TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Controle de obras

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  17.526 Palavras (71 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 71

OBJETIVO

                           

              O presente memorial, tem por finalidade fornecer as informações técnicas para a execução da obra do prédio destinado para laboratórios no  Câmpus de Bauru pertencente à UNESP.

                   Para as Obras e serviços acima, a Empreiteira fornecerá todos os materiais, mão-de-obra e máquinas necessários, para a realização dos trabalho previstos em detalhes, constates do presente Memorial ou sejam: serviços preliminares, estaqueamento, fundações, estrutura, alvenaria impermeabilização, cobertura, esquadrias de madeira e metálicas, revestimentos, pisos, vidos, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, serviços complementares e limpeza geral.

                        Para execução das Obras projetadas, o presente Memorial não limita a aplicação de boa técnica e experiência por parte da Empreiteira, indicando apenas as condições mínimas necessárias; a quais deverão obrigatoriamente atender às normas e execução e aos materiais empregados.

                                        

                        Nota; para as marcas mencionadas no Memorial ou projeto, leia-se “marca” ou similar.    

01-SERVIÇOS PRELIMINARES

  1.    Limpeza do Terreno:

                               

 Será realizada a limpeza pelas instalações necessárias à execução da obra, retirando-se a vegetação rasteira e detritos existentes, inclusive troncos, árvores e raízes; removendo-os do local, para que não afete a segurança das instalações da futura obra.

                    Os serviços de roçado, capina, destocamentos  remoção, inclusive de troncos, raízes e entulhos deverão ser executados manual e/ou mecanicamente. Não sendo permitido a queima. Caso necessário, a obtenção de autorização legal para a remoção de árvores de porte, transplante ou plantio de mudas, deverá ficar sob a responsabilidade da Empreiteira.

                        Ficam a cargo da Empreiteira o bota fora do material proveniente da execução do serviço referido, devendo cuidar dos termos da Legislação Municipal da limpeza das vias públicas, protegendo a carga dos caminhões com lona.

  1. Canteiro de Obras:

Deverá ser edificado barracão para depósito de materiais e ferramentas, com ambiente para o engenheiro residente e o engenheiro fiscal, em local apropriado a ser definido e aprovado pela UNESP.

O barracão deverá ser e, chapas de maderit, piso cimentado e cobertura com telhas de fibrocimento, devendo ter local para escritório, sanitário e depósito, conforme detalhes em projeto.

Deverá ser mantido na Obra, cópias dos Projetos, Memorial descritivo, Cronograma Físico – Financeiro, a via da ART devidamente preenchida e recolhida junto ao CREA, telefone provisório, bem como um livro em 3 (três) vias “Diário de Obra” com todas as páginas numeradas onde serão anotadas diariamente as diversas ocorrências e fatos cujo registro seja considerado necessário e também as determinações da UNESP.

  1. Marcação da Obra:

Considerando as dimensões e localização do terreno entende-se desnecessária as construções de tapumes, podendo eventualmente o terreno ser limitado por cerca de arame.

A locação deverá ser executada com instrumentos apropriados ao serviço (pontaletes, sarrafos, arames, etc).

A locação da Obra será totalmente executada pela Empreiteira, sendo de sua inteira responsabilidade a execução deste serviço. Qualquer ocorrência  de erro na locação da Obra projetada implicará para esta na obrigação e reposições que se tornarem necessárias a juízo da fiscalização.

1.4, 1.5 Movimento de Terra (Corte e Aterro):

O movimento de terra a ser executado, obedecerá rigorosamente às cotas e perfis previstos em Projeto.

O aterro deverá ser totalmente executado (inclusive saias) antes do início da construção obedecendo as indicações do Projeto, cuidando ainda para que não haja vegetação de qualquer espécie (cortada ou não)  na superfície que receberá o aterro.

Os aterros externos serão exclusivamente com terra limpa, que não seja orgânica, isenta de pedras, tocos raízes e vestígios de fundação, devendo a mesma ser espalhada em camadas sucessivas de altura máxima de 20 cm (vinte centímetros), copiosa e energicamente apiloadas mecanicamente de modo a serem evitadas fendas e desníveis por recalque das camadas alteradas.

Nos serviços de corte do terreno, deverão ser executadas os escoramentos provisórios que se tornarem necessários para a segurança dos operários escoramentos provisórios que se tornarem necessários para  segurança dos operários e estabilidade dos solos vizinhos . Deverá ser previsto o desvio provisório das águas pluviais que descerem os taludes até a execução definitiva das canaletas para não acarretar problemas na execução da obra.

O simples espalhamento não deverá ser feito nas áreas destinadas a construção ou que facilitem o carregamento por águas pluviais.

Os taludes dos cortes deverão ser executados com as seguintes recomendações:

  • declividade máxima : 45 graus (1:1);
  • escoramento: quando necessário;
  • superfícies: gramadas em todos os casos e rugosa com ranhura orientadas transversalmente à linha de declive e obtidas pelo equipamento utilizado no caso de corte mecanizado.  

Os taludes dos aterros deverão ser de 2 : 3 (2 na vertical e 3 na horizontal) devendo ser imediatamente gramados (vide item: Plantio de Grama). O movimento de terra será mecanizado, somente podendo ser permitido o serviço manual se constata a impossibilidade técnica do mecanizado, a juízo da Fiscalização.

A terra advinda do corte poderá ser usada no aterro, desde que tomada as recomendações e exigências desse Memorial e restante será retirada do local da obra, ficando a cargo da Empreiteira as despesa com os transportes da execução dos serviços referidos, não cabendo qualquer responsabilidade da UNESP sobre o local escolhido, e ainda deverá ser tomado o cuidado nos termos da legislação Municipal, da limpeza das vias públicas, protegendo a carga com lona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.4 Kb)   pdf (358.8 Kb)   docx (567 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com