TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Cuiabá-MT

Por:   •  18/8/2019  •  Artigo  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

- Exercícios de aprendizagem (1 a 12) do Livro ArcGIS 10.2.2 passo a passo: elaborando meu primeiro mapeamento - Volume 1.

  1. Defina Sistemas de Informações Geográficas.

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrônimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

  1. Por que o SIG tem sido chamado de “capacitador tecnológico”?

Porque tem a capacidade de atuar numa grande gama de temas e disciplinas como: geografia, geologia, hidrologia, cartografia, sensoriamento remoto, fotogrametria, agrimensura, geodésica, estatística, ecologia, epidemiologia, etc.

  1. Cite os 5 componentes de um SIG.

Segundo Assad e Sano (1998) podemos identificar os seguintes componentes de um SIG: Interface com o usuário; entrada e integração de dados; consulta, análise eprocessamento de imagens; visualização e plotagem; e armazenamento e recuperação de dados.

  1. Por que os dados originais de um SIG devem ser precisos?

Porque se os dados originais forem imprecisos o produto derivado de operações

realizadas em ambiente SIG com base nesses dados serão todos imprecisos, gerando dados, analises e indicando respostas imprecisas sobre esses dados.

  1. Qual a diferença entre dados e informações?

Dados são conjuntos de valores numéricos ou não e que corresponde a descrição de fatos do mundo real e Informações são conjunto de dados que possui determinado significado para um uso ou aplicações em particular, ou seja, informações são um conjunto de dados interpretados.

  1. Explique como os fenômenos reais do mundo podem ser observados num SIG.

Os fenômenos reais do mundo podem ser observados num SIG de três modos distintos: ESPACIAL: trata-se da variação de local para local como declividade, temperatura, humidade, pluviometria, altitude, declividade e profundidade do solo, etc.  TEMPORAL: trata-se da variação de tempo para tempo como a comparação de dados para uma determinada localidade em tempos distintos. TEMÁTICO: trata-se da variação de uma característica em comparação a outra característica distinta (cobertura vegetal e temperatura).

  1. Quais os fatores que distinguem os dados espaciais dos demais dados?

Segundo SILVA (1999), alguns fatores que distinguem os dados espaciais dos demais dados são: os dados relacionados a superfície contígua como superfície topográfica, variação da temperatura, pressão, etc.; cada ponto contém sua coordenada X, Y e Z, podendo ter precisão limitada; dependência espacial, ou seja, a tendência de a vizinhança influenciar uma determinada localização e possuir atributos similares; e os dados espaciais estão distribuídos sobre a superfície curva da Terra.

  1. Explique a diferença existente entre um modelo raster e um modelo vetorial.

O modelo raster ou matricial é caracterizado por dividir a área estudada em quadriculas de grades regulares de células na sequência específica na forma horizontal. A sequência de quadriculas será sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo, cada célula (quadrícula) contém um valor simples, as células e seus valores associados estarão dispostos em camadas. O modelo vetor utiliza-se de seguimentos de linhas ou pontos para identificar localidades, neste modelo, os objetos (divisas de estradas, cidades, etc.), são formados por meio da conexão de seguimentos de linhas (vetores). Uma representação vetorial é representada por três elementos gráficos: Pontos - toda entidade gráfica posicionada por um único par de coordenadas X e Y; Linhas ou Arcos – entidade representada por conjunto de pontos conectados contíguos; Área ou polígono –entidade representada por um conjunto de linhas que não se cruzam e se encontram em um nó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com