TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme "Fome de Poder" - com pontos da engenharia

Por:   •  21/1/2019  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

Aplicação da Engenharia de Produção

Relatório do filme “Fome de Poder”

 

 

 

Évelyn de Oliveira Ferreira RA: 578274

Professor Mestre Rodrigo Fabiano Ravazi

 

 

 

 

Marília

2018

 

Fome de poder é um filme que narra a trajetória do McDonald’s, desde o seu início como uma pequena lanchonete em San Bernardino, Califórnia, até tornar-se um poderoso símbolo cultural e uma das maiores cadeias de restaurantes fast-food do mundo.  

Mas para que chegasse a esse ponto mundial foi preciso fazer muitas mudanças no restaurante e é exatamente nessas mudanças, nessa busca da inovação, que conseguimos notar muitos fatores ligados com a Engenharia de Produção.

O filme começa com Ray Kroc vendendo máquinas para uma produção mais rápida de milkshakes, e entre essas vendas ele acaba conhecendo os irmãos Richard e Maurice McDonald. Os irmãos contam-lhe tudo o que fizeram para conseguir deixar a sua loja como estava e nessa fala é possível observar muito pontos da engenharia.  

Foi durante a crise de 29, ao ver que a população se encontrava a beira da fome e sem dinheiro, que os irmãos tiveram a ideia e investiram no negócio que estava prosperando no momento, abriram um restaurante aonde serviriam comida barata. Nisso foi possível notar uma grande visão de empreendedorismo dos dois irmãos, pois conseguiram avaliar quando seria a melhor oportunidade para se abrir um negócio de sucesso.

Mas logo de começo eles não tiveram uma visão muito focada e acabaram não tendo muito sucesso, pois o seu modo de venda era igual ao dos outros concorrentes e isso não trazia benefícios. Foi então, perante a uma quase falência, que eles estudaram os seus cardápios e investiram naquilo que era sua maior demanda, os hambúrgueres, batatas e refrigerante.  

Richard e Maurice sabiam que para ter o sucesso a inovação não poderia ocorrer neste caso só no produto, mas na forma como ele era oferecido também. Esse foi um ponto muito importante para a evolução deles, um pensamento que todos Engenheiros de Produção devem ter, pois através do estudo do cardápio e do modo de preparo eles conseguiram notar o quanto de desperdício, tanto de matéria quanto de trabalho, desnecessário eles tinham e então reverteram isso.  

Eles trabalharam não só para atrair o perfil de público desejado, as famílias, mas para melhorar o serviço. Naquela época os drives thrus lidavam com diversos problemas em relação ao atendimento, pedidos saiam com quantidade absurda de erros, anotados por garçonetes que tinham de se deslocar até o veículo do cliente, o que lhes davam custos com trabalho desnecessário, e o maior problema a ser resolvido era o tempo, os pedidos demoravam muito a ficarem prontos e para os clientes era normal esperarem mais de trinta minutos para receberem um prato, que geralmente chegava errado. Foi pensando nessa mudança que eles trocaram pratos e talheres por embalagens descartáveis, que além de mais baratas excluía o custo de mão de obra para lavar e de gasto com água, e fizeram com que os clientes fossem ao balcão pedir e retirar seus pedidos.  

Os irmãos McDonald conseguiram criar um método de restaurante revolucionário na época. Eles se espelharam muito em Henry Ford ao modificarem seu negócio e aperfeiçoaram muito mais ao melhorarem o arranjo físico do local; deram treinamento aos funcionários; cronometraram a produção para que pudessem sempre melhorar e chegar ao mínimo possível de tempo de preparação; reduziram muitos custos com a redução do cardápio e trabalho desnecessário; retiraram tudo aquilo que traziam os padrões de pessoas indesejados, adolescentes barulhentos que só queriam beber;  e de quebra ainda conseguiram um grande nível de padronização, ao investir em maquinários, e um controle de qualidade rígido, tanto que a impossibilidade de fiscalizar e padronizar a gestão do rígido controle de qualidade foi o motivo do insucesso das primeiras franquias.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com