TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Recurso

Por:   •  6/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2
  • A gestão de riscos expõe riscos de várias áreas relacionadas ao projeto, cuja finalidade é integrar o processo de gestão do risco na governança corporativa da organização. Com isso se alcança alguns benefícios como: Aumentar a probabilidade de atingir benefícios, melhorar a identificação  de oportunidades e ameaças, melhorar os controles, minimizar perdas, melhorar a confiança das partes interessadas, estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento, melhorar a eficiência operacional e etc.

O acidente de Brumadinho deveria ter tido uma área de riscos corporativos que integrasse todas as disciplinas de riscos da Vale, incluindo os riscos geotécnicos, visando dar ao Conselho de Administração e ao Diretor Presidente uma visão ampla e estratégica dos riscos realmente impactantes e de que forma trata-los. Neste caso a área de riscos corporativos utilizaria ferramentas mais avançadas do tipo Matriz de Impactos Cruzados para saber a intensidade, juntamente com a Matruz de Interconectividade que mostra como um risco influencia em outro, gerando assim a Matriz de Impactos Cruzados – MIC. Dessa forma conseguiríamos ter a priorização dos riscos realmente críticos e impactantes. É notório que o caso de Brumadinho trata-se de um risco, já que tiveram rompimentos de barreiras em outros projetos. Era necessário ser feito uma análise em lições aprendidas de projetos anteriores e realizar um gerenciamento de riscos mais assertivo.

Os processos do gerenciamento de riscos se dividem em 5 processos que consistem em planejar o gerenciamento de riscos, identificar os riscos, realizar as análises qualitativa e quantitativa dos riscos, planejar e implementar as respostas aos riscos e monitorar os riscos. Constata-se que a Gestão de Riscos é uma ferramenta que tem como objetivo final fazer com que as Instituições atinjam seus objetivos.

Além disso, em ambos os casos, Mariana e Brumadinho, verifica-se uma inaceitável violação dos princípios ambientais de prevenção e precaução, que se observados, evitariam uma devastação do meio ambiente natural, com ecossistemas inteiros degradados permanentemente, pouparia a vida de centenas pessoas e de dezenas de espécies animais, sem considerar a destruição do ambiente criado com seu patrimônio cultural perdido

As razões, pelas quais um lugar se contamina, exigem uma análise do funcionamento da sociedade, da sua economia, do seu comportamento, das suas maneiras de entender a realidade. Dada a amplitude das mudanças, já não é possível encontrar uma resposta específica e independente para cada parte do problema. É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental. As directrizes para a solução requerem uma abordagem integral para evitar os riscos, combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza. (sic).8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com