TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “Fome de Poder”

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Fome de Poder” conta a história sobre o famoso restaurante fast-food Mc Donald’, onde foi transformado um pequeno negócio de com atendimento rápido criado por dois irmãos empreendedores até se transformar o que o Mc Donald é hoje no mundo.

Esse filme mostra como alguns processos, mindset e atitudes podem ser grandes diferenciais para uma empresa de sucesso. E, principalmente, para que uma empresa se diferencie e saia na frente dos seus concorrentes.

A rede do Mc Donald’s conseguiu chegar aonde chegou sem ter o melhor hambúrguer ou até mesmo as melhores batatas fritas do mundo, eles conseguiram abrir mais de 35 mil pontos de venda em 119 países com muita estratégia e inteligência.

Tudo começou quando Kroc, um empresário norte-americano e o comprador da rede de lanchonetes McDonald's, em 1955, visitou pela primeira vez o restaurante dos irmãos Mc Donald´s em San Bernardino, Califórnia. Ele percebia que tinha um diferencial nesse negócio, pois o comum, na maioria dos drive-ins, consistia em muitas opções no menu, as garçonetes patinando por todo lado e entregando as refeições dos clientes em seus próprios carros, demora na entrega do pedido e, até mesmo, a entrega errada. Nesse negócio o menu possuía poucas opções, o atendimento funcionava no modelo self-service e, o que mais encantou Kroc foi um sistema de linha de montagem chamado Speedee (que atualmente ainda é usado na grande maioria dos fast-foods), com todos os processos muito bem definidos.

Nesse modelo de negócio cada um dos funcionários sabia exatamente o que fazer e quando fazer para entregar os lanches dos clientes o mais rápido possível. O processo funcionava como uma máquina, pois os empregados ficavam posicionados em seus devidos lugares, colocando as quantidades de fatias de picles em cada hambúrguer, jatos de ketchup, jatos de mostarda já pré-definidos e mantendo sempre o sabor e a qualidade que eram essenciais para o sucesso do negócio.

Assim, o Kroc quis implementar centenas e milhares deste negócio por todo o país através do modelo de franquias, mas os irmãos Mc Donald´s não tinham a mesma visão de negócios do Kroc. Dessa forma, ele precisou utilizar de algumas atitudes agressivas para conseguir o que queria e criar um império bilionário que é o MC Donald.

Conforme dito acima, tais atitude de Kroc foram fundamentais para o sucesso do negócios e algumas delas chamaram nossa atenção. Foram elas:

1- Busca da inovação no processo de servir hambúrgueres, pois eles tinham a concepção de que não é porque um processo sempre foi feito do mesmo jeito no passado que ele tem que continuar sendo deste jeito e não possa ser mudado ou melhorado.

2- Houve o entendimento de qual era a principal reclamação dos clientes nos demais estabelecimentos (demora na entrega dos seus pedidos) e solucionou este problema, sendo eles então um diferencial no mercado daquela época.

3- Os irmãos criaram um processo, baseado no conceito de Henry Ford para a produção de carros, para otimizar a entrega dos lanches para seus clientes. Sem esses processos padronizados, se torna mais dificil colocar as produções em grandes escalas e entregar os serviços com qualidade para todos os clientes, o que pode gerar a insatisfação.

4- Kroc estava sempre sendo competitivo, e não é porque o Mc Donald’s já fazia sucesso que ele deixou de trazer mais novidades aos clientes e com isso mais resultados, e se diferenciando cada vez mais.

5- Não desistir das suas ideias após os fracassos e acreditar sempre nelas.

6- Escolha de um time comprometido, pois os irmãos tiveram dificuldades ao abrir outras lanchonetes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com