadas assim montou uma enfermaria-modelo em Assunção, capital Paraguaia, sitiada pelo exercito. Ela utilizava os recursos mais conhecidos na época como iodo, cloreto de potássio, cautereização, água fenicada, alem de bebidas feitas com plantas medicinais. Metodizou as tarefas de cuidados aos pecientes em busca de eficiência no atendimento, cuidava não só dos combatentes da trípice aliança (Brasil,Uruguai, Argentina), como também para os combatentes do paraguai indistintamente colocando sua vida em risco.

        Perdeu um filho na guerra Justiniano e um sobrinho, todo seu periodo na guerra ela prestou serviços ininterruptos em hospitais militares, no fim da guerra voltou para sua cidade natal, onde recebeu homenagens.

        Anna Nery foi a primeira enfermeira brasileira a se voluntariar na guerra do paraguai que durou 5 anos (1864/1865 - 1870).

2.2 PÓS-GUERRA.

        Anna recebeu uma pensão vitalicia com a qual educou 4 orfãos que recolheu durante a guerra do Paraguai.

        Considerada a primeira pessoa não ligada a igreja que se dedicou a cuidar da saúde de uma comunidade ou população, considera a primeira enfermeira brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com